Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16442
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A terceira margem: narrar a vida e construir experiência de gênero e sexualidade na roça
Título(s) alternativo(s): El tercer margen: narrar la vida y construir experiencias de género y sexualidad en el campo
Autor(es): Mota, Charles
Data do documento: Set-2021
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar e compreender o conto de Guimarães Rosa A terceira margem do Rio, buscando fazer um intercruzamento entre a perspectiva que esse personagem apresenta ao habitar a terceira margem e a constituição do ser como sujeito de gênero e sexualidade. Utiliza-se como método a Pesquisa Narrativa associada à abordagem qualitativa, este se encontra ancorado nas bases da fenomenologia e hermenêutica por apresentar condições para interpretação do ser em seu contexto de vida e dos sentidos que atribuem à sua condição de existir como docente em contextos rurais. Os dispositivos de pesquisa tomados como re-colha e produção das narrativas configuraram-se em torno das Entrevistas narrativas e Etno-grafias da roça. Conclui-se que a condição de ser das pessoas está para além das dualidades e ambivalências que são instituídas em algumas discussões sobre questões de gênero e sexualidade.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo analizar y comprender el relato corto de Guimarães Rosa La tercera orilla del Río, buscando hacer una intersección entre la perspectiva que este personaje presenta al habitar la tercera orilla y la constitución del ser como sujeto de género y sexualidad. La Investigación Narrativa se utiliza como un método asociado a un enfoque cualitativo, que se ancla en las bases de la fenomenología y la hermenéutica ya que presenta condiciones para la interpretación del ser en su contexto de vida y los significados que le atribuyen a su condición de existir como un docente en contextos rurales. Los dispositivos de investigación tomados como recolección y producción de narrativas se configuraron en torno a Entrevistas Narrativas y Etnografías del campo. Se concluye que la condición de ser de las personas está más allá de las dualidades y ambivalencias que se establecen en algunas discusiones sobre temas de género y sexualidad.
Palavras-chave: Gênero e sexualidade
Pesquisa narrativa
Educação básica
Género y sexualidad
Investigación narrativa
Educación básica
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.07.12
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16442
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TerceiraMargemGeneroSexualidadeRoca.pdf165,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.