Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10094
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 4 - Educação e inclusão
Other Titles: • Adriana da Paixão Santos - A metodologia Webquest e a inclusão digital de deficientes visuais nas aulas de matemática
• Alanne de Jesus Cruz - Formação do professor de matemática para ensinar alunos surdos
• Aline Pereira da Silva Matos - Formação de professores para inclusão no ensino superior: uma condição necessária para acessibilidade curricular
• Aline Pereira da Silva Matos - Inclusão na educação superior: o que é necessário para além da democratização do acesso
• Andresso Marques Torres - “Sou dislexo, não sou burro”: uma abordagem da dislexia a partir do filme como estrelas na terra, toda criança é especial
• Ariane Siqueira de Oliveira - Estágio supervisionado em ensino de geografia: uma experiência com educação inclusiva na Escola Estadual São Cristóvão, em Aracaju
• Camila Bahia Góes - Conhecendo a dislexia: conceitos, definições, abordagens e crítica
• Cáritas Vanucci Batista Santos - As atribuições do professor do AEE e a concepção de mediação pedagógica: a influência de Vigotski na prática docente
• Cáritas Vanucci Batista Santos - A concepção de desenvolvimento e aprendizagem como base para a prática docente: a mediação pedagógica
• Cristiane Regina Dourado Vasconcelos - A educação na perspectiva da emancipação social e na gestão compartilhada do desenvolvimento local sustentável
• Daiana Zanelato Dos Anjos - CMU - Código Matemático Unificado para a língua portuguesa: uma análise de seu uso pelo professor de matemática
• Débora Cerqueira de Souza e Sousa - Serviços de tecnologia assistiva, desenho universal e tecnologia social: contribuições para inclusão socioeducacional de pessoas com deficiência
• Eanes dos Santos Correia - A educação física escolar e o processo de inclusão de alunos deficientes intelectuais
• Edênia da Cunha Menezes - Processos interacionais no contexto escolar: (re) significando as práticas de inclusão
• Flávia Augusta Santos de Melo Lopes - Intersecções possíveis a partir da relação entre as categorias gênero e deficiência: breves considerações de um recorte de objeto
• Genivaldo Oliveira Santos Filho - Tradutores/intérprete de libras (tilibras): construção identidária
• Jaciana de Araújo Silva - A formação e as práticas pedagógicas dos professores da educação básica: rumo a uma educação inclusiva
• Juliana Nascimento de Alcântara - Um convite ao diálogo: reflexões sobre comunicação alternativa e aprendizagem no processo de inclusão
• Karine Hemiliene Andrade Santos - As novas tecnologias como ferramenta pedagógica em escolas: uma reflexão sobre a educação dos surdos
• Kátia Regina Lopes Costa - Os menores “anormais”, o gabinete de biologia criminal e o serviço de atendimento aos psicopatas em Sergipe (1920 a 1970)
• Lívia Couto Guedes - Educação inclusiva e educação em valores humanos. O relato de uma experiência com licenciandos frente às demandas educativas de pessoas com deficiência
• Lívia Couto Guedes - A educação inclusiva e a formação da consciência inclusiva para o trabalho: contribuições para o debate
• Lorena Siqueira Santana - A contribuição da avaliação neurofuncional em sujeitos com paralisia cerebral na implementação da comunicação alternativa e ampliada frente a inclusão escolar
• Luciana Gomes Silva - Sujeitos alunos da EJA em Maceió: perfil e histórias de escolarização
• Luciene dos Santos - Escola inclusiva: uma abordagem sobre cultura material escolar da pessoa com deficiência visual
• Lucília Santos da França Lopes - Educação de surdos em uma proposta bilíngue: do desafio à possibilidade
• Marcelo Prudente Silva - Design e educação: um caminho para a identidade cultural de Japaratuba
• Maria José França da Silva Ferreira - Sala de recursos multifuncionais em parceira com a educação física escolar: apoio para a inclusão escolar de um aluno com deficiência visual no município de Palmeira dos Índios/AL
• Maria Aparecida da Silva Gomes - Inclusão escolar: um estudo sobre a aprendizagem da criança com autismo
• Maria da Conceição Alves Ferreira - O currículo e as emergências sociais por educação inclusiva
• Maria da Paixão Dias Santos - Inclusão de portador de Síndrome de Asperger em escolas: regular x especial
• Maria de Fátima de Andrade Souza - Acessibilidade curricular em cursos de graduação: práticas necessárias à inclusão no ensino superior
• Marlene Raimunda dos Santos Santana - Do dito ao feito: reflexões sobre a efetivação das políticas públicas inclusivas em escolas soteropolitanas
• Mirelly Karlla da Silva - A inclusão de alunos com deficiência no ensino fundamental: a experiência da escola municipal em tempo integral Professor Benildo Barbosa Medeiros
• Mônica de Gois Silva Barbosa - Metodologias educacionais para surdos: um olhar sobre Sergipe
• Noeme Bezerra Costa dos Santos - Pensando na empregabilidade da pessoa com deficiência visual
• Patricia de Carvalho Melo Silva - A importância do uso e funcionalidade dos recursos não ópticos, através das atividades lúdicas no processo ensino aprendizagem
• Priscila Dantas Fernandes - Educar na diversidade: formação docente no ensino de matemática para alunos com deficiência auditiva
• Raquel Souza Silva - O trabalho colaborativo na formação de uma escola inclusiva
• Rosana Carla do Nascimento Givigi - O uso das tecnologias na avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência severa: de que processo falamos?
• Rozilda Ramos dos Santos Oliveira - A inclusão na escola: realidade ou ilusão? uma abordagem da inclusão escolar enquanto políticas de valorização de todos
• Sheila Suele Andrade Lima - A questão da acessibilidade dos alunos especiais na Cidade Universitária Professor Aloísio de Campos/UFS
• Simone Lorena da Silva Pereira - Tobias Leite e o seu significado histórico para a educação de surdos
• Simone Lorena da Silva Pereira - O Ciberdiário (blog) como novo espaço de socialização para surdos no ciberespaço
• Teresa Cristina Merhy Leal - Acessibilidade no ensino superior: das adaptações curriculares à formação docente
• Verônica dos Reis Mariano Souza - Alfabetização e letramento de pessoas com deficiência: o maior desafio da escola comum
• Vicentina Maria Cassiano de Lima - Inclusão escolar: direito de todos
• Wilma Amâncio da Silva - A inclusão alimentar na escola pública
Issue Date: Sep-2014
Keywords: Educação
Inclusão
Educação inclusiva
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 8., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2014. Disponível em: <http://educonse.com.br/viiicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 2 out. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10094
Appears in Collections:Anais 2014 - VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdfA metodologia Webquest e a inclusão digital de deficientes visuais nas aulas de matemática279,01 kBAdobe PDFView/Open
2.pdfFormação do professor de matemática para ensinar alunos surdos234,98 kBAdobe PDFView/Open
3.pdfFormação de professores para inclusão no ensino superior: uma condição necessária para acessibilidade curricular295,06 kBAdobe PDFView/Open
4.pdfInclusão na educação superior: o que é necessário para além da democratização do acesso294,06 kBAdobe PDFView/Open
5.pdf“Sou dislexo, não sou burro”: uma abordagem da dislexia a partir do filme como estrelas na terra, toda criança é especial204,97 kBAdobe PDFView/Open
6.pdfEstágio supervisionado em ensino de geografia: uma experiência com educação inclusiva na Escola Estadual São Cristóvão, em Aracaju274,87 kBAdobe PDFView/Open
7.pdfConhecendo a dislexia: conceitos, definições, abordagens e crítica282,51 kBAdobe PDFView/Open
8.pdfAs atribuições do professor do AEE e a concepção de mediação pedagógica: a influência de Vigotski na prática docente283,24 kBAdobe PDFView/Open
9.pdfA concepção de desenvolvimento e aprendizagem como base para a prática docente: a mediação pedagógica276,44 kBAdobe PDFView/Open
10.pdfA educação na perspectiva da emancipação social e na gestão compartilhada do desenvolvimento local sustentável229,49 kBAdobe PDFView/Open
11.pdfCMU - Código Matemático Unificado para a língua portuguesa: uma análise de seu uso pelo professor de matemática299,24 kBAdobe PDFView/Open
12.pdfServiços de tecnologia assistiva, desenho universal e tecnologia social: contribuições para inclusão socioeducacional de pessoas com deficiência282,16 kBAdobe PDFView/Open
13.pdfA educação física escolar e o processo de inclusão de alunos deficientes intelectuais343,96 kBAdobe PDFView/Open
15.pdfIntersecções possíveis a partir da relação entre as categorias gênero e deficiência: breves considerações de um recorte de objeto235,8 kBAdobe PDFView/Open
16.pdfTradutores/intérprete de libras (tilibras): construção identidária260,86 kBAdobe PDFView/Open
17.pdfA formação e as práticas pedagógicas dos professores da educação básica: rumo a uma educação inclusiva265,04 kBAdobe PDFView/Open
18.pdfUm convite ao diálogo: reflexões sobre comunicação alternativa e aprendizagem no processo de inclusão268,83 kBAdobe PDFView/Open
19.pdfAs novas tecnologias como ferramenta pedagógica em escolas: uma reflexão sobre a educação dos surdos275,29 kBAdobe PDFView/Open
20.pdfOs menores “anormais”, o gabinete de biologia criminal e o serviço de atendimento aos psicopatas em Sergipe (1920 a 1970)335,78 kBAdobe PDFView/Open
21.pdfEducação inclusiva e educação em valores humanos. O relato de uma experiência com licenciandos frente às demandas educativas de pessoas com deficiência259,82 kBAdobe PDFView/Open
22.pdfA educação inclusiva e a formação da consciência inclusiva para o trabalho: contribuições para o debate243,68 kBAdobe PDFView/Open
23.pdfA contribuição da avaliação neurofuncional em sujeitos com paralisia cerebral na implementação da comunicação alternativa e ampliada frente a inclusão escolar265,38 kBAdobe PDFView/Open
24.pdfSujeitos alunos da EJA em Maceió: perfil e histórias de escolarização299,65 kBAdobe PDFView/Open
25.pdfEscola inclusiva: uma abordagem sobre cultura material escolar da pessoa com deficiência visual253,94 kBAdobe PDFView/Open
27.pdfDesign e educação: um caminho para a identidade cultural de Japaratuba223,57 kBAdobe PDFView/Open
29.pdfInclusão escolar: um estudo sobre a aprendizagem da criança com autismo262 kBAdobe PDFView/Open
30.pdfO currículo e as emergências sociais por educação inclusiva264,99 kBAdobe PDFView/Open
31.pdfInclusão de portador de Síndrome de Asperger em escolas: regular x especial252,88 kBAdobe PDFView/Open
32.pdfAcessibilidade curricular em cursos de graduação: práticas necessárias à inclusão no ensino superior347,37 kBAdobe PDFView/Open
33.pdfDo dito ao feito: reflexões sobre a efetivação das políticas públicas inclusivas em escolas soteropolitanas299,33 kBAdobe PDFView/Open
34.pdfA inclusão de alunos com deficiência no ensino fundamental: a experiência da escola municipal em tempo integral Professor Benildo Barbosa Medeiros272,67 kBAdobe PDFView/Open
35.pdfMetodologias educacionais para surdos: um olhar sobre Sergipe261,83 kBAdobe PDFView/Open
36.pdfPensando na empregabilidade da pessoa com deficiência visual280,65 kBAdobe PDFView/Open
37.pdfA importância do uso e funcionalidade dos recursos não ópticos, através das atividades lúdicas no processo ensino aprendizagem280,98 kBAdobe PDFView/Open
38.pdfEducar na diversidade: formação docente no ensino de matemática para alunos com deficiência auditiva293,53 kBAdobe PDFView/Open
39.pdfO trabalho colaborativo na formação de uma escola inclusiva251,98 kBAdobe PDFView/Open
40.pdfO uso das tecnologias na avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência severa: de que processo falamos?274,02 kBAdobe PDFView/Open
41.pdfA inclusão na escola: realidade ou ilusão? uma abordagem da inclusão escolar enquanto políticas de valorização de todos272,04 kBAdobe PDFView/Open
42.pdfA questão da acessibilidade dos alunos especiais na Cidade Universitária Professor Aloísio de Campos/UFS274,92 kBAdobe PDFView/Open
43.pdfTobias Leite e o seu significado histórico para a educação de surdos208,09 kBAdobe PDFView/Open
44.pdfO Ciberdiário (blog) como novo espaço de socialização para surdos no ciberespaço285,22 kBAdobe PDFView/Open
45.pdfAcessibilidade no ensino superior: das adaptações curriculares à formação docente285,15 kBAdobe PDFView/Open
46.pdfAlfabetização e letramento de pessoas com deficiência: o maior desafio da escola comum218,63 kBAdobe PDFView/Open
47.pdfInclusão escolar: direito de todos242,95 kBAdobe PDFView/Open
48.pdfA inclusão alimentar na escola pública293,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.