Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10069Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Bernardo, Aline Cajé | - |
| dc.contributor.editor | Zacchi, Vanderlei José | - |
| dc.contributor.editor | Morato, Rosinadja Batista dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2018-12-05T23:19:54Z | - |
| dc.date.available | 2018-12-05T23:19:54Z | - |
| dc.date.issued | 2018 | - |
| dc.identifier.citation | BERNARDO, A. C. O inglês como disciplina escolar: dos discursos oficiais à prática. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 39-50. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
| dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10069 | - |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 | pt_BR |
| dc.subject | Língua inglesa | por |
| dc.subject | Ensino de língua inglesa | por |
| dc.subject | Ensino | por |
| dc.subject | Disciplina escolar | por |
| dc.subject | Orientações curriculares | por |
| dc.title | O inglês como disciplina escolar: dos discursos oficiais à prática | pt_BR |
| dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
| dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | pt_BR |
| dc.description.resumo | Na contemporaneidade, o inglês é o idioma mais ensinado nas escolas em todo o mundo. Recentemente, no Brasil, ele se tornou a língua estrangeira obrigatória tanto no Ensino Fundamental II quanto no Ensino Médio. A despeito da posição alcançada por este idioma na legislação, seu ensino tem passado por restrições nas escolas brasileiras. Este artigo, fruto de reflexões de uma pesquisa de doutorado em andamento, busca analisar especificidades dessa disciplina enquanto objeto de ensino, com base em Charlot (2000), Freeman (2016) e Revuz (1998). Busca analisar também as contradições existentes entre os objetivos delineados para este componente nas orientações curriculares nacionais e locais (BRASIL, 1998; 2006; 2017; ARACAJU, 2008), a prática de seu ensino nas escolas, e o seu papel no Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM. Para tanto, além da literatura específica da área do ensino de línguas, são considerados dados estatísticos do ENEM do período de 2000 a 2014, e alguns depoimentos de professores da rede pública de ensino. | pt_BR |
| dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
| dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| InglesDisciplinaEscolar.pdf | 200,74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
