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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10031
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Laeiguea Bezerra de | - |
dc.contributor.editor | Zacchi, Vanderlei José | - |
dc.contributor.editor | Morato, Rosinadja Batista dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T20:19:11Z | - |
dc.date.available | 2018-12-05T20:19:11Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, L. B. de. PNLD/2018 e o livro didático de língua portuguesa: uma análise. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 503-516. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10031 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Tipologia argumentativa | por |
dc.subject | Gênero dissertativo-argumentativo | por |
dc.title | PNLD/2018 e o livro didático de língua portuguesa: uma análise | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo traz a contribuição e extensão da pesquisa iniciada na dissertação de mestrado "O trabalho com textos argumentativos e o SAEPE: da avaliação externa à reflexão sobre as práticas escolares", na qual foram detectadas as dificuldades dos professores em trabalhar com essa tipologia na sala de aula, o que resultava em níveis baixos de proficiência na avaliação externa e nas aprendizagens. Para contribuir com a metodologia, delimitei como objeto de estudo o gênero dissertativo-argumentativo, uma vez que é mais exigido nos processos seletivos que envolvem o mundo do trabalho e ensino superior. Nesse sentido trago, aqui, a caracterização da tipologia argumentativa com Koch e Fávero (1987) para, em seguida, discutir as especificidades do gênero proposto através de Garcia (1981), Fiorin (2015) e Koch (2016). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise documental a partir da teoria estudada, que visa a apresentar as contribuições e lacunas do livro didático do 3º. ano do Ensino Médio de Língua Portuguesa (PNLD/2018) escolhido em primeiro lugar na EREM Professora Ione de Góes Barros, de Afogados da Ingazeira – PE. Na análise do livro, constatou-se que há omissões no trato com o gênero textual que é proposto como redação no Exame Nacional do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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