Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8862
Tipo de Documento: Artigo
Título: A memória como patrimônio ou a história como prática social? Reflexões sobre práticas de memória e ensino de história na pedagogia do Movimento Sem Terra
Título(s) alternativo(s): The memory as heritage or history as a social practice? Reflections about practices of memory and history education in pedagogy of the Landless Movement
Autor(es): Lucini, Marizete
Data do documento: Dez-2014
Resumo: O artigo discute a memória produzida na prática social como patrimônio de homens e mulheres na luta pela terra. A reflexão que propomos funda-se na fenomenologia da Memória proposta por Paul Ricoeur, evidenciando-se que a História como uma prática social desenvolvida em um Assentamento de Reforma Agrária atua na produção de uma Memória que ao ser apropriada por esse grupo constitui seu patrimônio material e imaterial.
Abstract: The paper discuss the produced memory in social practice with men and women’s heritage in the struggle for land. The reflection that we propose is based in phenomenology of memory proposed by Paul Ricoeur, evidencing the History as a social practice developed in one agrarian reform settlement that acts in production of Memory that being appropriated by this group constitute their material and immaterial heritage.
Palavras-chave: Memória
História
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)
Memory
History
The Landless Movement (Brazil)
ISSN: 1806-3993
Parte de : Revista História Hoje
Idioma: por
Instituição/Editora: Associação Nacional de História (ANPUH)
Citação: LUCINI, M. A memória como patrimônio ou a história como prática social? Reflexões sobre práticas de memória e ensino de história na pedagogia do Movimento Sem Terra. Revista História Hoje, v. 3, n. 6, p. 19-41, dez. 2014. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/136>. Acesso em: 06 set. 2018.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8862
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PedagogiaMovimentoSemTerra.pdf488,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.