Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10067
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Soraya Souza de | - |
dc.contributor.editor | Zacchi, Vanderlei José | - |
dc.contributor.editor | Morato, Rosinadja Batista dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T23:14:29Z | - |
dc.date.available | 2018-12-05T23:14:29Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, S. S. de. O cordel como proposta didática para a leitura e produção literária em sala de aula. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 62-68. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10067 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 | pt_BR |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Cordel | por |
dc.title | O cordel como proposta didática para a leitura e produção literária em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente comunicação tem por objetivo apresentar os resultados obtidos na realização da oficina “O cordel como proposta didática para a leitura e produção literária em sala de aula”, desenvolvida em turmas do 2º. e 3º. ano da Educação Básica em uma unidade letiva da Rede Estadual da Bahia. A supracitada oficina calcou-se metodologicamente na Sequência Didática Interativa proposta por Maria Marly de Oliveira (2013); teoricamente, fundamentou-se na teoria do poema abordada por Moisés (2012), Antônio Cândido (2006), na abordagem do gênero poema de cordel proposta por Ana Cristina Marinho e Hélder Pinheiro (2012) e de Alberto Roiphe (2013). A proposição da oficina de leitura e produção de poemas de cordel teve por escopo desenvolver a leitura e a escrita literária contribuindo para a construção do conhecimento através da interação do sujeito (aluno + professor) com o objeto (saber construído, o conhecimento) através do planejamento de situações significativas de leitura e escrita, percebendo as especificidades da linguagem poética e, consequentemente, valorizando o ensino de literatura e cultura. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CordelPropostaDidatica.pdf | 176,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.