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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mesquita, Rayssa | - |
dc.contributor.editor | Zacchi, Vanderlei José | - |
dc.contributor.editor | Morato, Rosinadja Batista dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T22:39:31Z | - |
dc.date.available | 2018-12-05T22:39:31Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MESQUITA, R. O bilinguismo e a interculturalidade: (entre) olhares conceituais de duas mundividências. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 182-193. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10057 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira | por |
dc.subject | Bilinguismo | por |
dc.subject | Metodologia | por |
dc.subject | Interculturalidade | por |
dc.title | O bilinguismo e a interculturalidade: (entre) olhares conceituais de duas mundividências | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho, situado na seara da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2013), tem como temática o bilinguismo, que é um fenômeno mundial (BUCHWEITZ, 2013). O bilinguismo é mais do que duas línguas coexistindo; são "duas línguas diferentes, duas mundividências” (UENO, 2011). Neste contexto, cada dia mais famílias, escolas e comunidades bilíngues surgem, e este cenário propõe uma nova abordagem para a sociedade, exigindo da comunidade científica o desenvolvimento de mais estudos no campo – tendo em vista que, apesar de fortemente presente em nossa sociedade, estudos acerca do bilinguismo ainda são escassos. Flory e Souza (2009) argumentam que, sendo o bilinguismo um fenômeno complexo e multifacetado, sua construção conceitual envolve vários fatores que o fazem profundamente heterogêneo. Refletindo a multidimensionalidade do bilinguismo, os pesquisadores têm proposto diferentes classificações. O presente trabalho visa apresentar os principais conceitos trazidos pela literatura e as implicações que subjazem às definições, em termos de metodologia bilíngue. Nos alinhamos a Mendes (2008) na compreensão de que a realidade multicultural de uma sala de aula bilíngue convoca o educador a basear sua prática pedagógica no que ela chama de “princípios norteadores da educação intercultural”. Para tal fim, basearemos os estudos no campo do bilinguismo de Buchweitz (2013), Ueno (2011), Mendes (2008), Butler e Hakuta (2004), Bialystok (2001), Grosjean (1999). | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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