Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10030
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSouza, Valdemir Melo de-
dc.contributor.editorZacchi, Vanderlei José-
dc.contributor.editorMorato, Rosinadja Batista dos Santos-
dc.date.accessioned2018-12-05T20:15:46Z-
dc.date.available2018-12-05T20:15:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, V. M. de. Gênero Vlog: uma proposta de didatização. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 517-527.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10030-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018pt_BR
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectGêneros virtuaispor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectVlogpor
dc.titleGênero Vlog: uma proposta de didatizaçãopt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa visa a uma proposta de trabalho com a didatização do gênero virtual multimodal vlog. O objetivo é analisar se a utilização desse gênero por meio de suas potencialidades pode contribuir com o desenvolvimento da competência linguística dos alunos relacionada à produção textual oral e escrita e a capacidade de análise de elementos visuais, dado o caráter multimodal dos vlogs, bem como capacitá-los a manipular estes elementos na criação de um canal no YouTube. A relevância da pesquisa deve-se à importância do trabalho com os gêneros emergentes ligados às práticas sociais dos alunos e a escassez de atividades com esse tipo de gênero em sala de aula. Tendo o foco em questões que tratam de elementos multimodais, oralidade e escrita, foi dada ênfase às reflexões sobre o ensino e o uso de tecnologias. Com base nas contribuições teóricas de Marcuschi (2001), Bakhtin ([1979] 2003), Schneuwly e Dolz (2004), Koch (2006) entre outros, ressalta-se as reflexões sobre a oralidade, o uso de tecnologias e as considerações propostas nos PCN sobre o tema. Os procedimentos metodológicos foram de caráter quantitativo e qualitativo de investigação, seguindo o esquema da sequência didática. Os resultados preliminares mostraram que, com o uso de gêneros que fazem parte da prática social dos alunos, o ensino efetivo da oralidade e escrita no ambiente escolar para um ensino de língua torna-se mais eficaz. Isso é fundamental para o exercício da cidadania.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GeneroVlogDidatizacao.pdf210,84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.