Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10008
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | O status de língua do mundo e o ensino da língua inglesa: a autonomia do aluno no centro do processo de ensino- aprendizagem |
Autor(es): | Matos, Julia Vasconcelos Gonçalves |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | O enquadramento do inglês como língua global alterou a forma com que a língua e os seus falantes são compreendidos e visualizados. Em decorrência direta dessas alterações, a forma como a língua inglesa é ensinada, seja como primeira língua ou segunda língua, também precisa sofrer modificações e adaptações. Aqueles que dominam a língua inglesa precisam estar aptos para, entre outras coisas, compreender as diferentes situações e contextos nos quais possam ser inseridos; escolher como a língua deverá ser utilizada em cada uma dessas situações; identificar quais as decisões que precisará tomar para facilitar ou viabilizar a comunicação com o interlocutor de outra comunidade; utilizar-se de diferentes recursos e ferramentas para comunicar-se; entre outras questões. Desse modo, os alunos de língua inglesa precisam não apenas saber o conteúdo linguístico necessário para a comunicação, mas devem ser preparados para enfrentar o mundo globalizado. Isso implica conceber que o educando tem que, cada vez mais, assumir a responsabilidade pelo seu aprendizado, atuando com uma postura ativa a ser expandida também para o seu contexto social, ou seja, o ensino de língua inglesa precisa ter como um de seus pilares o desenvolvimento da autonomia do educando. |
Palavras-chave: | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Autonomia do aluno |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016 |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | LINC/UFS |
Citação: | MATOS, J. V. G. O status de língua do mundo e o ensino da língua inglesa: a autonomia do aluno no centro do processo de ensino- aprendizagem. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 103-116. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10008 |
Aparece nas coleções: | III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
StatusLinguaMundo.pdf | 160 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.