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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Marta Simone Nunes-
dc.contributor.authorAraujo, Andréia Silva-
dc.contributor.editorZacchi, Vanderlei José-
dc.contributor.editorMorato, Rosinadja Batista dos Santos-
dc.date.accessioned2018-12-05T20:49:49Z-
dc.date.available2018-12-05T20:49:49Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, M. S. N.; ARAUJO, A. S. Leitura no livro didático: uma análise das atividades de compreensão/interpretação textual. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 411-426.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10038-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.titleLeitura no livro didático: uma análise das atividades de compreensão/interpretação textualpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho, investigamos a prática de leitura presente em dois livros didáticos de língua portuguesa (LDP) do ensino fundamental – um do 6º. e outro do 9º. ano – da coleção Português linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (2012), adotados na rede pública do município de Nossa Senhora da Glória, SE. Para tanto, averiguamos as propostas de atividades de leitura nos LDPs, à luz dos estudos de Martins (2006) e Marcuschi (2009), através do controle dos tipos de perguntas (principal fator para verificar como a prática de leitura é proposta nos LDPs). A partir da análise realizada, foi possível constatar que os exercícios de compreensão/interpretação textual apresentam mudanças significativas, pois nestes destacam-se as perguntas globais, que levam em consideração o texto como um todo, exigindo processos inferenciais complexos, e as perguntas objetivas, que fazem indagações sobre conteúdos objetivamente inscritos no texto. Dessa forma, as mudanças relacionadas às práticas leitoras vêm ocorrendo nos LDPs, mesmo que lentamente e de forma não tão expressiva.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

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