Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10208
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título: V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 13 - Ensino superior no Brasil
Título(s) alternativo(s): 1. A clivagem na escrita da monografia do aluno concluinte do curso de pedagogia - Adriana E. de S. Ponte
2. O REUNI e suas implicações na Universidade Federal de Sergipe - Aísha Kaderrah Dantas Melo; Tatiane Menezes Santana
3. Observações de estagiários da prática pedagógica do professor de biologia - Almeida, M. S.; Menezes, R. S.; Pagan, A. A
4. Docência universitária: mais que uma questão de conhecimento técnico - Ana Cristina Couto Santos da Silva
5. A ética na docência universitária: dilemas, tensões e valores de vida - Ana Lise Costa de Oliveira
6. A qualidade do ensino superior em foco: representações de estudantes de licenciatura - Andréa dos Santos Nunes; Sara Santos Barbosa; Marinalva Lopes Ribeiro
7. Ser professor na atualidade: representações de estudantes sobre a influência da pesquisa nas práticas pedagógicas dos docentes no contexto da sala de aula universitária - Antonio Roberto Seixas da Cruz; Murilo Oliveira Almeida
8. Um encontro contemporâneo entre a educação infantil e a educação ambiental - Cae Rodrigues
9. A epistemologia da formação docente professada nas pesquisas - Camila Itikawa Gimenes; Odisséa Boaventura de Oliveira
10. Contribuições da arteterapia na formação continuada dos professores - Cássia de Fátima da Silva Souza; Maria de Lourdes Santos Figueiredo Leite
11. A trajetória do ensino superior a distância no ceará através de fontes digitais de pesquisa - Cibelle Amorim Martins; J.R.S Rogério; M.I.P.S Iracema
12. Construção de identidades na formação em psicologia - Clarissa Íris Rocha Leite; Eleneide Alves da Silva
13. Reforma e interiorização do ensino superior no Brasil: ICADS – Bahia: arquitetura e identidade organizacional em des(re)construção - Cleildes Marques de Santana
14. Profissionalidade docente e práxis pedagógica no ensino superior - Cristina d’Ávila; Luiz Antonio Batista Leal; Monique Bernardes
15. A EAD como promotora do desenvolvimento sócio-educacional: experiência de educação a distância em Lagarto – Sergipe (2009) - Cristyano Ayres Machado; Andréa Karla Ferreira Nunes
16. A importância da missão francesa para a filosofia brasileira na fundação da USP - Cristiane Maria Marinho
17. O desenvolvimento da abordagem comunicativa na EAD - Deane Santos do Nascimento
18. O grau de influências de aspectos currículares e das práticas docentes no desempenho dos discentes: um estudo de caso em uma disciplina da graduação Denise Maria Moreira Chagas Correa; Wagner Bandeira Andriola; Antônia Karina Barroso Gouveia
19. Prática pedagógica e emancipação no ensino superior: reflexões sobre a aprendizagem e desenvolvimento do jovem/adulto - Denise Maria de Carvalho Lopes
20. Profissionalização da docência: representações sociais de estudantes concluintes de cursos de licenciatura - Ediva de Sousa Martins; Rita de Cássia Araujo Freitas de Moraes
21. O desenvolvimento regional e a diversidade - Eduardo Cartier; Lilian Blanck de Oliveira
22. Análises preliminares das políticas de pesquisa na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT): buscando novos cenários - Egeslaine de Nez
23. Práticas pedagógicas de qualidade: representações de estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana - Elane Almeida de Oliveira; Alécia Santos de Araújo; Antonio Roberto Seixas da Cruz; Taiara de Lima Silva B. Santos
24. Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço: análise de estudantes de pedagogia acerca da avaliação da aprendizagem no ensino superior - Fabiana Castelo Branco de Santana, Flávia de Souza Barros
25. Da proposição a vivência: a experiência da nova modelagem curricular da Universidade Federal de Alagoas no alto sertão alagoano - Felipe de Paula Souza, Tarcísio Augusto Alves da Silva
26. Extensão universitária e qualificação do trabalho docente: questões a partir da pedagogia universitária - Franciele Jacqueline Gazola da Silva; Sueli Mazzilli; Klim Wertz Schender
27. O ensino superior é de qualidade? representações sociais de estudantes da UEFS - Hilana Rios de Araújo Pinheiro; Flávia Roberta dos Santos Pereira; Marinalva Lopes Ribeiro
28. Concepções de aprendizagem de estudantes universitários de licenciatura e mestrado - Iron Pedreira Alves; Luisa Gomes Portugal
29. Uma análise da migração de estudantes do bacharelado em matemática - Jones Clécio Oliveira; Karly Barbosa Alvarenga; Leonel Ricardo Machado Meneses; Mirleide Andrade Silva
30. Formação técnico-didático-pedagógica do docente de letras - José Marcos de França
31. A extensão rural nos cursos de ciências agrárias: um diálogo com Paulo Freire - José Tarcísio Grunennvaldt; Graciela Tonello; Helem Priscilla M. Souza; Marília Konrad
32. Currículo e formação docente no curso de ciências sociais/UFPA - Leandro Klineyder Gomes de Freitas
33. Projetos interdisciplinares em cursos de turismo de nível superior: um relato de experiência - Lillian Maria de Mesquita Alexandre; Jaime José da Silveira Barros Neto
34. A história e os significados culturais que permeiam o ensino superior no Brasil - Lívia de Melo Barbosa; Angélica de Fátima Piovesan
35. Qualidade da aprendizagem no ensino superior: práticas pedagógicas e suas fundamentações epistemológicas - Lucile Ruth de Menezes Almeida; Rita de Cássia Araujo F. de Moraes; Luisa Gomes Portugal
36. Valores que influenciam no convívio social: um estudo entre universitários de Aracaju - Márcia Alves de Carvalho Machado
37. Origens históricas e configuração do curso de direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Marcia Terezinha Jerônimo Oliveira
38. Observações de estagiários da prática pedagógica do professor de biologia - Marcela Santos de Almeida
39. A formação continuada do professor como requisito permanente da docência no ensino superior - Maria de Lourdes Santos Figueiredo Leite; Cássia de Fátima da Silva Souza
40. A história do ensino superior na Universiade Estadual de Alagoas- UNEAL, tecendo os fios de uma trajetória - Maria Helena de Melo Aragão
41. A docência e as atuais políticas para o ensino superior - Maria Laura Brenner de Moraes
42. Práticas investigativas: uma experiência interdisciplinar na Universidade Tiradentes em Sergipe - Marilene Batista da Cruz Nascimento; Janilce Santos Domingues Graça
43. Reflexão sobre a reforma universitária de 1968 - Micheline Cordeiro Goes; Patrícia Batista Santos; Weslei Almeida Santos
44. A formação inicial de professores por competência: uma análise das diretrizes curriculares nacionais - Marta Loula Dourado Viana; Maria Oliveira dos Santos
45. Ensino, pesquisa e extensão: de estudantes das licenciaturas da UEFS na perspectiva da qualidade do ensino superior - Marta Silveira Santos; Beatriz Mello de Lima; Rosaria Da Paixão Trindade
46. A formação continuada na perspectiva dos próprios professores cursistas - Naire Jane Capistrano
47. A educação superior como instrumento de gestão: a contribuição da multicampia para o desenvolvimento do interior da Bahia - Paulo César Marques de Andrade Santos
48. Contributos do ensino pela pesquisa à formação de docentes de biologia - Railene dos Santos Menezes; Pagan, A. A.
49. Educação superior: políticas públicas no modelo do estado social de direito - Raquel Sanches Cavalcante
50. Ensino superior público e privado no Brasil (1995-2005) - Renata Lima Santos
51. Motivação e indisciplina no ensino superior - Renata Prado Menighin; Tauana Fabrícia Pereira Cândido; Valéria Barreto Soares
52. Identidades e inclusão social no ensino superior: um estudo na Universidade Federal de Sergipe - Rosenilde Alves dos Santos; Silvanete Rezende Lima; João Rogério Menezes de Santana; Maria Batista Lima
53. As faces dos atores sociais ingressos no ensino superior: experiência do campus do sertão – UFAL - Samuel Pires Melo; Ayana Candace Santos
54. A educação superior privada e as relações hegemônicas: um pensamento gramsciano - Sandra de Lourdes Gonçalves
55. Sociedade da aprendizagem e o desafio de transformar informação em conhecimento à luz do protagonismo municipal - Sandra Maria Cerqueira da Silva Mattos
56. Ensino superior em sergipe: um estudo sobre sua evolução a partir do Plano Nacional de Educação - PNE - Sandra Rosa Baldin; Márcia Alves de Carvalho Machado
57. Um estudo baseado na percepção dos egressos do ensino superior em instituições públicas estaduais da Região Metropolitana de Salvador (RMS): fatores norteadores a políticas públicas - Sérgio Henrique da Conceição; Gilson Barbosa Dourado
58. A formação do professor e os impasses da educação - Shiziele Shimada
59. Trajetória de estudantes egressos da rede pública na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: o que discutem as pesquisas? - Silcia Soares da Silva; Betania Leite Ramalho
60. Permanência no ensino superior: uma questão de direito - Simone Silvestre Santos Freitas; Caroline Santos Siqueira; Silviane dos Santos Rocha; Margarida Maria Teles
61. O corpo docente e inserção social através da percepção dos discentes matriculados: avaliação interna dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Estado do Rio De Janeiro - UNIRIO - Tânia Maria Rodrigues de França; Alessandra da Silva Souza Avila Amaral; Luciana Barrozo da Silva
62. Institutos superiores de educação no Brasil : análise de uma política outorgada pela LDBEN 9.394/96 - Waldeck Carneiro; Flávia Araújo; Fernando Paiva; Romã Neptune
Data do documento: Set-2010
Palavras-chave: Educação
Ensino superior
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2010. Disponível em: <http://educonse.com.br/2010/>. Acesso em: 31 out. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10208
Aparece nas coleções:Anais 2010 - IV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.pdfA clivagem na escrita da monografia do aluno concluinte do curso de pedagogia163,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2.pdfO REUNI e suas implicações na Universidade Federal de Sergipe186,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
3.pdfObservações de estagiários da prática pedagógica do professor de biologia189,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
4.pdfDocência universitária: mais que uma questão de conhecimento técnico210,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
5.pdfA ética na docência universitária: dilemas, tensões e valores de vida174,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
6.pdfA qualidade do ensino superior em foco: representações de estudantes de licenciatura190,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
7.pdfSer professor na atualidade: representações de estudantes sobre a influência da pesquisa nas práticas pedagógicas dos docentes no contexto da sala de aula universitária194,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
8.pdfUm encontro contemporâneo entre a educação infantil e a educação ambiental180,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
9.pdfA epistemologia da formação docente professada nas pesquisas221,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
10.pdfContribuições da arteterapia na formação continuada dos professores175,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
11.pdfA trajetória do ensino superior a distância no ceará através de fontes digitais de pesquisa159,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
12.pdfConstrução de identidades na formação em psicologia189,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
13.pdfReforma e interiorização do ensino superior no Brasil: ICADS – Bahia: arquitetura e identidade organizacional em des(re)construção235,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
14.pdfProfissionalidade docente e práxis pedagógica no ensino superior231,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
15.pdfA EAD como promotora do desenvolvimento sócio-educacional: experiência de educação a distância em Lagarto – Sergipe (2009)206,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
16.pdfA importância da missão francesa para a filosofia brasileira na fundação da USP178,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
17.pdfO desenvolvimento da abordagem comunicativa na EAD170,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
18.pdfO grau de influências de aspectos currículares e das práticas docentes no desempenho dos discentes: um estudo de caso em uma disciplina da graduação231,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
19.pdfPrática pedagógica e emancipação no ensino superior: reflexões sobre a aprendizagem e desenvolvimento do jovem/adulto150,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
20.pdfProfissionalização da docência: representações sociais de estudantes concluintes de cursos de licenciatura177,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
21.pdfO desenvolvimento regional e a diversidade170,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
22.pdfAnálises preliminares das políticas de pesquisa na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT): buscando novos cenários208,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
23.pdfPráticas pedagógicas de qualidade: representações de estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana206,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
24.pdfFaça o que eu digo, mas não faça o que eu faço: análise de estudantes de pedagogia acerca da avaliação da aprendizagem no ensino superior142,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
25.pdfDa proposição a vivência: a experiência da nova modelagem curricular da Universidade Federal de Alagoas no alto sertão alagoano206,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
26.pdfExtensão universitária e qualificação do trabalho docente: questões a partir da pedagogia universitária156,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
27.pdfO ensino superior é de qualidade? representações sociais de estudantes da UEFS211,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
28.pdfConcepções de aprendizagem de estudantes universitários de licenciatura e mestrado187,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
29.pdfUma análise da migração de estudantes do bacharelado em matemática307,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
30.pdfFormação técnico-didático-pedagógica do docente de letra196,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
31.pdfA extensão rural nos cursos de ciências agrárias: um diálogo com Paulo Freire175,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
32.pdfCurrículo e formação docente no curso de ciências sociais/UFPA253,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
33.pdfProjetos interdisciplinares em cursos de turismo de nível superior: um relato de experiência179,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
34.pdfA história e os significados culturais que permeiam o ensino superior no Brasil171,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
35.pdfQualidade da aprendizagem no ensino superior: práticas pedagógicas e suas fundamentações epistemológicas185,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
36.pdfValores que influenciam no convívio social: um estudo entre universitários de Aracaju263,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
37.pdfOrigens históricas e configuração do curso de direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS)206,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
38.pdfObservações de estagiários da prática pedagógica do professor de biologia188,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
39.pdfA formação continuada do professor como requisito permanente da docência no ensino superior177,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
40.pdfA história do ensino superior na Universiade Estadual de Alagoas- UNEAL, tecendo os fios de uma trajetória155,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
41.pdfA docência e as atuais políticas para o ensino superior190,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
42.pdfPráticas investigativas: uma experiência interdisciplinar na Universidade Tiradentes em Sergipe297,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
43.pdfReflexão sobre a reforma universitária de 1968182,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
44.pdfA formação inicial de professores por competência: uma análise das diretrizes curriculares nacionais172,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
45.pdfEnsino, pesquisa e extensão: de estudantes das licenciaturas da UEFS na perspectiva da qualidade do ensino superior174,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
46.pdfA formação continuada na perspectiva dos próprios professores cursistas176,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
47.pdfA educação superior como instrumento de gestão: a contribuição da multicampia para o desenvolvimento do interior da Bahia189,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
48.pdfContributos do ensino pela pesquisa à formação de docentes de biologia159,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
49.pdfEducação superior: políticas públicas no modelo do estado social de direito158,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
50.pdfEnsino superior público e privado no Brasil (1995-2005)202,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
51.pdfMotivação e indisciplina no ensino superior184,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
52.pdfIdentidades e inclusão social no ensino superior: um estudo na Universidade Federal de Sergipe200,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
53.pdfAs faces dos atores sociais ingressos no ensino superior: experiência do campus do sertão – UFAL935,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
54.pdfA educação superior privada e as relações hegemônicas: um pensamento gramsciano217,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
55.pdfSociedade da aprendizagem e o desafio de transformar informação em conhecimento à luz do protagonismo municipal189,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
56.pdfEnsino superior em sergipe: um estudo sobre sua evolução a partir do Plano Nacional de Educação - PNE243,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
57.pdfUm estudo baseado na percepção dos egressos do ensino superior em instituições públicas estaduais da Região Metropolitana de Salvador (RMS): fatores norteadores a políticas públicas212,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
58.pdfA formação do professor e os impasses da educação184,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
59.pdfTrajetória de estudantes egressos da rede pública na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: o que discutem as pesquisas?167,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
60.pdfPermanência no ensino superior: uma questão de direito156,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
61.pdfO corpo docente e inserção social através da percepção dos discentes matriculados: avaliação interna dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Estado do Rio De Janeiro - UNIRIO289,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
62.pdfInstitutos superiores de educação no Brasil : análise de uma política outorgada pela LDBEN 9.394/96197,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.