Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10092
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título: VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 6 - Ensino superior no Brasil
Título(s) alternativo(s): • Adailton Conceição de Souza - Orientação acadêmica e profissional no bacharelado interdisciplinar em saúde da UFBA
• Aldelice Nascimento Silva - Universidade pública brasileira: função social e democratização do acesso
• Ana Cleide Santos de Souza - Metodologias participativas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB): uma nova abordagem de fortalecimento de espaços públicos
• Ana Cleide Santos de Souza - A captação de recursos nas universidades públicas: um olhar sobre a Universidade do Estado Da Bahia (UNEB)
• Ana Flávia Alves de Oliveira - Apontamentos históricos acerca do curso de serviço social: um olhar sobre a influência da igreja em seu processo de firmamento
• Ana Lícia de Santana Stopilha - Educação superior e desenvolvimento humano mediados pela praxis: uma experiência na Universidade do Estado da Bahia
• Andréa Carla Pereira dos Santos Almeida - A expansão contemporânea dos cursos de graduação em serviço social na região nordeste do Brasil
• Antonio Miranda Galleão - Compreensões para a aula universitária
• Camilla Natália Oliveira Santos – A prática do novo currículo do curso de ciências biológicas licenciatura da Universidade Federal de Sergipe: uma reflexão a partir do olhar discente
• Cláudia Regina Muniz Barreto - Internacionalização do ensino superior no Brasil: a Universidade Federal da Bahia em questão
• Cláudia Regina Muniz Barreto - A universidade na Europa, EUA e Brasil: da origem aos dias atuais e suas principais reformas
• Clésia Maria Hora Santana - A formação do professor universitário
• Djalma Andrade - Educação a distância e evasão: em busca de alternativas para facilitar a adaptação dos alunos à modalidade
• Egeslaine de Nez - Levantamento do perfil dos pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT): quem são e como se organizam
• Elber Ricardo Alves dos Santos - Ensino superior no Brasil: fins, valores e funções para a educação do futuro e a construção de uma nova sociedade*
• Elisabete Santos - Cadernos ou livros de história? proposta de estudo sobre o material didático dos cursos a distância da UFS
• Evelyn Monari Belo - O desafio da formação docente: o ensino superior no Brasil como sinônimo de transformação da educação
• Fernanda Esser Stolarczki - Um estudo de caso das práticas extensionistas na Universidade do Estado de Mato Grosso (campus de Colider)
• Gicelia Barreto Nascimento - Inclusão de alunos surdos no ensino superior: diálogo interdisciplinar
• Gisele Lemos Shaw - Percepções de licenciandos em ciências da natureza acerca dos temas transversais no ensino
• Gustavo dos Santos - A implantação da Academia de Direito de São Paulo e as heranças coimbrã
• Idalina Souza Mascarenhas Borghi - O diálogo entre os saberes acadêmicos e outros saberes: um desafio para educadores e estudantes das classes populares na educação superior
• Jackeline Kruschewsky Duarte Raphael - Os discursos de Lacan e os laços sociais no contexto do ensino superior: a relação professor-aluno
• Jackeline Kruschewsky Duarte Raphael - A importância da clínica escola na formação do psicólogo: um encontro com a psicanálise
• Jader Campos dos Santos - Educação a distância: reflexões sobre o perfil e a atuação do tutor presencial no consórcio CEDERJ
• Janete dos Santos - Acesso a educação superior na UFRB: análise dos estudantes inscritos no vestibular e no ENEM/SISU
• Jobeane França de Souza - Docência universitária: concepções dos professores do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe acerca da sua profissão
• Jose Vieira da Cruz - A sociedade e o movimento em defesa de uma universidade em Sergipe, 1958-1961
• Juliana Santos Fontes - Uma análise sobre avaliação educacional do curso de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe
• Kelly da Silva - A importância das práticas de ensino na comunidade para a formação do profissional na área da saúde
• Kelly da Silva - Comparação entre o ensino tradicional e o problematizador na formação em fonoaudiologia
• Kelly da Silva - Aprendizagem baseada em problemas: da construção de um módulo de aprendizagem à elaboração de uma situação-problema
• Lavoisier Almeida dos Santos - O ensino superior e lógica do capital: uma análise teórico-crítica da democratização da universidade brasileira
• Lúcia de Mendonça Ribeiro - Saberes e metodologias para a educação infantil: o curso de pedagogia em questão
• Márcia Regina Santos da Silva - A política pública de expansão do ensino superior: um estudo sobre o reuni na UFRB
• Maria Gabriela Parenti Bicalho - A afiliação ao ensino superior como elemento do currículo do curso de medicina da UFJF (campus avançado Governador Valadares)
• Maria Lúcia Machado Aranha - Educação tutorial na formação profissional em nível de graduação: apontamentos sobre o programa de educação tutorial
• Maryluze Souza Santos Siqueira - Uma reflexão sobre o processo avaliativo no ensino superior a distância à luz do curso de história da Universidade Tiradentes
• Monike Barbosa Andrade – O processo da transdiciplinaridade e a educação a distância no ensino superior: contribuições, perspectivas e desafios
• Nelmires Ferreira da Silva - Extensão acadêmica e formação profissional quando o serviço social extrapola sala de aula
• Priscila Dantas Fernandes - Inclusão no ensino superior e o ensino das disciplinas do centro de ciências exatas e tecnologia: o caso da Universidade Federal de Sergipe
• Renata Souza Freitas Dantas Barreto - A formação docente no ensino superior a necessidade de uma educação para um novo ser humano
• Sandra de Lourdes Gonçalves - As políticas educacionais e o papel do gestor no curso de bacharelado de administração
• Talita Santos Menezes - A produção de texto na universidade: mais leitura, melhores resultados
• Tania Maria de Melo Moura - Os caminhos estilhaçados da trajetória acadêmica de docentes universitários
Data do documento: Set-2014
Palavras-chave: Educação
Ensino superior
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 8., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2014. Disponível em: <http://educonse.com.br/viiicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 2 out. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10092
Aparece nas coleções:Anais 2014 - VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.pdfOrientação acadêmica e profissional no bacharelado interdisciplinar em saúde da UFBA294,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2.pdfUniversidade pública brasileira: função social e democratização do acesso308,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
3.pdfMetodologias participativas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB): uma nova abordagem de fortalecimento de espaços públicos263,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
4.pdfA captação de recursos nas universidades públicas: um olhar sobre a Universidade do Estado Da Bahia (UNEB)239,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
5.pdfApontamentos históricos acerca do curso de serviço social: um olhar sobre a influência da igreja em seu processo de firmamento250,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
6.pdfEducação superior e desenvolvimento humano mediados pela praxis: uma experiência na Universidade do Estado da Bahia299,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
7.pdfA expansão contemporânea dos cursos de graduação em serviço social na região nordeste do Brasil293,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
8.pdfCompreensões para a aula universitária310,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
9.pdfA prática do novo currículo do curso de ciências biológicas licenciatura da Universidade Federal de Sergipe: uma reflexão a partir do olhar discente250,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
10.pdfInternacionalização do ensino superior no Brasil: a Universidade Federal da Bahia em questão295,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
11.pdfA universidade na Europa, Eua e Brasil: da origem aos dias atuais e suas principais reformas308,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
12.pdfA formação do professor universitário214,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
13.pdfEducação a distância e evasão: em busca de alternativas para facilitar a adaptação dos alunos à modalidade331,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
14.pdfLevantamento do perfil dos pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT): quem são e como se organizam386,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
15.pdfEnsino superior no Brasil: fins, valores e funções para a educação do futuro e a construção de uma nova sociedade*263,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
16.pdfCadernos ou livros de história? proposta de estudo sobre o material didático dos cursos a distância da UFS261,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
17.pdfO desafio da formação docente: o ensino superior no Brasil como sinônimo de transformação da educação259,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
18.pdfUm estudo de caso das práticas extensionistas na Universidade do Estado de Mato Grosso (campus de Colider)380,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
19.pdfInclusão de alunos surdos no ensino superior: diálogo interdisciplinar236,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
20.pdfPercepções de licenciandos em ciências da natureza acerca dos temas transversais no ensino338,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
21.pdfA implantação da Academia de Direito de São Paulo e as heranças coimbrã257,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
22.pdfO diálogo entre os saberes acadêmicos e outros saberes: um desafio para educadores e estudantes das classes populares na educação superior251,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
23.pdfOs discursos de Lacan e os laços sociais no contexto do ensino superior: a relação professor-aluno268,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
24.pdfA importância da clínica escola na formação do psicólogo: um encontro com a psicanálise260,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
25.pdfEducação a distância: reflexões sobre o perfil e a atuação do tutor presencial no consórcio CEDERJ324,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
26.pdfAcesso a educação superior na UFRB: análise dos estudantes inscritos no vestibular e no ENEM/SISU295,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
27.pdfDocência universitária: concepções dos professores do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe acerca da sua profissão286,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
28.pdfA sociedade e o movimento em defesa de uma universidade em Sergipe, 1958-1961252,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
29.pdfUma análise sobre avaliação educacional do curso de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe251,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
30.pdfA importância das práticas de ensino na comunidade para a formação do profissional na área da saúde227,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
31.pdfComparação entre o ensino tradicional e o problematizador na formação em fonoaudiologia283,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
32.pdfAprendizagem baseada em problemas: da construção de um módulo de aprendizagem à elaboração de uma situação-problema285,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
33.pdfO ensino superior e lógica do capital: uma análise teórico-crítica da democratização da universidade brasileira308,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
34.pdfSaberes e metodologias para a educação infantil: o curso de pedagogia em questão322,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
35.pdfA política pública de expansão do ensino superior: um estudo sobre o reuni na UFRB341,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
36.pdfA afiliação ao ensino superior como elemento do currículo do curso de medicina da UFJF (campus avançado Governador Valadares)239,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
37.pdfEducação tutorial na formação profissional em nível de graduação: apontamentos sobre o programa de educação tutorial260,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
38.pdfUma reflexão sobre o processo avaliativo no ensino superior a distância à luz do curso de história da Universidade Tiradentes396,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
39.pdfO processo da transdiciplinaridade e a educação a distância no ensino superior: contribuições, perspectivas e desafios221,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
40.pdfExtensão acadêmica e formação profissional quando o serviço social extrapola sala de aula252,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
41.pdfInclusão no ensino superior e o ensino das disciplinas do centro de ciências exatas e tecnologia: o caso da Universidade Federal de Sergipe351,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
42.pdfA formação docente no ensino superior a necessidade de uma educação para um novo ser humano233,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
43.pdfAs políticas educacionais e o papel do gestor no curso de bacharelado de administração287,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
44.pdfA produção de texto na universidade: mais leitura, melhores resultados316,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
45.pdfOs caminhos estilhaçados da trajetória acadêmica de docentes universitários231,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.