Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10030
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Valdemir Melo de | - |
dc.contributor.editor | Zacchi, Vanderlei José | - |
dc.contributor.editor | Morato, Rosinadja Batista dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T20:15:46Z | - |
dc.date.available | 2018-12-05T20:15:46Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, V. M. de. Gênero Vlog: uma proposta de didatização. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 517-527. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10030 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 | pt_BR |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Gêneros virtuais | por |
dc.subject | Multimodalidade | por |
dc.subject | Vlog | por |
dc.title | Gênero Vlog: uma proposta de didatização | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa visa a uma proposta de trabalho com a didatização do gênero virtual multimodal vlog. O objetivo é analisar se a utilização desse gênero por meio de suas potencialidades pode contribuir com o desenvolvimento da competência linguística dos alunos relacionada à produção textual oral e escrita e a capacidade de análise de elementos visuais, dado o caráter multimodal dos vlogs, bem como capacitá-los a manipular estes elementos na criação de um canal no YouTube. A relevância da pesquisa deve-se à importância do trabalho com os gêneros emergentes ligados às práticas sociais dos alunos e a escassez de atividades com esse tipo de gênero em sala de aula. Tendo o foco em questões que tratam de elementos multimodais, oralidade e escrita, foi dada ênfase às reflexões sobre o ensino e o uso de tecnologias. Com base nas contribuições teóricas de Marcuschi (2001), Bakhtin ([1979] 2003), Schneuwly e Dolz (2004), Koch (2006) entre outros, ressalta-se as reflexões sobre a oralidade, o uso de tecnologias e as considerações propostas nos PCN sobre o tema. Os procedimentos metodológicos foram de caráter quantitativo e qualitativo de investigação, seguindo o esquema da sequência didática. Os resultados preliminares mostraram que, com o uso de gêneros que fazem parte da prática social dos alunos, o ensino efetivo da oralidade e escrita no ambiente escolar para um ensino de língua torna-se mais eficaz. Isso é fundamental para o exercício da cidadania. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GeneroVlogDidatizacao.pdf | 210,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.