Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10179
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título: VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 6 - Educação e ensino de ciências exatas e biológicas
Data do documento: Set-2012
Palavras-chave: Educação
Ensino de matemática
Ensino de ciências
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/>. Acesso em: 31 out. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10179
Aparece nas coleções:Anais 2012 - VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.pdf1. Análise do letramento científico dos alunos sobre química nas escolas estaduais de Aracaju - Maria Clara Pinto Cruz; Marília Grasiela Da Gama Santos; Gezyel Barbosa De Aquino227,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
2.pdf2. Diagnóstico do ensino de biologia no município de Lagarto, Sergipe: a visão dos professores - Myrna Friederichs Landim; Isabela Santos Correia Rosa208,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
3.pdf3. Matemática x informática: usar ou não usar, eis a questão! - Riviane Lima De Melo; Adriana Menezes De Santana596,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
4.pdf4. Concepção prévia sobre ofídios por alunos do 2º ano do ensino médio de quatro escolas de Sergipe - NASCIMENTO, Iucimara Da Conceição; MOREIRA, Edjane Farias; SANTOS, Aline De Oliveira147,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
5.pdf5. Aulas práticas no ensino de biologia: análise da sua utilização em escolas no município de lagarto/SE - Tatiane Santos Silva; Myrna Friederichs Landim169,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
6.pdf6. Ensino de geometria por meio do ciclo da experiência kellyana em espaços não formais de ensino - Alessandra Maria Pereira Martins Da Silva; Andréa De Freitas Barbosa; Cinthia Natali Pontes Dos Santos359,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
7.pdf7. Relações de gênero na educação matemática dos anos iniciais do ensino fundamental - Jailma Dos Santos; Lívia De Rezende Cardoso115,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
8.pdf8. Um estudo sobre as concepções dos alunos do 9º ano de um colégio particular no município de São Cristovão a respeito do processo avaliativo - Luzia Cristina De Melo Santos141,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
10.pdf10. Os erros cometidos por estudantes do 5º ano na resolução de problemas de adição e subtração - Andreza Cruz Dos Santos; Ana Maria Santos Oliveira; Teresa Cristina Etcheverria259,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
11.pdf11. Professor reflexivo no ensino de ciências utilizando a sequência didática interativa - Rafael Matias De Moura117,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
12.pdf12. Percepções ambientais de alunos do 9° ano do ensino fundamental, através de mapas mentais, em uma escola da rede pública de palmeira dos índios – AL, Brasil - Adriana Silva Albuquerque; Rafael Matias De Moura1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
13.pdf13. O ensino e aprendizagem concatenado de inequações, o corpo dos reais e lógica matemática: um panorama - Karly Barbosa Alvarenga201,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
14.pdf14. Educação nutricional nos anos iniciais: um estudo em escolas públicas de Itabaiana-SE - Maria Genice De Jesus; Lívia De Rezende Cardoso121,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
15.pdf15. Um enfoque cts com a perspectiva de humanização em um curso de engenharia civil: (parte i) a descrição metodológica - Wendel Menezes Ferreira; Ângelo Francklin Pitanga; Heraldo Bispo Dos Santos84,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
16.pdf16. O cálculo mental como estímulo ao desenvolvimento do raciocínio matemático: uma proposta de jogo educativo como facilitador da relação ensino-aprendizagem - Matheus De Carvalho Nascimento; Adriana Martins Moreira; Jonson Ney Dias Da Silva249,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
17.pdf17. Práticas construtivistas no ensino de ciências: os conhecimentos prévios dos alunos sobre o ecossistema manguezal - Irane Gonçalves Da Silva; Marlécio Maknamara803,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
18.pdf18. Cor como contextualização para o ensino de transição eletrônica segundo o modelo atômico de Bohr - Viviane Santos De Assis; Lenalda Dias Dos Santos; Maria Clara Pinto Cruz320,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
19.pdf19. Formação do professor(a) pesquisador(a) para o ensino de ciências naturais - Regineide Meneses Melo; Pâmala Jéssica De Oliveira Santo127,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
20.pdf20. Um enfoque CTS com a perspectiva de humanização em um curso de engenharia civil: (Parte II) a apresentação dos resultados - Ângelo Francklin Pitanga; Heraldo Bispo Dos Santos; Wendel Menezes Ferreira681,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
21.pdf21. A mobilização do saber e do fazer pedagógico: desafio na formação inicial do professor (pedagogo) - Adriana Eugênio De Souza Ponte526,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
22.pdf22. O esboço de curvas no ensino superior: algumas ferramentas teóricas para pensar o uso da linguagem matemática - Adriano Luiz Dos Santos; Méricles Thadeu Moretti965,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
23.pdf23. A utilização do jogo “complete & responda” no ensino de química: uma abordagem sobre ácidos e bases - Bruna Cristina De França Silva; Éverton Da Paz Santos; Gezyel Barbosa De Aquino1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
24.pdf24. Breve reflexão sobre os processos de comunicação da disciplina matemática para administradores do curso de administração publica do Cesad/UFS - Bruna Monalisa; Marcio Batista Santos; Michely Santos Araujo336,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
25.pdf25. O professor de ciências: formação e prática pedagógica - Bruno Dos Santos Andrade; Carlos Alberto Vasconcelos535,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
26.pdf26. Uma introdução à biomatemática: a importância da transdisciplinaridade entre biologia e matemática - Cassia Ferreira Sampaio; Amanda Gomes Da Silva367,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
27.pdf27. Contribuições de estratégias didático-pedagógicas inovadoras para o ensino da biologia - Cinthia Natali Pontes Dos Santos; Renata Priscila Da Silva; Monica Lopes Folena Araújo604,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
28.pdf28. O papel das atividades experimentais no ensino de ciências - Creso Meneses Vieira Da Mota; Glória Maria Duarte Cavalcanti748,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
29.pdf29. A gestão dos recursos hídricos para a manutenção da sustentabilidade em Sergipe - Cristyano Ayres Machado; José Carlos Santos De Menezes; Suely Prado Silva Ayres523,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
30.pdf30. História da matemática como recurso didático no ensino médio - Suely Cristina Silva Souza; Andrea Maria Dos Santos Matos; Danielle Santos Gonçalves478,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
31.pdf31. A educação algébrica no 8º ano do ensino fundamental no livro didático tudo é matemática: uma análise sobre as dimensões equacional e estrutural - Dariela Santos Passos; Rita De Cássia Pistóia Mariani562,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
32.pdf32. Critérios apontados por professores de matemática aracajuanos para seleção do livro didático - Deoclecia De Andrade Trindade; Ivanete Batista Dos Santos811,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
33.pdf33. O mapa conceitual no processo de ensino e aprendizagem da física: um estudo acerca da sua utilização como instrumento pedagógico no estágio supervisionado - Edelma Gomes Barreto; Tiago Nery Ribeiro485,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
34.pdf34. Histórico do curso de ciências biológicas no Brasil e em Mato Grosso - Edna Regina Uliana523,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
35.pdf35. Dificuldades de licenciandos em ciências biológicas nos estágios supervisionados obrigatórios - Edna Silva Barreto; Monica Lopes Folena Araujo562,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
36.pdf36. Considerações sobre as relações entre ciência e cultura no ensino de biologia - Elaine Cristine Do Amarante Matos; Luzia Cristina De Melo Santos502,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
37.pdf37. Práticas epistêmicas e movimentos epistêmicos: importância de cada categoria, relacionando-as em uma atividade investigativa de ciências - Elton Daniel Oliveira Do Nascimento; Adjane Da Costa Tourinho E Silva; É rika Cristina Meneses De França533,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
38.pdf38. Contrastando práticas e movimentos epistêmicos em atividades investigativas de ciências - Érika Cristina Menezes De França; Juliana Melo Nunes; F.A. Freire537,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
39.pdf39. A contextualização como ferramenta didática no ensino de química - Éverton Da Paz Santos; Bruna Cristina De França E Silva; Givanildo Batista Da Silva1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
40.pdf40. Atividades de história da matemática: perspectivas e desafios na compreensão de conceitos aritméticos - Evilásio José De Arruda540,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
41.pdf41. A exposição “corpo humano”: notas para pensar a alfabetização / cultura científica e a construção de significados sobre corpo - Fabiana Aparecida De Carvalho514,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
42.pdf42. Recursos de apoio didático para o ensino de biologia: alternativas para o desenvolvimento de novas competências docentes - Gabriela Santos Mendes; Suellen Tarcyla Da Silva Lima; Emanuel Souto Da Mota Silveira490,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
43.pdf43. Os saberes e as práticas docentes e a inovação curricular: dificuldades para o ensino da física moderna no ensino médio - George Kouzo Shinomiya; Elio Carlos Ricardo511,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
44.pdf44. Tabela periódica e notações químicas: análise das dificuldades discentes na compreensão da linguagem química - Gezyel Barbosa De Aquino; É verton Da Paz Santos; Bruna Cristina De França Silva618,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
45.pdf45. A experimentação em salas de aulas de química, física e biologia na visão de professores sergipanos - Hélio Magno Nascimento Dos Santos; José Anderson De Santana; João Paulo Mendonça Lima533,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
46.pdf46. Concepção prévia sobre ofídios por alunos do 2º ano do ensino médio de quatro escolas de Sergipe - NASCIMENTO, Iucimara Da Conceição; MOREIRA, Edjane Farias; SANTOS, Aline De Oliveira1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
47.pdf47. Recomendações de uso(s) das tecnologias em livro(s) didático(s) de matemática: primeiras aproximações - Ivana Silva Santos Lima; Ivanete Batista Dos Santos1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
48.pdf48. Aprendizagem por modelos e analogias – construção do conhecimento científico a cerca da divisão celular - Jaqueline Paranhos Da Silva Morais505,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
49.pdf49. Trabalhando o corpo humano e suas curiosidades: sexualidade e saúde em uma turma de 8° ano - Jefferson Silva Costa; Deysiane Maria Souza Nunes; Ana Carolina Coutinho Faria Gléria589,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
50.pdf50. O ensino de ciências biológicas através de aulas experimentais: uma ação de prática docente - Jhonatan David Santos Das Neves; Josefa Betânia Vilela Costa; Rubens Pessoa De Barros504,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
51.pdf51. Pressupostos da teoria semiótica de Peirce e sua aplicação na análise das representações em química - Joeliton Chagas Silva; Adjane Da Costa Tourinho E Silva519,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
52.pdf52. O lúdico no processo de ensino e aprendizagem de matemática no 6º ano do ensino fundamental na escola municipal José Romão do nascimento em Areia Branca-SE - José Antônio De Oliveira Júnior1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
53.pdf53. A importância da análise da química da água como fator de gerador da saúde populacional - José Carlos Santos De Menezes; Cristyano Ayres Machado; Suely Prado Silva Ayres390,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
54.pdf54. Formação continuada de professores: uma experiência acerca da matemática nas séries iniciais - José Robson Silva Santana; Arlindo Batista De Santana Filho; Thamyres Dayana Santana Campos515 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
55.pdf55. Ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões iniciais - Josefa Alenilza De Jesus Lima; Maria Camila De Lima Brito; Edinéia Tavares Lopes479,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
56.pdf56. A influência do ensino das ciências nos hábitos alimentares saudáveis das crianças das séries iniciais - Josefa Cristiane Ferreira De Oliveira; Glória Maria Duarte Cavalcanti; Anamélia Sales Assis515,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
57.pdf57. Motivos de escolha do curso e expectativas profissionais de graduandos de química licenciatura, do Campus prof. Alberto Carvalho, em relação à docência - Juliana Gimenes Andrade; Aline Mendonça Santana; Acácio Alexandre Pagan533,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
58.pdf58. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio: propostas para o ensino de biologia - Kelen Lins Araujo; Wanna Santos De Araujo535,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
59.pdf59. A relação com o saber e o conhecimento matemático: o sentido que alunos do ensino fundamental atribuem ao cálculo de área - Laceni Miranda Souza Dos Santos; Denize Da Silva Souza; Veleida Anahí Da Silva543,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
60.pdf60. Um estudo preliminar sobre a neurociência cognitiva nos cursos de licenciatura em matemática de Sergipe/Brasil: necessidades de incorporação de uma engenharia neurodidática - Laerte Fonseca; Adriana De Cássia555,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
61.pdf61. Feira escolar como proposta curricular para o ensino de ciências naturais no nível médio: um despertar para a iniciação científica - Laís Thiele Carvalho De Souza; Leonardo Ferreira De Almeida497,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
62.pdf62. Proposta de atividade lúdica para o ensino das parasitoses destinada ao 2º ano do ensino médio - Laíza Caroline Alves Da Conceição; Thaíse De Santana Santos; Lia Midori Meyer Nascimento493,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
63.pdf63. Os licenciandos em física da UFS e suas relações com a universidade – analizando o tema a partir da teoria da relação com o saber - Larissa Dias Feitosa515,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
64.pdf64. Breve visão sobre pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir dos periódicos: revista brasileira de ensino de física e caderno brasileiro de ensino de física - Leonardo De Sousa Silva506,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
65.pdf65. História e filosofia da ciência na formação docente em ciências biológicas: breves considerações sobre propostas curriculares - Leonardo Ferreira De Almeida512,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
66.pdf66. Ensino de química: reagindo na construção da prática docente - Liderlânio De Almeida Araujo; Alice Claudina Dos Santos; Graziela Brito De Almeida354,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
67.pdf67. O curso superior de licenciatura plena a distância em ciências naturais no estado de Sergipe: pioneirismo e incoerência - Liziane Santos Freitas; Juliana Eugênia Caixeta524,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
68.pdf68. Curso de EAD e o curso presencial de instrumentação para o ensino de física e seus reflexos no projeto PIBID - Luiz Adolfo De Mello; Ana Cácia Santos; Diego Batista Santos530,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
69.pdf69. Desenvolvendo o olhar crítico-reflexivo dos alunos sobre animais em extinção - Luiz César Barbosa Da Silva; Glória Maria Duarte Cavalcanti527,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
70.pdf70. Comunicação estabelecida no curso de licenciatura em matemática do cesad na perspectiva dos sujeitos da pesquisa - Marcio Batista Santos; Samísia Maria Fernandes Machado; Maria Neide Sobral373,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
71.pdf71. Indicações de uso(s) da história da matemática por professores da rede municipal de ensino de Aracaju-SE - Ivanete Batista Dos Santos; Marcos Denilson Guimarães1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
72.pdf72. Os cursos de pedagogia de Sergipe e os saberes matemáticos na formação dos professores polivalentes - Maria Adeilma Meneses; Danilo Lemos Batista489,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
73.pdf73. Concepções de alunos do curso de ciências biológicas da UFPB sobre temas relacionados à bioética - Maria Andrêsa Da Silva; Dayane Dos Santos Silva554,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
74.pdf74. Resultados do PISA brasileiro: usar ou não usar? eis a questão! - Maria De Lourdes Haywanon Santos Araujo1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
75.pdf75. O uso de mapas conceituais como instrumento de avaliação no ensino de física: um estudo a partir do tema as leis de Newton - Maria Helena Carvalho Da Costa; Gilvan Mendonça Silva; Tiago Nery Ribeiro1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
76.pdf76. A importância da instrumentação em sala de aula com materiais simples do cotidiano - Maria José Dos Santos Sacramento; Viviane Ferreira Santos; Ana Cacia Santos493,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
77.pdf77. Prática social e formação de conceito matemático: o conhecimento de jovens e adultos sobre números decimais - Maria José Gomes Cavalcante1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
78.pdf78. Educação ambiental como instrumento de preservação da Mata do Crasto (Santa Luzia do Itanhy/SE) - Maria Osania Santos Fontes; Elania Lucy Dias Albuquerque; Marta Cristina Vieira Farias491,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
79.pdf79. Panorama das tendências atuais da pesquisa em ensino de biologia: um estudo baseado em teses e dissertações - Mariana Resende De Oliveira; Adeline Brito Sales; Myrna Friederichs Landim603,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
101.pdf101. O educador luso-brasileiro Antonio Bandeira Trajano e a inovação do ensino de aritmética nos oitocentos e novecentos - Marcus Aldenisson De Oliveira; Ilka Miglio De Mesquita; Augusto Almeida De Oliveira Filho530,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
102.pdf102. Curvas de variação de temperatura: interações discursivas em salas de aula de ciências - Felipe Aragão Freire; Elton Daniel Oliveira Do Nascimento; Juliana Melo Nunes551,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
103.pdf103. Avaliação de uma sequência didática sobre células para o ensino fundamental: contribuições de licenciandos para a aproximação escola-universidade - Adriana Dos Santos Meneses; Ortelina Maiara Farias Ferreira; Lia Midori Meyer Nascimento605,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
104.pdf104. O teatro científico no ensino de física - Sarah Suely Nascimento Fonseca; Elisângela De Andrade Santos; Divanízia Do Nascimento Souza496,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
105.pdf105. A análise de desenhos para o levantamento das concepções alternativas sobre fotossíntese de alunos do 3º ano do ensino fundamental - Heraldo Bispo Dos Santos; Â ngelo Francklin Pitanga; Lenalda Dias Dos Santos782,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
106.pdf106. Um estudo interdisciplinar no primeiro ciclo: diálogo de sujeitos e saberes ou unicamente de saberes? - Gilvaneide Ferreira De Oliveira509,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
107.pdf107. O novo ENEM e o livro didático de química - Francisco Kaires Braga Da Costa; Maria Mozarina Beserra Almeida; Isaias Batista De Lima485,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
108.pdf108. Um estudo interdisciplinar no primeiro ciclo: diálogo de sujeitos e saberes ou unicamente de saberes? - Gilvaneide Ferreira De Oliveira507,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
109.pdf109. Análise de propostas de ensino de genética através do uso de modelos didáticos - Betânia Cristina Guilherme; Alessandra Maria Pereira Martins Da Silva; Walma Nogueira Ramos Guimarães507,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
110.pdf110. Avaliação de uma sequencia didática sobre a crise do conceito de gene destinada ao ensino superior: desafios ao conceito molecular cássico - Lia Midori Meyer Nascimento548,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
111.pdf111. Atividades e práticas interdisciplinares no ensino/aprendizagem e avaliação em matemática - Adriano Sousa Messias; José Antônio De Oliveira Júnior; Reynaldo José Mascarenhas Mota570,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
112.pdf112. Resolução de problemas no ensino de matemática: um olhar a partir da legislação - Aline Alves Costa; Reynaldo José Mascarenhas Mota488,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
113.pdf113. Ensinar ciências naturais no ensino fundamental: uma proposta de formação continuada - Josilândia Barreto Silva Cruz; Terciana Vidal Moura537,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
114.pdf114. Produção do jogo didático no ensino de ciências: uma contribuição para a construção do conhecimento - Pâmala Jéssica De Oliveira Santo; Regineide Meneses Melo1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
115.pdf115. O ensino de física mediado pelas tecnologias da informação e comunicação - Ilza Tenório Cavalcante Santos; Carloney Alves De Oliveira475,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
116.pdf116. Ciências da natureza e formação de conceitos: situações de ensino no agreste de Pernambuco - Samara Cavalcanti Da Silva; Giselle Nanes508,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
117.pdf117. Relações entre arte e matemática: posssibilidades para o ensino da geometria no 4º ano do ensino fundamental - Rosângela De Souza Santos; Carlos Alberto Vasconcelos510,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
118.pdf118. O estudo dos reinos protista e fungi nas aulas de ciências do ensino fundamental: relato de uma experiência - Gilda Maria Do Amarante Matos; Elaine Cristine Do Amarante Matos489,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
119.pdf119. O uso de material manipulativo no ensino de frações - Fernanda Andrea Fernandes Silva; Rodrigo Baldow725,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
120.pdf120. Reflexões acerca da construção do conceito de número racional no ensino fundamental - Vanessa Da Silva Alves; Rosemeire Roberta De Lima532,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
121.pdf121. A influência da formação docente no desempenho dos alunos: enfocando ciências naturais e matemática - Wanna Santos De Araujo522,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
122.pdf122. O software Geogebra como alternativa metodológica - Wellington Alves De Araújo1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
123.pdf123. Mapas conceituais como ferramenta de avaliação: uma análise das leis de Newton - Ylla Grasielle Santos Alves; Grayce Kelly Alves Santos1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.