Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10034Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Sodré, Fernando da Conceição | - |
| dc.contributor.editor | Zacchi, Vanderlei José | - |
| dc.contributor.editor | Morato, Rosinadja Batista dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2018-12-05T20:30:32Z | - |
| dc.date.available | 2018-12-05T20:30:32Z | - |
| dc.date.issued | 2018 | - |
| dc.identifier.citation | SODRÉ, F. da C. Produção de material didático intercultural para o ensino/aprendizagem de língua inglesa: desafios e possibilidades. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 461-470. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
| dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10034 | - |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 | pt_BR |
| dc.subject | Língua inglesa | por |
| dc.subject | Ensino de língua inglesa | por |
| dc.subject | Interculturalidade | por |
| dc.subject | Material didático | por |
| dc.subject | Professores | por |
| dc.subject | Pré-serviço | por |
| dc.title | Produção de material didático intercultural para o ensino/aprendizagem de língua inglesa: desafios e possibilidades | pt_BR |
| dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
| dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | pt_BR |
| dc.description.resumo | A produção de material didático para o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI) a partir da perspectiva intercultural é mais uma das possibilidades e demandas da contemporaneidade em um cenário da pedagogia de línguas cada vez mais globalizado. Nesse sentido, esta comunicação traz algumas das produções de material didático intercultural desenvolvido no curso de extensão na Universidade do Estado da Bahia em 2017. Inicialmente, fomentamos reflexões sobre os vários entendimentos sobre cultura e sobre interculturalidade e refletimos sobre a confecção de material didático à luz do dialogicismo cultural. Em seguida buscamos provocar um posicionamento crítico sobre material didático autêntico, assim como promover uma reflexão sobre as possíveis implicações dessa prática para a formação do professor de língua inglesa. Este trabalho tem como fundamentação teórica o conceito de cultura (GEERTZ, 1989; MENDES, 2004) e interculturalidade (ESTERMAN, 2010; MENDES, 2007, FLEURI, 2000) e concepções sobre material didático (TOMLINSON, 2011; BANDEIRAS, 2009). Os resultados desta investigação revelam-se benéficos na medida em que representam o reconhecimento dos professores em pré-serviço da relevância de uma reflexão sobre a produção de material didático para as aulas de língua inglesa tendo como ponto de partida a perspectiva intercultural. | pt_BR |
| dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
| dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ProducaoMaterialDidIntercultural.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
