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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Janis Joplin Silva-
dc.contributor.authorAzevedo, Isabel Cristina Michelan de-
dc.contributor.editorZacchi, Vanderlei José-
dc.contributor.editorMorato, Rosinadja Batista dos Santos-
dc.date.accessioned2018-12-05T22:05:35Z-
dc.date.available2018-12-05T22:05:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPEREIRA, J. J. S.; AZEVEDO, I. C. M. de. Ensino de língua materna e estrangeira: a argumentação em foco. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 284-298.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10049-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018pt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapor
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectLíngua maternapor
dc.titleEnsino de língua materna e estrangeira: a argumentação em focopt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar práticas pedagógicas com o intuito de observar duas formas de trabalhar a argumentação em sala de aula: como processo ou como meio para a aprendizagem de conteúdos de outras disciplinas. Para isso, optamos por trabalhar com uma metodologia documental com base em uma dissertação, realizada em Sergipe, e com um artigo decorrente de uma experiência paulista. O primeiro documento discute os impactos de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento das capacidades argumentativas dos estudantes; o segundo investiga de que forma, e em que medida a argumentação pode favorecer o ensino de uma língua estrangeira. As análises reunidas neste estudo apontam que os professores possuem variadas concepções de linguagem e argumentação que guiam as ações em classe e também que são diversas as correntes identificadas por meio do exame das propostas didáticas. Além disso, os estudos em curso na iniciação científica em Letras, na UFS, indicam a necessidade de diversificação das pesquisas para outros espaços pedagógicos a fim de que possamos selecionar alternativas favoráveis à ampliação das capacidades argumentativas de estudantes, bem como a aprendizagem de uma nova língua.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

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