Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10038
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Marta Simone Nunes | - |
dc.contributor.author | Araujo, Andréia Silva | - |
dc.contributor.editor | Zacchi, Vanderlei José | - |
dc.contributor.editor | Morato, Rosinadja Batista dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T20:49:49Z | - |
dc.date.available | 2018-12-05T20:49:49Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, M. S. N.; ARAUJO, A. S. Leitura no livro didático: uma análise das atividades de compreensão/interpretação textual. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 411-426. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10038 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.title | Leitura no livro didático: uma análise das atividades de compreensão/interpretação textual | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | pt_BR |
dc.description.resumo | No presente trabalho, investigamos a prática de leitura presente em dois livros didáticos de língua portuguesa (LDP) do ensino fundamental – um do 6º. e outro do 9º. ano – da coleção Português linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (2012), adotados na rede pública do município de Nossa Senhora da Glória, SE. Para tanto, averiguamos as propostas de atividades de leitura nos LDPs, à luz dos estudos de Martins (2006) e Marcuschi (2009), através do controle dos tipos de perguntas (principal fator para verificar como a prática de leitura é proposta nos LDPs). A partir da análise realizada, foi possível constatar que os exercícios de compreensão/interpretação textual apresentam mudanças significativas, pois nestes destacam-se as perguntas globais, que levam em consideração o texto como um todo, exigindo processos inferenciais complexos, e as perguntas objetivas, que fazem indagações sobre conteúdos objetivamente inscritos no texto. Dessa forma, as mudanças relacionadas às práticas leitoras vêm ocorrendo nos LDPs, mesmo que lentamente e de forma não tão expressiva. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LeituraLivroDidatico.pdf | 228,97 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.