Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10057
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMesquita, Rayssa-
dc.contributor.editorZacchi, Vanderlei José-
dc.contributor.editorMorato, Rosinadja Batista dos Santos-
dc.date.accessioned2018-12-05T22:39:31Z-
dc.date.available2018-12-05T22:39:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMESQUITA, R. O bilinguismo e a interculturalidade: (entre) olhares conceituais de duas mundividências. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 182-193.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10057-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018pt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapor
dc.subjectBilinguismopor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.titleO bilinguismo e a interculturalidade: (entre) olhares conceituais de duas mundividênciaspt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, situado na seara da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2013), tem como temática o bilinguismo, que é um fenômeno mundial (BUCHWEITZ, 2013). O bilinguismo é mais do que duas línguas coexistindo; são "duas línguas diferentes, duas mundividências” (UENO, 2011). Neste contexto, cada dia mais famílias, escolas e comunidades bilíngues surgem, e este cenário propõe uma nova abordagem para a sociedade, exigindo da comunidade científica o desenvolvimento de mais estudos no campo – tendo em vista que, apesar de fortemente presente em nossa sociedade, estudos acerca do bilinguismo ainda são escassos. Flory e Souza (2009) argumentam que, sendo o bilinguismo um fenômeno complexo e multifacetado, sua construção conceitual envolve vários fatores que o fazem profundamente heterogêneo. Refletindo a multidimensionalidade do bilinguismo, os pesquisadores têm proposto diferentes classificações. O presente trabalho visa apresentar os principais conceitos trazidos pela literatura e as implicações que subjazem às definições, em termos de metodologia bilíngue. Nos alinhamos a Mendes (2008) na compreensão de que a realidade multicultural de uma sala de aula bilíngue convoca o educador a basear sua prática pedagógica no que ela chama de “princípios norteadores da educação intercultural”. Para tal fim, basearemos os estudos no campo do bilinguismo de Buchweitz (2013), Ueno (2011), Mendes (2008), Butler e Hakuta (2004), Bialystok (2001), Grosjean (1999).pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BilinguismoInterculturalidade.pdf288,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.