Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10145
Tipo de Documento: Dissertação
Título : O papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos
Autor : Reis, Ana Alinny Cruz
Fecha de publicación : 30-ago-2018
Director(a): Malta, Renata Barreto
Resumen: .A publicidade como produção cultural se mostra influenciadora do papel da mulher em sociedade, corroborando para reforçar padrões sociais, culturais e estéticos sobre o comportamento feminino aceitável. Partindo desta premissa, baseando-nos nos Estudos Culturais e de Gênero - Hall (2003; 2005), Woodward (2007), Silva (2009) Kellner (2001), Butler (2003) e Buitoni (1981), entre outros -, buscaremos observar como se dão os discursos que colocam a mulher como centro da mensagem publicitária, em uma perspectiva comparativa, a partir de anúncios publicitários inseridos nos principais jornais do Estado. A pesquisa se divide em duas etapas complementares, a bibliográfica e documental e a empírica, essenciais para que o objetivo proposto seja cumprido. A abordagem metodológica é a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2009). O corpus da pesquisa é composto por anúncios publicitários impressos em jornais de circulação em Sergipe, num período de 1940 a 2015, criteriosamente selecionados a partir do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Como resultados esperados da análise, buscamos identificar aspectos e características que emergem da exposição da mulher em anúncios publicitários impressos, e se esta publicidade é um retrato da cultura em que está inserida e reflete os valores culturais e ideológicos em voga.
Resumen : Advertising as cultural production is influential in the role of women in society, supporting social, cultural and aesthetic standards of acceptable female behaviour. Starting from this premise, on the basis of Cultural and Gender Studies - Hall (2003, 2005), Woodward (2007), Silva (2009) Kellner (2001), Butler (2003) and Buitoni (1981), among others – we seek to observe how the discourses in which women are placed at the centre of the advertising campaign happen, in a comparative perspective, from classified advertisements inserted in the main newspapers of the State. The research is divided in two complementary stages, the bibliographical and documentary stage and the empirical one, indispensable in order for the intended purpose to be fulfilled. The methodological approach is the Content Analysis proposed by Laurence Bardin (2009). The corpus of the research is composed byads printed in newspapers of circulation in Sergipe, from 1948 to 2015, carefully selected from the collection of the Historical and Geographical Institute of Sergipe. As expected results of the analysis, we seek to identify aspects and characteristics that emerge from women's exposure in classified advertisements, and whether this advertisement is a portrait of the culture in which women are embedded and if it reflects the cultural and ideological values in vogue.
Palabras clave : Comunicação de massa
Mulheres nos anúncios
Jornais sergipanos
Sergipe
Gênero
Mídia
Publicidade
Representação
Gender
Newspapers from Sergipe
Media
Advertising
Representation
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Comunicação
Citación : REIS, Ana Alinny Cruz. O papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos. 2018. 240 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10145
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANA_ALINNY_CRUZ_REIS.pdf13,02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.