Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10179
Tipo de Documento: | Anais completos de Eventos |
Título: | VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 6 - Educação e ensino de ciências exatas e biológicas |
Data do documento: | Set-2012 |
Palavras-chave: | Educação Ensino de matemática Ensino de ciências |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citação: | COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/>. Acesso em: 31 out. 2018. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10179 |
Aparece nas coleções: | Anais 2012 - VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1.pdf | 1. Análise do letramento científico dos alunos sobre química nas escolas estaduais de Aracaju - Maria Clara Pinto Cruz; Marília Grasiela Da Gama Santos; Gezyel Barbosa De Aquino | 227,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
2.pdf | 2. Diagnóstico do ensino de biologia no município de Lagarto, Sergipe: a visão dos professores - Myrna Friederichs Landim; Isabela Santos Correia Rosa | 208,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
3.pdf | 3. Matemática x informática: usar ou não usar, eis a questão! - Riviane Lima De Melo; Adriana Menezes De Santana | 596,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
4.pdf | 4. Concepção prévia sobre ofídios por alunos do 2º ano do ensino médio de quatro escolas de Sergipe - NASCIMENTO, Iucimara Da Conceição; MOREIRA, Edjane Farias; SANTOS, Aline De Oliveira | 147,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
5.pdf | 5. Aulas práticas no ensino de biologia: análise da sua utilização em escolas no município de lagarto/SE - Tatiane Santos Silva; Myrna Friederichs Landim | 169,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
6.pdf | 6. Ensino de geometria por meio do ciclo da experiência kellyana em espaços não formais de ensino - Alessandra Maria Pereira Martins Da Silva; Andréa De Freitas Barbosa; Cinthia Natali Pontes Dos Santos | 359,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
7.pdf | 7. Relações de gênero na educação matemática dos anos iniciais do ensino fundamental - Jailma Dos Santos; Lívia De Rezende Cardoso | 115,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
8.pdf | 8. Um estudo sobre as concepções dos alunos do 9º ano de um colégio particular no município de São Cristovão a respeito do processo avaliativo - Luzia Cristina De Melo Santos | 141,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
10.pdf | 10. Os erros cometidos por estudantes do 5º ano na resolução de problemas de adição e subtração - Andreza Cruz Dos Santos; Ana Maria Santos Oliveira; Teresa Cristina Etcheverria | 259,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
11.pdf | 11. Professor reflexivo no ensino de ciências utilizando a sequência didática interativa - Rafael Matias De Moura | 117,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
12.pdf | 12. Percepções ambientais de alunos do 9° ano do ensino fundamental, através de mapas mentais, em uma escola da rede pública de palmeira dos índios – AL, Brasil - Adriana Silva Albuquerque; Rafael Matias De Moura | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
13.pdf | 13. O ensino e aprendizagem concatenado de inequações, o corpo dos reais e lógica matemática: um panorama - Karly Barbosa Alvarenga | 201,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
14.pdf | 14. Educação nutricional nos anos iniciais: um estudo em escolas públicas de Itabaiana-SE - Maria Genice De Jesus; Lívia De Rezende Cardoso | 121,93 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
15.pdf | 15. Um enfoque cts com a perspectiva de humanização em um curso de engenharia civil: (parte i) a descrição metodológica - Wendel Menezes Ferreira; Ângelo Francklin Pitanga; Heraldo Bispo Dos Santos | 84,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
16.pdf | 16. O cálculo mental como estímulo ao desenvolvimento do raciocínio matemático: uma proposta de jogo educativo como facilitador da relação ensino-aprendizagem - Matheus De Carvalho Nascimento; Adriana Martins Moreira; Jonson Ney Dias Da Silva | 249,76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
17.pdf | 17. Práticas construtivistas no ensino de ciências: os conhecimentos prévios dos alunos sobre o ecossistema manguezal - Irane Gonçalves Da Silva; Marlécio Maknamara | 803,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
18.pdf | 18. Cor como contextualização para o ensino de transição eletrônica segundo o modelo atômico de Bohr - Viviane Santos De Assis; Lenalda Dias Dos Santos; Maria Clara Pinto Cruz | 320,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
19.pdf | 19. Formação do professor(a) pesquisador(a) para o ensino de ciências naturais - Regineide Meneses Melo; Pâmala Jéssica De Oliveira Santo | 127,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
20.pdf | 20. Um enfoque CTS com a perspectiva de humanização em um curso de engenharia civil: (Parte II) a apresentação dos resultados - Ângelo Francklin Pitanga; Heraldo Bispo Dos Santos; Wendel Menezes Ferreira | 681,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
21.pdf | 21. A mobilização do saber e do fazer pedagógico: desafio na formação inicial do professor (pedagogo) - Adriana Eugênio De Souza Ponte | 526,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
22.pdf | 22. O esboço de curvas no ensino superior: algumas ferramentas teóricas para pensar o uso da linguagem matemática - Adriano Luiz Dos Santos; Méricles Thadeu Moretti | 965,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
23.pdf | 23. A utilização do jogo “complete & responda” no ensino de química: uma abordagem sobre ácidos e bases - Bruna Cristina De França Silva; Éverton Da Paz Santos; Gezyel Barbosa De Aquino | 1,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
24.pdf | 24. Breve reflexão sobre os processos de comunicação da disciplina matemática para administradores do curso de administração publica do Cesad/UFS - Bruna Monalisa; Marcio Batista Santos; Michely Santos Araujo | 336,93 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
25.pdf | 25. O professor de ciências: formação e prática pedagógica - Bruno Dos Santos Andrade; Carlos Alberto Vasconcelos | 535,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
26.pdf | 26. Uma introdução à biomatemática: a importância da transdisciplinaridade entre biologia e matemática - Cassia Ferreira Sampaio; Amanda Gomes Da Silva | 367,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
27.pdf | 27. Contribuições de estratégias didático-pedagógicas inovadoras para o ensino da biologia - Cinthia Natali Pontes Dos Santos; Renata Priscila Da Silva; Monica Lopes Folena Araújo | 604,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
28.pdf | 28. O papel das atividades experimentais no ensino de ciências - Creso Meneses Vieira Da Mota; Glória Maria Duarte Cavalcanti | 748,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
29.pdf | 29. A gestão dos recursos hídricos para a manutenção da sustentabilidade em Sergipe - Cristyano Ayres Machado; José Carlos Santos De Menezes; Suely Prado Silva Ayres | 523,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
30.pdf | 30. História da matemática como recurso didático no ensino médio - Suely Cristina Silva Souza; Andrea Maria Dos Santos Matos; Danielle Santos Gonçalves | 478,74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
31.pdf | 31. A educação algébrica no 8º ano do ensino fundamental no livro didático tudo é matemática: uma análise sobre as dimensões equacional e estrutural - Dariela Santos Passos; Rita De Cássia Pistóia Mariani | 562,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
32.pdf | 32. Critérios apontados por professores de matemática aracajuanos para seleção do livro didático - Deoclecia De Andrade Trindade; Ivanete Batista Dos Santos | 811,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
33.pdf | 33. O mapa conceitual no processo de ensino e aprendizagem da física: um estudo acerca da sua utilização como instrumento pedagógico no estágio supervisionado - Edelma Gomes Barreto; Tiago Nery Ribeiro | 485,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
34.pdf | 34. Histórico do curso de ciências biológicas no Brasil e em Mato Grosso - Edna Regina Uliana | 523,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
35.pdf | 35. Dificuldades de licenciandos em ciências biológicas nos estágios supervisionados obrigatórios - Edna Silva Barreto; Monica Lopes Folena Araujo | 562,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
36.pdf | 36. Considerações sobre as relações entre ciência e cultura no ensino de biologia - Elaine Cristine Do Amarante Matos; Luzia Cristina De Melo Santos | 502,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
37.pdf | 37. Práticas epistêmicas e movimentos epistêmicos: importância de cada categoria, relacionando-as em uma atividade investigativa de ciências - Elton Daniel Oliveira Do Nascimento; Adjane Da Costa Tourinho E Silva; É rika Cristina Meneses De França | 533,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
38.pdf | 38. Contrastando práticas e movimentos epistêmicos em atividades investigativas de ciências - Érika Cristina Menezes De França; Juliana Melo Nunes; F.A. Freire | 537,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
39.pdf | 39. A contextualização como ferramenta didática no ensino de química - Éverton Da Paz Santos; Bruna Cristina De França E Silva; Givanildo Batista Da Silva | 1,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
40.pdf | 40. Atividades de história da matemática: perspectivas e desafios na compreensão de conceitos aritméticos - Evilásio José De Arruda | 540,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
41.pdf | 41. A exposição “corpo humano”: notas para pensar a alfabetização / cultura científica e a construção de significados sobre corpo - Fabiana Aparecida De Carvalho | 514,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
42.pdf | 42. Recursos de apoio didático para o ensino de biologia: alternativas para o desenvolvimento de novas competências docentes - Gabriela Santos Mendes; Suellen Tarcyla Da Silva Lima; Emanuel Souto Da Mota Silveira | 490,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
43.pdf | 43. Os saberes e as práticas docentes e a inovação curricular: dificuldades para o ensino da física moderna no ensino médio - George Kouzo Shinomiya; Elio Carlos Ricardo | 511,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
44.pdf | 44. Tabela periódica e notações químicas: análise das dificuldades discentes na compreensão da linguagem química - Gezyel Barbosa De Aquino; É verton Da Paz Santos; Bruna Cristina De França Silva | 618,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
45.pdf | 45. A experimentação em salas de aulas de química, física e biologia na visão de professores sergipanos - Hélio Magno Nascimento Dos Santos; José Anderson De Santana; João Paulo Mendonça Lima | 533,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
46.pdf | 46. Concepção prévia sobre ofídios por alunos do 2º ano do ensino médio de quatro escolas de Sergipe - NASCIMENTO, Iucimara Da Conceição; MOREIRA, Edjane Farias; SANTOS, Aline De Oliveira | 1,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
47.pdf | 47. Recomendações de uso(s) das tecnologias em livro(s) didático(s) de matemática: primeiras aproximações - Ivana Silva Santos Lima; Ivanete Batista Dos Santos | 1,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
48.pdf | 48. Aprendizagem por modelos e analogias – construção do conhecimento científico a cerca da divisão celular - Jaqueline Paranhos Da Silva Morais | 505,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
49.pdf | 49. Trabalhando o corpo humano e suas curiosidades: sexualidade e saúde em uma turma de 8° ano - Jefferson Silva Costa; Deysiane Maria Souza Nunes; Ana Carolina Coutinho Faria Gléria | 589,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
50.pdf | 50. O ensino de ciências biológicas através de aulas experimentais: uma ação de prática docente - Jhonatan David Santos Das Neves; Josefa Betânia Vilela Costa; Rubens Pessoa De Barros | 504,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
51.pdf | 51. Pressupostos da teoria semiótica de Peirce e sua aplicação na análise das representações em química - Joeliton Chagas Silva; Adjane Da Costa Tourinho E Silva | 519,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
52.pdf | 52. O lúdico no processo de ensino e aprendizagem de matemática no 6º ano do ensino fundamental na escola municipal José Romão do nascimento em Areia Branca-SE - José Antônio De Oliveira Júnior | 1,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
53.pdf | 53. A importância da análise da química da água como fator de gerador da saúde populacional - José Carlos Santos De Menezes; Cristyano Ayres Machado; Suely Prado Silva Ayres | 390,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
54.pdf | 54. Formação continuada de professores: uma experiência acerca da matemática nas séries iniciais - José Robson Silva Santana; Arlindo Batista De Santana Filho; Thamyres Dayana Santana Campos | 515 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
55.pdf | 55. Ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões iniciais - Josefa Alenilza De Jesus Lima; Maria Camila De Lima Brito; Edinéia Tavares Lopes | 479,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
56.pdf | 56. A influência do ensino das ciências nos hábitos alimentares saudáveis das crianças das séries iniciais - Josefa Cristiane Ferreira De Oliveira; Glória Maria Duarte Cavalcanti; Anamélia Sales Assis | 515,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
57.pdf | 57. Motivos de escolha do curso e expectativas profissionais de graduandos de química licenciatura, do Campus prof. Alberto Carvalho, em relação à docência - Juliana Gimenes Andrade; Aline Mendonça Santana; Acácio Alexandre Pagan | 533,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
58.pdf | 58. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio: propostas para o ensino de biologia - Kelen Lins Araujo; Wanna Santos De Araujo | 535,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
59.pdf | 59. A relação com o saber e o conhecimento matemático: o sentido que alunos do ensino fundamental atribuem ao cálculo de área - Laceni Miranda Souza Dos Santos; Denize Da Silva Souza; Veleida Anahí Da Silva | 543,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
60.pdf | 60. Um estudo preliminar sobre a neurociência cognitiva nos cursos de licenciatura em matemática de Sergipe/Brasil: necessidades de incorporação de uma engenharia neurodidática - Laerte Fonseca; Adriana De Cássia | 555,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
61.pdf | 61. Feira escolar como proposta curricular para o ensino de ciências naturais no nível médio: um despertar para a iniciação científica - Laís Thiele Carvalho De Souza; Leonardo Ferreira De Almeida | 497,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
62.pdf | 62. Proposta de atividade lúdica para o ensino das parasitoses destinada ao 2º ano do ensino médio - Laíza Caroline Alves Da Conceição; Thaíse De Santana Santos; Lia Midori Meyer Nascimento | 493,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
63.pdf | 63. Os licenciandos em física da UFS e suas relações com a universidade – analizando o tema a partir da teoria da relação com o saber - Larissa Dias Feitosa | 515,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
64.pdf | 64. Breve visão sobre pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir dos periódicos: revista brasileira de ensino de física e caderno brasileiro de ensino de física - Leonardo De Sousa Silva | 506,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
65.pdf | 65. História e filosofia da ciência na formação docente em ciências biológicas: breves considerações sobre propostas curriculares - Leonardo Ferreira De Almeida | 512,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
66.pdf | 66. Ensino de química: reagindo na construção da prática docente - Liderlânio De Almeida Araujo; Alice Claudina Dos Santos; Graziela Brito De Almeida | 354,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
67.pdf | 67. O curso superior de licenciatura plena a distância em ciências naturais no estado de Sergipe: pioneirismo e incoerência - Liziane Santos Freitas; Juliana Eugênia Caixeta | 524,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
68.pdf | 68. Curso de EAD e o curso presencial de instrumentação para o ensino de física e seus reflexos no projeto PIBID - Luiz Adolfo De Mello; Ana Cácia Santos; Diego Batista Santos | 530,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
69.pdf | 69. Desenvolvendo o olhar crítico-reflexivo dos alunos sobre animais em extinção - Luiz César Barbosa Da Silva; Glória Maria Duarte Cavalcanti | 527,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
70.pdf | 70. Comunicação estabelecida no curso de licenciatura em matemática do cesad na perspectiva dos sujeitos da pesquisa - Marcio Batista Santos; Samísia Maria Fernandes Machado; Maria Neide Sobral | 373,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
71.pdf | 71. Indicações de uso(s) da história da matemática por professores da rede municipal de ensino de Aracaju-SE - Ivanete Batista Dos Santos; Marcos Denilson Guimarães | 1,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
72.pdf | 72. Os cursos de pedagogia de Sergipe e os saberes matemáticos na formação dos professores polivalentes - Maria Adeilma Meneses; Danilo Lemos Batista | 489,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
73.pdf | 73. Concepções de alunos do curso de ciências biológicas da UFPB sobre temas relacionados à bioética - Maria Andrêsa Da Silva; Dayane Dos Santos Silva | 554,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
74.pdf | 74. Resultados do PISA brasileiro: usar ou não usar? eis a questão! - Maria De Lourdes Haywanon Santos Araujo | 1,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
75.pdf | 75. O uso de mapas conceituais como instrumento de avaliação no ensino de física: um estudo a partir do tema as leis de Newton - Maria Helena Carvalho Da Costa; Gilvan Mendonça Silva; Tiago Nery Ribeiro | 1,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
76.pdf | 76. A importância da instrumentação em sala de aula com materiais simples do cotidiano - Maria José Dos Santos Sacramento; Viviane Ferreira Santos; Ana Cacia Santos | 493,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
77.pdf | 77. Prática social e formação de conceito matemático: o conhecimento de jovens e adultos sobre números decimais - Maria José Gomes Cavalcante | 1,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
78.pdf | 78. Educação ambiental como instrumento de preservação da Mata do Crasto (Santa Luzia do Itanhy/SE) - Maria Osania Santos Fontes; Elania Lucy Dias Albuquerque; Marta Cristina Vieira Farias | 491,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
79.pdf | 79. Panorama das tendências atuais da pesquisa em ensino de biologia: um estudo baseado em teses e dissertações - Mariana Resende De Oliveira; Adeline Brito Sales; Myrna Friederichs Landim | 603,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
101.pdf | 101. O educador luso-brasileiro Antonio Bandeira Trajano e a inovação do ensino de aritmética nos oitocentos e novecentos - Marcus Aldenisson De Oliveira; Ilka Miglio De Mesquita; Augusto Almeida De Oliveira Filho | 530,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
102.pdf | 102. Curvas de variação de temperatura: interações discursivas em salas de aula de ciências - Felipe Aragão Freire; Elton Daniel Oliveira Do Nascimento; Juliana Melo Nunes | 551,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
103.pdf | 103. Avaliação de uma sequência didática sobre células para o ensino fundamental: contribuições de licenciandos para a aproximação escola-universidade - Adriana Dos Santos Meneses; Ortelina Maiara Farias Ferreira; Lia Midori Meyer Nascimento | 605,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
104.pdf | 104. O teatro científico no ensino de física - Sarah Suely Nascimento Fonseca; Elisângela De Andrade Santos; Divanízia Do Nascimento Souza | 496,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
105.pdf | 105. A análise de desenhos para o levantamento das concepções alternativas sobre fotossíntese de alunos do 3º ano do ensino fundamental - Heraldo Bispo Dos Santos; Â ngelo Francklin Pitanga; Lenalda Dias Dos Santos | 782,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
106.pdf | 106. Um estudo interdisciplinar no primeiro ciclo: diálogo de sujeitos e saberes ou unicamente de saberes? - Gilvaneide Ferreira De Oliveira | 509,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
107.pdf | 107. O novo ENEM e o livro didático de química - Francisco Kaires Braga Da Costa; Maria Mozarina Beserra Almeida; Isaias Batista De Lima | 485,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
108.pdf | 108. Um estudo interdisciplinar no primeiro ciclo: diálogo de sujeitos e saberes ou unicamente de saberes? - Gilvaneide Ferreira De Oliveira | 507,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
109.pdf | 109. Análise de propostas de ensino de genética através do uso de modelos didáticos - Betânia Cristina Guilherme; Alessandra Maria Pereira Martins Da Silva; Walma Nogueira Ramos Guimarães | 507,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
110.pdf | 110. Avaliação de uma sequencia didática sobre a crise do conceito de gene destinada ao ensino superior: desafios ao conceito molecular cássico - Lia Midori Meyer Nascimento | 548,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
111.pdf | 111. Atividades e práticas interdisciplinares no ensino/aprendizagem e avaliação em matemática - Adriano Sousa Messias; José Antônio De Oliveira Júnior; Reynaldo José Mascarenhas Mota | 570,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
112.pdf | 112. Resolução de problemas no ensino de matemática: um olhar a partir da legislação - Aline Alves Costa; Reynaldo José Mascarenhas Mota | 488,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
113.pdf | 113. Ensinar ciências naturais no ensino fundamental: uma proposta de formação continuada - Josilândia Barreto Silva Cruz; Terciana Vidal Moura | 537,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
114.pdf | 114. Produção do jogo didático no ensino de ciências: uma contribuição para a construção do conhecimento - Pâmala Jéssica De Oliveira Santo; Regineide Meneses Melo | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
115.pdf | 115. O ensino de física mediado pelas tecnologias da informação e comunicação - Ilza Tenório Cavalcante Santos; Carloney Alves De Oliveira | 475,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
116.pdf | 116. Ciências da natureza e formação de conceitos: situações de ensino no agreste de Pernambuco - Samara Cavalcanti Da Silva; Giselle Nanes | 508,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
117.pdf | 117. Relações entre arte e matemática: posssibilidades para o ensino da geometria no 4º ano do ensino fundamental - Rosângela De Souza Santos; Carlos Alberto Vasconcelos | 510,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
118.pdf | 118. O estudo dos reinos protista e fungi nas aulas de ciências do ensino fundamental: relato de uma experiência - Gilda Maria Do Amarante Matos; Elaine Cristine Do Amarante Matos | 489,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
119.pdf | 119. O uso de material manipulativo no ensino de frações - Fernanda Andrea Fernandes Silva; Rodrigo Baldow | 725,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
120.pdf | 120. Reflexões acerca da construção do conceito de número racional no ensino fundamental - Vanessa Da Silva Alves; Rosemeire Roberta De Lima | 532,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
121.pdf | 121. A influência da formação docente no desempenho dos alunos: enfocando ciências naturais e matemática - Wanna Santos De Araujo | 522,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
122.pdf | 122. O software Geogebra como alternativa metodológica - Wellington Alves De Araújo | 1,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
123.pdf | 123. Mapas conceituais como ferramenta de avaliação: uma análise das leis de Newton - Ylla Grasielle Santos Alves; Grayce Kelly Alves Santos | 1,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.