Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16376
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Reflexões sobre o trabalho colaborativo remoto e suas contribuições para a formação docente na área de ciências da natureza: desenvolvendo o PBL e o Jigsaw |
Título(s) alternativo(s): | Reflections on remote collaborative work and its contributions to teacher education in the area of nature sciences: developing PBL and Jigsaw |
Autor(es): | Rodrigues, Magna Coeli Soares Santos, Jéssica Pereira |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | Mesmo em um cenário de isolamento social, a formação de professores de Ciências da Natureza e suas tecnologias se faz indispensável à adequação ao novo currículo da educação básica, mobilizando habilidades específicas da área, estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este texto reúne reflexões sobre a aplicação de duas oficinas para o desenvolvimento de trabalhos em grupos colaborativos, através das metodologias PBL e Jigsaw. Estas foram realizadas remotamente durante o primeiro semestre de 2021, através da plataforma da SEDUC e patrocinadas pela FAPITEC-SE, em módulos independentes de 10 horas cada. As oficinas apresentaram também, aliadas às metodologias Jigsaw e PBL, as abordagens STEAM e ensino por investigação. O contexto metodológico e social revelou potencialidades e fragilidades do processo, acerca: do domínio das tecnologias utilizadas; do desenvolvimento das metodologias e suas aplicações; do enriquecimento de repertório interdisciplinar; da gestão do tempo de aplicação das oficinas, de colaboração entre os participantes e do nível de produção. |
Abstract: | Even in a scenario of social isolation, the training of teachers of Natural Sciences and their technologies is indispensable for adapting to the new basic education curriculum, mobilizing specific skills in the area, established in the Common National Curriculum Base (BNCC). This text brings together reflections on the application of two workshops for the development of work in collaborative groups, through the PBL and Jigsaw methodologies. These were carried out remotely during the first half of 2021, through the SEDUC platform and sponsored by FAPITEC-SE, in independent modules of 10 hours each. The workshops also presented, combined with Jigsaw and PBL methodologies, approaches and STEAM education for investigation. The methodological and social context revealed strengths and weaknesses of the process about: the domain of the technologies used; the development of methodologies and their applications; the enrichment of the interdisciplinary repertoire; the management of the application time of the workshops, collaboration between the participants and the level of production. |
Palavras-chave: | Formação docente Encontro remoto Grupos colaborativos Teacher formation Remote encounter Collaborative groups |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.40 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16376 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ReflexoesTrabalhoColaborativoRemoto.pdf | 159,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.