Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10000
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silveira, Sebastião Nunes da | - |
dc.contributor.author | Santos, Ana Jéssica Gomes dos | - |
dc.contributor.editor | Zacchi, Vanderlei José | - |
dc.contributor.editor | Gadioli, Igor | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-03T13:25:15Z | - |
dc.date.available | 2018-12-03T13:25:15Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, S. N. da.; SANTOS, A. J. G. dos. O professor de língua inglesa frente à necessidade de práticas pedagógicas para as novas gerações: reflexões e desafios. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 182-191. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10000 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | LINC/UFS | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016 | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | por |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | por |
dc.subject | Metodologia | por |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação (TIC) | por |
dc.subject | Evolução tecnológica | por |
dc.title | O professor de língua inglesa frente à necessidade de práticas pedagógicas para as novas gerações: reflexões e desafios | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor | pt_BR |
dc.description.resumo | Estamos em um momento de estupendo avanço científico, tecnológico e informacional que nos apresenta ferramentas tecnológicas cada vez mais inovadoras, acessíveis e que permitem o acesso instantâneo à informação e ao mundo, oferecendo aos alunos uma facilidade de busca por todo tipo de conhecimento através da tecnologia colocada à sua disposição. Tal fato tem realçado a necessidade de uma reforma pedagógica que propicie procedimentos metodológicos que atuem de forma que, mediados pela tecnologia, atribuam privilégio à construção coletiva de conhecimentos onde professor e aluno são participantes ativos neste processo. Deste modo, é mister salientar que o papel deste docente é de orientar o processo de aprendizagem em suas práticas para que haja uma aprendizagem colaborativa tornando-se possível a apropriação de conhecimento por parte do aluno, de modo que este aprendizado ocorra desde o social ao individual. Neste sentido, a investigação em pauta apresenta a seguinte questão norteadora: Qual o papel do professor de Língua Inglesa frente à necessidade de inovações pedagógico-metodológicas requeridas pelo avanço tecnológico e o que pertence a este educador e não à tecnologia? Fazendo referência à questão abordada nesta pesquisa, tem-se o objetivo de analisar o uso das TICs dentro da sala de aula de Língua Inglesa com objetivos pedagógicos. Com uma abordagem de natureza qualitativa, o estudo foi desenvolvido através da aplicação de pesquisas com uma turma de 9° ano de escola da rede privada de Arapiraca-AL. No referencial teórico deste trabalho foram utilizadas referências das obras de Bolognini (2007); Berguer (2005); Rajagopalan (2001); Lennenberg (1967) dentre outros. Os resultados e discussões apontam para a necessidade de preparação por parte dos docentes de Língua Inglesa para lidar com os educandos de uma geração mais atualizada e informada, e, põe em cheque a necessidade de busca por métodos também inovadores e práticas pedagógicas que acompanhem o processo de evolução tecnológica do período pós-moderno no qual vivemos. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProfessorLinguaInglesa.pdf | 80,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.