Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSmith, James Rocha-
dc.contributor.editorZacchi, Vanderlei José-
dc.contributor.editorMorato, Rosinadja Batista dos Santos-
dc.date.accessioned2018-12-05T20:34:34Z-
dc.date.available2018-12-05T20:34:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSMITH, J. R. How do you speak portuguese? Uma análise cultural dos estudos de português como língua estrangeira para anglofalantes. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 450-460.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10035-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018pt_BR
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectEnsino de língua inglesapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectCompetência culturalpor
dc.subjectPortuguês como língua estrangeira (PLE)por
dc.titleHow do you speak portuguese? Uma análise cultural dos estudos de português como língua estrangeira para anglofalantespt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Isabel Cristina Michelan-
dc.description.resumoO presente trabalho discute as percepções elaboradas por falantes nativos do inglês acerca da cultura brasileira a partir dos trabalhos realizados em uma classe direcionada ao ensino de português. Ancorados no conceito de cultura e interculturalidade, provindo de pesquisadores como Stuart Hall (1992) e Claire Kramsch (1996), pretendemos investigar como a cultura, tomada como uma construção híbrida de identidades e vivências, é mobilizada por professores e estudantes durante as aulas de ensino e aprendizagem do português brasileiro. Trata-se de um estudo bibliográfico e exploratório que visa a investigar a construção de conhecimentos, valores e percepções e que tem um corpus constituído por relatos de alunos de um curso de português em Chicago (EUA) obtidos através de questionários. De igual forma, pretende corroborar estudos que se preocupam com os caminhos que a língua portuguesa percorre em um país anglofalante, já que o número de trabalhos envolvendo o inglês como língua estrangeira é notável. Os resultados obtidos indicam que no aprendizado de português em diferentes situações comunicativas, especialmente em ambientes educacionais, ocorrem choques culturais que seguem caminhos ligantes de identificações não coincidentes. Esses resultados preliminares alertam os educadores sobre a importância do desenvolvimento da competência cultural quando se tem como meta o ensino de PLE.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseCulturalPLE.pdf200,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.