Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10034
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSodré, Fernando da Conceição-
dc.contributor.editorZacchi, Vanderlei José-
dc.contributor.editorMorato, Rosinadja Batista dos Santos-
dc.date.accessioned2018-12-05T20:30:32Z-
dc.date.available2018-12-05T20:30:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSODRÉ, F. da C. Produção de material didático intercultural para o ensino/aprendizagem de língua inglesa: desafios e possibilidades. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 461-470.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10034-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018pt_BR
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectEnsino de língua inglesapor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectPré-serviçopor
dc.titleProdução de material didático intercultural para o ensino/aprendizagem de língua inglesa: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoA produção de material didático para o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI) a partir da perspectiva intercultural é mais uma das possibilidades e demandas da contemporaneidade em um cenário da pedagogia de línguas cada vez mais globalizado. Nesse sentido, esta comunicação traz algumas das produções de material didático intercultural desenvolvido no curso de extensão na Universidade do Estado da Bahia em 2017. Inicialmente, fomentamos reflexões sobre os vários entendimentos sobre cultura e sobre interculturalidade e refletimos sobre a confecção de material didático à luz do dialogicismo cultural. Em seguida buscamos provocar um posicionamento crítico sobre material didático autêntico, assim como promover uma reflexão sobre as possíveis implicações dessa prática para a formação do professor de língua inglesa. Este trabalho tem como fundamentação teórica o conceito de cultura (GEERTZ, 1989; MENDES, 2004) e interculturalidade (ESTERMAN, 2010; MENDES, 2007, FLEURI, 2000) e concepções sobre material didático (TOMLINSON, 2011; BANDEIRAS, 2009). Os resultados desta investigação revelam-se benéficos na medida em que representam o reconhecimento dos professores em pré-serviço da relevância de uma reflexão sobre a produção de material didático para as aulas de língua inglesa tendo como ponto de partida a perspectiva intercultural.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ProducaoMaterialDidIntercultural.pdf1,82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.