Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10175
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 10 - Educação e infância
Other Titles: 1. Olhares sobre o menor delinquente: a normatização da infância e adolescência delinquentes no Brasil (1889-1930) - Kátia Regina Lopes Costa
2. Considerações sobre as representações de criança e infância nos oitocentos e novecentos - Alessandro Araújo Mendesi
3. Histórias de leitura: contadores de histórias, pesquisadores e crianças na educação infantil - Claudia Pimentel
4. Aproximações e afastamentos entre a formação e a prática das profissionais que atuam nos centros municipais de educação infantil de Salvador - Maurícia Evangelista Dos Santos
5. Creches enquanto espaço de aprendizagem: desafios, limites e possibilidades do trabalho com cantos no desenvolvimento de crianças do berçário - Adriana Martins Moreira; Iraê Liliana Da Silva Consiglio
6. Inclusão escolar: práticas pedagógicas na educação infantil - Aline Grazielle Santos Soares Pereira; Crislayne Lima Santana; Cristiano Lima Santana
7. Representações sociais de professores/as sobre a agressividade manifesta pelo/a aluno/a no espaço escolar - Ana Amélia Xavier De Carvalho
8. Um resgate histórico da infância e da institucionalização, frente a ausência de políticas educacionais e sociais - Andréia Aparecida De Souza; Rosemary Aparecida Santiago
9. Um cenário ainda presente: violação do direito à educação infantil pública, gratuita e de qualidade - Bianca Cristina Correa; Elmir De Almeida; Erika Natacha Fernandes De Andrade
10. Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental (anos iniciais): de uma prática a serviço da exclusão, para uma prática a serviço do aluno, da formação e da aprendizagem - Cácia Cristina França Rehem
11. A infância na pesca e a construção dos saberes ambientais - Camila Cunha; Elis Regina Nunes Mota Araújo; Maria Cristina Martins
12. Participação social das crianças em situações de contação de histórias propostas pela educadora na creche - Eline Limeira Dos Santos; Tacyana Karla Gomes Ramos
13. Entre livros e leituras: das vivências à experiência de formar leitores na educação infantil - Erika Manuele De Gusmão Cavalcante; Thayanne Araujo Silva; Edna Telma Fonseca E Silva Vilar
14. Planejamento para educação infantil: um trabalho por modalidades - Gabriela Barbosa Souza; Gabriela Araujo De Santana
15. A educação, como núcleo catalisador das propostas para a infância: um espaço privilegiado no primeiro congresso brasileiro de proteção à infância - Jerusa Da Silva Gonçalves Almeida; Gilson Ruy Monteiro Teixeira; Ivana Conceição De Deus Nogueira
16. Atividades lúdico-experimentais como estratégia pedagógica no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental - Jonas Cegelka Da Silva; Camila Benso Da Silva
17. Os postos de puericultura alicerce para a educação das mães brasileira - Jussara Maria Viana Silveira
18. Olhares sobre o menor delinquente: a normatização da infância e adolescência delinquentes no Brasil (1889-1930) - Kátia Regina Lopes Costa
19. Educação (física) infantil: a corporeidade e a relação com os saberes nas crianças de 0 a 6 anos - Lenilce Dos Santos; Airlan Cajé Dos Santos; Roselaine Kuhn
20. Pelo direito de brincar: a experiência de uma escola sem recreio - Lorena Andrade De Macêdo Mendes; Lívia Santos Neri; Mayra Pedra Branca Braga
21. O tempo e o espaço para brincar em casa e na escola: o que dizem as crianças - Márcia Tereza Fonseca Almeida
22. Educação infantil, formação continuada e inclusão do aluno com deficiência: desafios e possibilidades - Maria Da Paz Elias Da Silva; Márcia Lúcia Nogueira De Lima Barros
23. Educação infantil e a construção do educador ludico - formação e prática - Maria São Pedro Barreto Matos; Patrícia Caroline Fiorante Higuchi
24. A valorização e as políticas de inclusão social da infância desvalida no brasil e sua repercussão histórica - Marizia Varjão Da Gama
25. Experiências de contagem na educação infantil - Sandra Maria Nascimento De Mattos
26. Projeto: Aprendiz e Contador: histórias de vida, narrativas e ficções no ensino fundamental - Silvana Alfano Santiago
27. O que fazem as crianças da creche ao serem colocadas nos berços por longas horas? os bebês respondem - Tacyana Karla Gomes Ramos; Naiane Libório Fontes; Graziela Monteiro Bispo
28. Algumas reflexões sobre a formação e identidade do professor na educação infantil - Tâmiris Conceição Dos Santos; Ivonete Barreto De Amorim
29. Observando bebês durante atividades pedagógicas e refletindo sobre suas potencialidades sociocomunicativas - Thamisa Sejanny De Andrade Rodrigues; Tacyana Karla Gomes Ramos
Issue Date: Sep-2012
Keywords: Educação
Infância
Educação infantil
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/>. Acesso em: 31 out. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10175
Appears in Collections:Anais 2012 - VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdfOlhares sobre o menor delinquente: a normatização da infância e adolescência delinquentes no Brasil (1889-1930)148,92 kBAdobe PDFView/Open
2.pdfConsiderações sobre as representações de criança e infância nos oitocentos e novecentos205,01 kBAdobe PDFView/Open
3.pdfHistórias de leitura: contadores de histórias, pesquisadores e crianças na educação infantil240,09 kBAdobe PDFView/Open
4.pdfAproximações e afastamentos entre a formação e a prática das profissionais que atuam nos centros municipais de educação infantil de Salvador136,95 kBAdobe PDFView/Open
5.pdfCreches enquanto espaço de aprendizagem: desafios, limites e possibilidades do trabalho com cantos no desenvolvimento de crianças do berçário1,75 MBAdobe PDFView/Open
6.pdfInclusão escolar: práticas pedagógicas na educação infantil506,97 kBAdobe PDFView/Open
7.pdfRepresentações sociais de professores/as sobre a agressividade manifesta pelo/a aluno/a no espaço escolar494,42 kBAdobe PDFView/Open
8.pdfUm resgate histórico da infância e da institucionalização, frente a ausência de políticas educacionais e sociais514,15 kBAdobe PDFView/Open
9.pdfUm cenário ainda presente: violação do direito à educação infantil pública, gratuita e de qualidade591,08 kBAdobe PDFView/Open
10.pdfAvaliação da aprendizagem no ensino fundamental (anos iniciais): de uma prática a serviço da exclusão, para uma prática a serviço do aluno, da formação e da aprendizagem514,63 kBAdobe PDFView/Open
11.pdfA infância na pesca e a construção dos saberes ambientais500,96 kBAdobe PDFView/Open
12.pdfParticipação social das crianças em situações de contação de histórias propostas pela educadora na creche521,11 kBAdobe PDFView/Open
13.pdfEntre livros e leituras: das vivências à experiência de formar leitores na educação infantil636,49 kBAdobe PDFView/Open
14.pdfPlanejamento para educação infantil: um trabalho por modalidades500,57 kBAdobe PDFView/Open
15.pdfA educação, como núcleo catalisador das propostas para a infância: um espaço privilegiado no primeiro congresso brasileiro de proteção à infância538,77 kBAdobe PDFView/Open
16.pdfAtividades lúdico-experimentais como estratégia pedagógica no ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental538,77 kBAdobe PDFView/Open
17.pdfOs postos de puericultura alicerce para a educação das mães brasileira517,08 kBAdobe PDFView/Open
18.pdfOlhares sobre o menor delinquente: a normatização da infância e adolescência delinquentes no Brasil (1889-1930)532,81 kBAdobe PDFView/Open
19.pdfEducação (física) infantil: a corporeidade e a relação com os saberes nas crianças de 0 a 6 anos544,48 kBAdobe PDFView/Open
20.pdfPelo direito de brincar: a experiência de uma escola sem recreio521,34 kBAdobe PDFView/Open
21.pdfO tempo e o espaço para brincar em casa e na escola: o que dizem as crianças517,49 kBAdobe PDFView/Open
22.pdfEducação infantil, formação continuada e inclusão do aluno com deficiência: desafios e possibilidades377,57 kBAdobe PDFView/Open
23.pdfEducação infantil e a construção do educador ludico - formação e prática531,06 kBAdobe PDFView/Open
24.pdfA valorização e as políticas de inclusão social da infância desvalida no brasil e sua repercussão histórica374,36 kBAdobe PDFView/Open
25.pdfExperiências de contagem na educação infantil512,97 kBAdobe PDFView/Open
26.pdfProjeto: Aprendiz e Contador: histórias de vida, narrativas e ficções no ensino fundamental511,52 kBAdobe PDFView/Open
27.pdfO que fazem as crianças da creche ao serem colocadas nos berços por longas horas? os bebês respondem509,45 kBAdobe PDFView/Open
28.pdfAlgumas reflexões sobre a formação e identidade do professor na educação infantil516,42 kBAdobe PDFView/Open
29.pdfObservando bebês durante atividades pedagógicas e refletindo sobre suas potencialidades sociocomunicativas516,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.