Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10094
Document Type: | Anais completos de Eventos |
Title: | VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 4 - Educação e inclusão |
Other Titles: | • Adriana da Paixão Santos - A metodologia Webquest e a inclusão digital de deficientes visuais nas aulas de matemática • Alanne de Jesus Cruz - Formação do professor de matemática para ensinar alunos surdos • Aline Pereira da Silva Matos - Formação de professores para inclusão no ensino superior: uma condição necessária para acessibilidade curricular • Aline Pereira da Silva Matos - Inclusão na educação superior: o que é necessário para além da democratização do acesso • Andresso Marques Torres - “Sou dislexo, não sou burro”: uma abordagem da dislexia a partir do filme como estrelas na terra, toda criança é especial • Ariane Siqueira de Oliveira - Estágio supervisionado em ensino de geografia: uma experiência com educação inclusiva na Escola Estadual São Cristóvão, em Aracaju • Camila Bahia Góes - Conhecendo a dislexia: conceitos, definições, abordagens e crítica • Cáritas Vanucci Batista Santos - As atribuições do professor do AEE e a concepção de mediação pedagógica: a influência de Vigotski na prática docente • Cáritas Vanucci Batista Santos - A concepção de desenvolvimento e aprendizagem como base para a prática docente: a mediação pedagógica • Cristiane Regina Dourado Vasconcelos - A educação na perspectiva da emancipação social e na gestão compartilhada do desenvolvimento local sustentável • Daiana Zanelato Dos Anjos - CMU - Código Matemático Unificado para a língua portuguesa: uma análise de seu uso pelo professor de matemática • Débora Cerqueira de Souza e Sousa - Serviços de tecnologia assistiva, desenho universal e tecnologia social: contribuições para inclusão socioeducacional de pessoas com deficiência • Eanes dos Santos Correia - A educação física escolar e o processo de inclusão de alunos deficientes intelectuais • Edênia da Cunha Menezes - Processos interacionais no contexto escolar: (re) significando as práticas de inclusão • Flávia Augusta Santos de Melo Lopes - Intersecções possíveis a partir da relação entre as categorias gênero e deficiência: breves considerações de um recorte de objeto • Genivaldo Oliveira Santos Filho - Tradutores/intérprete de libras (tilibras): construção identidária • Jaciana de Araújo Silva - A formação e as práticas pedagógicas dos professores da educação básica: rumo a uma educação inclusiva • Juliana Nascimento de Alcântara - Um convite ao diálogo: reflexões sobre comunicação alternativa e aprendizagem no processo de inclusão • Karine Hemiliene Andrade Santos - As novas tecnologias como ferramenta pedagógica em escolas: uma reflexão sobre a educação dos surdos • Kátia Regina Lopes Costa - Os menores “anormais”, o gabinete de biologia criminal e o serviço de atendimento aos psicopatas em Sergipe (1920 a 1970) • Lívia Couto Guedes - Educação inclusiva e educação em valores humanos. O relato de uma experiência com licenciandos frente às demandas educativas de pessoas com deficiência • Lívia Couto Guedes - A educação inclusiva e a formação da consciência inclusiva para o trabalho: contribuições para o debate • Lorena Siqueira Santana - A contribuição da avaliação neurofuncional em sujeitos com paralisia cerebral na implementação da comunicação alternativa e ampliada frente a inclusão escolar • Luciana Gomes Silva - Sujeitos alunos da EJA em Maceió: perfil e histórias de escolarização • Luciene dos Santos - Escola inclusiva: uma abordagem sobre cultura material escolar da pessoa com deficiência visual • Lucília Santos da França Lopes - Educação de surdos em uma proposta bilíngue: do desafio à possibilidade • Marcelo Prudente Silva - Design e educação: um caminho para a identidade cultural de Japaratuba • Maria José França da Silva Ferreira - Sala de recursos multifuncionais em parceira com a educação física escolar: apoio para a inclusão escolar de um aluno com deficiência visual no município de Palmeira dos Índios/AL • Maria Aparecida da Silva Gomes - Inclusão escolar: um estudo sobre a aprendizagem da criança com autismo • Maria da Conceição Alves Ferreira - O currículo e as emergências sociais por educação inclusiva • Maria da Paixão Dias Santos - Inclusão de portador de Síndrome de Asperger em escolas: regular x especial • Maria de Fátima de Andrade Souza - Acessibilidade curricular em cursos de graduação: práticas necessárias à inclusão no ensino superior • Marlene Raimunda dos Santos Santana - Do dito ao feito: reflexões sobre a efetivação das políticas públicas inclusivas em escolas soteropolitanas • Mirelly Karlla da Silva - A inclusão de alunos com deficiência no ensino fundamental: a experiência da escola municipal em tempo integral Professor Benildo Barbosa Medeiros • Mônica de Gois Silva Barbosa - Metodologias educacionais para surdos: um olhar sobre Sergipe • Noeme Bezerra Costa dos Santos - Pensando na empregabilidade da pessoa com deficiência visual • Patricia de Carvalho Melo Silva - A importância do uso e funcionalidade dos recursos não ópticos, através das atividades lúdicas no processo ensino aprendizagem • Priscila Dantas Fernandes - Educar na diversidade: formação docente no ensino de matemática para alunos com deficiência auditiva • Raquel Souza Silva - O trabalho colaborativo na formação de uma escola inclusiva • Rosana Carla do Nascimento Givigi - O uso das tecnologias na avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência severa: de que processo falamos? • Rozilda Ramos dos Santos Oliveira - A inclusão na escola: realidade ou ilusão? uma abordagem da inclusão escolar enquanto políticas de valorização de todos • Sheila Suele Andrade Lima - A questão da acessibilidade dos alunos especiais na Cidade Universitária Professor Aloísio de Campos/UFS • Simone Lorena da Silva Pereira - Tobias Leite e o seu significado histórico para a educação de surdos • Simone Lorena da Silva Pereira - O Ciberdiário (blog) como novo espaço de socialização para surdos no ciberespaço • Teresa Cristina Merhy Leal - Acessibilidade no ensino superior: das adaptações curriculares à formação docente • Verônica dos Reis Mariano Souza - Alfabetização e letramento de pessoas com deficiência: o maior desafio da escola comum • Vicentina Maria Cassiano de Lima - Inclusão escolar: direito de todos • Wilma Amâncio da Silva - A inclusão alimentar na escola pública |
Issue Date: | Sep-2014 |
Keywords: | Educação Inclusão Educação inclusiva |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 1982-3657 |
Is part of: | Anais do VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citation: | COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 8., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2014. Disponível em: <http://educonse.com.br/viiicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 2 out. 2018. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10094 |
Appears in Collections: | Anais 2014 - VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1.pdf | A metodologia Webquest e a inclusão digital de deficientes visuais nas aulas de matemática | 279,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
2.pdf | Formação do professor de matemática para ensinar alunos surdos | 234,98 kB | Adobe PDF | View/Open |
3.pdf | Formação de professores para inclusão no ensino superior: uma condição necessária para acessibilidade curricular | 295,06 kB | Adobe PDF | View/Open |
4.pdf | Inclusão na educação superior: o que é necessário para além da democratização do acesso | 294,06 kB | Adobe PDF | View/Open |
5.pdf | “Sou dislexo, não sou burro”: uma abordagem da dislexia a partir do filme como estrelas na terra, toda criança é especial | 204,97 kB | Adobe PDF | View/Open |
6.pdf | Estágio supervisionado em ensino de geografia: uma experiência com educação inclusiva na Escola Estadual São Cristóvão, em Aracaju | 274,87 kB | Adobe PDF | View/Open |
7.pdf | Conhecendo a dislexia: conceitos, definições, abordagens e crítica | 282,51 kB | Adobe PDF | View/Open |
8.pdf | As atribuições do professor do AEE e a concepção de mediação pedagógica: a influência de Vigotski na prática docente | 283,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
9.pdf | A concepção de desenvolvimento e aprendizagem como base para a prática docente: a mediação pedagógica | 276,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
10.pdf | A educação na perspectiva da emancipação social e na gestão compartilhada do desenvolvimento local sustentável | 229,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
11.pdf | CMU - Código Matemático Unificado para a língua portuguesa: uma análise de seu uso pelo professor de matemática | 299,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
12.pdf | Serviços de tecnologia assistiva, desenho universal e tecnologia social: contribuições para inclusão socioeducacional de pessoas com deficiência | 282,16 kB | Adobe PDF | View/Open |
13.pdf | A educação física escolar e o processo de inclusão de alunos deficientes intelectuais | 343,96 kB | Adobe PDF | View/Open |
15.pdf | Intersecções possíveis a partir da relação entre as categorias gênero e deficiência: breves considerações de um recorte de objeto | 235,8 kB | Adobe PDF | View/Open |
16.pdf | Tradutores/intérprete de libras (tilibras): construção identidária | 260,86 kB | Adobe PDF | View/Open |
17.pdf | A formação e as práticas pedagógicas dos professores da educação básica: rumo a uma educação inclusiva | 265,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
18.pdf | Um convite ao diálogo: reflexões sobre comunicação alternativa e aprendizagem no processo de inclusão | 268,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
19.pdf | As novas tecnologias como ferramenta pedagógica em escolas: uma reflexão sobre a educação dos surdos | 275,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
20.pdf | Os menores “anormais”, o gabinete de biologia criminal e o serviço de atendimento aos psicopatas em Sergipe (1920 a 1970) | 335,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
21.pdf | Educação inclusiva e educação em valores humanos. O relato de uma experiência com licenciandos frente às demandas educativas de pessoas com deficiência | 259,82 kB | Adobe PDF | View/Open |
22.pdf | A educação inclusiva e a formação da consciência inclusiva para o trabalho: contribuições para o debate | 243,68 kB | Adobe PDF | View/Open |
23.pdf | A contribuição da avaliação neurofuncional em sujeitos com paralisia cerebral na implementação da comunicação alternativa e ampliada frente a inclusão escolar | 265,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
24.pdf | Sujeitos alunos da EJA em Maceió: perfil e histórias de escolarização | 299,65 kB | Adobe PDF | View/Open |
25.pdf | Escola inclusiva: uma abordagem sobre cultura material escolar da pessoa com deficiência visual | 253,94 kB | Adobe PDF | View/Open |
27.pdf | Design e educação: um caminho para a identidade cultural de Japaratuba | 223,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
29.pdf | Inclusão escolar: um estudo sobre a aprendizagem da criança com autismo | 262 kB | Adobe PDF | View/Open |
30.pdf | O currículo e as emergências sociais por educação inclusiva | 264,99 kB | Adobe PDF | View/Open |
31.pdf | Inclusão de portador de Síndrome de Asperger em escolas: regular x especial | 252,88 kB | Adobe PDF | View/Open |
32.pdf | Acessibilidade curricular em cursos de graduação: práticas necessárias à inclusão no ensino superior | 347,37 kB | Adobe PDF | View/Open |
33.pdf | Do dito ao feito: reflexões sobre a efetivação das políticas públicas inclusivas em escolas soteropolitanas | 299,33 kB | Adobe PDF | View/Open |
34.pdf | A inclusão de alunos com deficiência no ensino fundamental: a experiência da escola municipal em tempo integral Professor Benildo Barbosa Medeiros | 272,67 kB | Adobe PDF | View/Open |
35.pdf | Metodologias educacionais para surdos: um olhar sobre Sergipe | 261,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
36.pdf | Pensando na empregabilidade da pessoa com deficiência visual | 280,65 kB | Adobe PDF | View/Open |
37.pdf | A importância do uso e funcionalidade dos recursos não ópticos, através das atividades lúdicas no processo ensino aprendizagem | 280,98 kB | Adobe PDF | View/Open |
38.pdf | Educar na diversidade: formação docente no ensino de matemática para alunos com deficiência auditiva | 293,53 kB | Adobe PDF | View/Open |
39.pdf | O trabalho colaborativo na formação de uma escola inclusiva | 251,98 kB | Adobe PDF | View/Open |
40.pdf | O uso das tecnologias na avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência severa: de que processo falamos? | 274,02 kB | Adobe PDF | View/Open |
41.pdf | A inclusão na escola: realidade ou ilusão? uma abordagem da inclusão escolar enquanto políticas de valorização de todos | 272,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
42.pdf | A questão da acessibilidade dos alunos especiais na Cidade Universitária Professor Aloísio de Campos/UFS | 274,92 kB | Adobe PDF | View/Open |
43.pdf | Tobias Leite e o seu significado histórico para a educação de surdos | 208,09 kB | Adobe PDF | View/Open |
44.pdf | O Ciberdiário (blog) como novo espaço de socialização para surdos no ciberespaço | 285,22 kB | Adobe PDF | View/Open |
45.pdf | Acessibilidade no ensino superior: das adaptações curriculares à formação docente | 285,15 kB | Adobe PDF | View/Open |
46.pdf | Alfabetização e letramento de pessoas com deficiência: o maior desafio da escola comum | 218,63 kB | Adobe PDF | View/Open |
47.pdf | Inclusão escolar: direito de todos | 242,95 kB | Adobe PDF | View/Open |
48.pdf | A inclusão alimentar na escola pública | 293,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.