Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10210
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 11 - Educação infantil e inclusão social
Other Titles: 1. A loucura sob a ótica do direito penal do século XVIII E XIX- Foucault e Tobias Barreto - Alessandro Araujo Mendes; Kátia Regina Lopes Costa
2. Deficientes intelectuais – educação inclusiva e tratamento jurídico penal e criminológico contemporâneo - Alessandro Araujo Mendes
3. O processo de inclusão escolar da criança com deficiência visual: um estudo de caso Paula - Ana Barbara A. Vazquez Correa; Renata Beatriz de Souza Prado
4. A roda dos expostos e os expostos sem roda: uma abordagem sobre a inserção da roda do Século XVIII e a atual vertente dos abrigos - Ana Bárbara Assunção Vazquez Corrêa
5. A permanência qualitativa nos centros de educação infantil comunitários: impasses e perspectivas - Ana Lúcia Soares da Conceição Araújo
6. A educação física na educação infantil, possibilidades de atuação profissional a partir de uma abordagem crítico-emacipatória - Andrize Ramires Costa; Luciana Mara dos Santos Espíndola; Soraya Corrêa Domingues; Elenor Kunz
7. A organização dos espaços na educação infantil e sua contribuição para o desenvolvimento moral das crianças - Antonia Emanuela Oliveira de Lima
8. Coordenação motora da criança com Síndrome de Down na escola de ensino regular e especial - Antonio Carlos Nogueira Santos; Aline de Almeida Menezes
9. Análise da aquisição da língua portuguesa por alunos surdos - Ayane Nazarela Santos de Almeida; Mônica de Gois Silva Barbosa
10. Os saberes profissionais de professoras da educação infantil nos CMEIS – CRE/ Pirajá – Salvador - Conceição Maria Alves Sobral; C.M.D
11. Um encontro contemporâneo entre a educação infantil e a educação ambiental - Cae Rodrigues
12. Acessibilidade: um estudo de caso em uma instituíção privada de ensino - Cândida Luísa Pinto Cruz; Débora Costa Bento
13. O ensino da capoeira como conteúdo possível nas escolas para pessoas com deficiência na cidade de Aracaju-SE - Débora Costa Bento; Manoel Francisco Viana Junior; Antenor de Oliveira Neto; Cândida Luísa Pinto Cruz
14. Autismo e inclusão escolar - Denia de Oliveira Lisboa; Denise de Oliveira Lisboa; Márcia de Mesquita Cardoso Alves
15. A inclusão social através da leitura: uma análise acerca dos conceitos de alfabetização - Deyse Carla Oliveira Borges; Gersivalda Mendonça da Mota; Maise Nunes de Carvalho
16. A expressão de atitudes intergrupais na sala de aula: a interação professor x aluno - Edileuza Santos do Nascimento Cruz; Dalila Xavier de França
17. Libras e educação ambiental: a formação dos educadores e os sinais numa pespectiva bilingue - Élida Rafisa de Oliveira Rocha Leite; Bruno Silva Leite
18. Inclusão educacional dos portadores de necessidades especiais no Brasil - Elisson Souza de São José
19. Educação matemática inclusiva: uma análise bibliométrica no 10º Encontro Nacional de Educação Matemática - Enio Gomes Araujo; Renata Beatriz de Souza Prado
20. Infância e brinquedo: uma análise do processo de aculturação dos padrões de beleza corporal - Fabio Zoboli; Adolfo Ramos Lamar
21. A perspectiva da totalidade nos estudos sobre infância - Fani Quitéria Nascimento Rehem
22. A educação especial e os desafios da formação humana na contemporaneidade - Flaviano Oliveira Fonsêca; Jorgenaldo Calazans dos Santos
23. O trabalho com literatura infantil em uma escola da rede pública de Guarulhos (SP): imaginação, linguagem, educação e desenvolvimento na infância - Gisele Recco Tendeiro; M. de F. Carvalho
24. Brincar e se-movimentar na educação de crianças de 0 a 6 anos na rede municipal de Aracaju/SE - Guilherme Amorim de Moraes Cruz; Tamires Santos Oliveira; Verônica Moura Santos; Roselaine Kuhn
25. Sistema de cotas: um desafio para a educação inclusiva - Isa Regina Santos dos Anjos
26. Representações sociais dos professores sobre conteúdo/conhecimento dos jogos e das brincadeiras utilizando as aulas de educação física na educação infantil - Ivo Nascimento Neto
27. Educação infantil, perspectiva de aprendizagem futura - José Inácio dos Santos
28. Inclusão escolar no Instituto Federal de Sergipe: e agora, o que fazer? - José Nazareno Gonçalves Ferreira
29. Gestão compartilhada e democrática – pratica escolar que ensina a todos: um estudo sobre o centro de educação básica da Universidade Estadual de Feira De Santana - José Raimundo Oliveira Lima; Sandra Maria Cerqueira da Silva Mattos
30. Um jeito de incluir: minimizar a violência simbólica através da tecnologia assistiva - Josilene Souza Lima Barbosa; Rita de Cácia Santos Souza
31. A estimulação precoce: reflexões sobre o atendimento às crianças surdas - Jucélia Brasil Gomes de Oliveira
32. A leitura como objeto de ensino-aprendizagem e as especificidades das crianças pequenas na educação infantil - Kaliana da Silva Correia
33. Minha mãe não deixa eu brincar de carro; porque senão eu viro homem: um estudo sobre as relações de gênero no grupo cinco da educação infantil - Karen Santos Amorim
34. Caminhos da inclusão: de onde viemos e para onde vamos? - Kátia Regina Lopes Costa
35. A relação família x escola: o que dizem as professoras da educação infantil - Liana Gonçalves Pontes Sodré; Uerisleda Alencar Moreira; Miriam Thereza da Silva Leôncio
36. “Preto é a cor da morte”: representações sociais de crianças do grupo cinco sobre a morte - Litza Pereira Santos; Lílian Miranda Bastos Pacheco
37. Racismo, preconceito e trajetória escolar de crianças negras e brancas: a realidade de Sergipe - Luana Costa Chagas; Dalila Xavier de França
38. Autismo e inclusão escolar - Márcia de Mesquita Cardoso Alves; Denia de Oliveira Lisboa; Denise de Oliveira Lisboa
39. A construção de escolas inclusivas - Márcia Mesquita Cardoso Alves
40. Infância, vida e saberes: um estudo etnográfico com crianças em comunidade pesqueira - Maria Cristina Martin; Selmugem Leana da S. P. A. Moreira
41. Das memórias e reminiscências da infância à vida de professora: uma trajetória de formação - Maria de Fátima Araújo
42. Família e escola infantil: cuidar; proteger e educar x violação dos direitos da criança - Maria Elisa Pacheco de Oliveira Silva
43. A educação inclusiva e os seus avanços no processo de ensino/aprendizagem para aluno surdo - Marize Machado; Márcia do Nascimento Fontes Melo
44. Representações sobre o papel docente na voz de professoras da educação infantil: decorrências na prática pedagógica - Milena Aragão; Lúcio Kreutz
45. Um olhar sobre os desafios da efetivação da educação inclusiva na educação infantil - Mônica Andrade Modesto; Daniel Sousa Nascimento
46. Infância e consumo - Naiara Santana de Jesus; Suene de Oliveira Morais
47. Dislexia na educação infantil: motivo de exclusão - Omundsen de Melo Costa Junior; Maria Eurácia B. de Andrade; João Ferreira dos Santos
48. Avaliação de aspectos hipermidiáticos nos materiais didáticos para a educação a distância em rede - Ofélia Alencar de Mesquita; PONTES; R. L. J.; CASTRO FILHO; J.A.
49. A inserção de políticas de inclusão social na educação infantil: desvendando caminhos - Patricia de Sousa Nunes Silva
50. A contribuição do jogo Simbólico no Desenvolvimento do Esquema Corporal de Crianças com Deficiência Visual - Rosa Karla Cardoso Almeida; Patrícia Matos Souza Nunes
51. Infâncias que nos escapam: relatos de experiências da infância ninja na Praça Marechal Floriano em Passo Fundo - Rosalir Viebrantz
52. Metodologias de ensino para alunos com Síndrome de Down: um estudo de caso em uma escola da rede particular de ensino em Aracaju - Tatiane Feitosa Nascimento
53. Albetização do aluno em situação de deficiência em turmas de educação inclusiva - Verônica dos Reis Mariano Souza
54. Sexualidade na educação infantil: as brincadeiras como manifestações das crianças e concepções de professoras - Wanessa Rafaela do Nascimento da Costa
55. Educação infantil, formação docente e inclusão social: uma proposta de especialização para educadores que atuam em creches e pré-escolas - Yolanda Dantas de Oliveira
Issue Date: Sep-2010
Keywords: Educação
Educação infantil
Inclusão social
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2010. Disponível em: <http://educonse.com.br/2010/>. Acesso em: 31 out. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10210
Appears in Collections:Anais 2010 - IV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdfA loucura sob a ótica do direito penal do século XVIII E XIX- Foucault e Tobias Barreto186,08 kBAdobe PDFView/Open
2.pdfDeficientes intelectuais – educação inclusiva e tratamento jurídico penal e criminológico contemporâneo111,88 kBAdobe PDFView/Open
3.pdfO processo de inclusão escolar da criança com deficiência visual: um estudo de caso Paula138,28 kBAdobe PDFView/Open
4.pdfA roda dos expostos e os expostos sem roda: uma abordagem sobre a inserção da roda do Século XVIII e a atual vertente dos abrigos149,16 kBAdobe PDFView/Open
5.pdfA permanência qualitativa nos centros de educação infantil comunitários: impasses e perspectivas190,11 kBAdobe PDFView/Open
6.pdfA educação física na educação infantil, possibilidades de atuação profissional a partir de uma abordagem crítico-emacipatória107,46 kBAdobe PDFView/Open
7.pdfA organização dos espaços na educação infantil e sua contribuição para o desenvolvimento moral das crianças119,34 kBAdobe PDFView/Open
8.pdfCoordenação motora da criança com Síndrome de Down na escola de ensino regular e especial154,07 kBAdobe PDFView/Open
9.pdfAnálise da aquisição da língua portuguesa por alunos surdos116,92 kBAdobe PDFView/Open
10.pdfOs saberes profissionais de professoras da educação infantil nos CMEIS – CRE/ Pirajá – Salvador121,24 kBAdobe PDFView/Open
11.pdfUm encontro contemporâneo entre a educação infantil e a educação ambiental180,24 kBAdobe PDFView/Open
12.pdfAcessibilidade: um estudo de caso em uma instituíção privada de ensino162,83 kBAdobe PDFView/Open
13.pdfO ensino da capoeira como conteúdo possível nas escolas para pessoas com deficiência na cidade de Aracaju-SE177,95 kBAdobe PDFView/Open
14.pdfAutismo e inclusão escolar201,97 kBAdobe PDFView/Open
15.pdfA inclusão social através da leitura: uma análise acerca dos conceitos de alfabetização126,39 kBAdobe PDFView/Open
16.pdfA expressão de atitudes intergrupais na sala de aula: a interação professor x aluno189,64 kBAdobe PDFView/Open
17.pdfLibras e educação ambiental: a formação dos educadores e os sinais numa pespectiva bilingue179,97 kBAdobe PDFView/Open
18.pdfInclusão educacional dos portadores de necessidades especiais no Brasil151,04 kBAdobe PDFView/Open
19.pdfEducação matemática inclusiva: uma análise bibliométrica no 10º Encontro Nacional de Educação Matemática376,02 kBAdobe PDFView/Open
20.pdfInfância e brinquedo: uma análise do processo de aculturação dos padrões de beleza corporal184,09 kBAdobe PDFView/Open
21.pdfA perspectiva da totalidade nos estudos sobre infância183,76 kBAdobe PDFView/Open
22.pdfA educação especial e os desafios da formação humana na contemporaneidade165 kBAdobe PDFView/Open
23.pdfO trabalho com literatura infantil em uma escola da rede pública de Guarulhos (SP): imaginação, linguagem, educação e desenvolvimento na infância166,79 kBAdobe PDFView/Open
24.pdfBrincar e se-movimentar na educação de crianças de 0 a 6 anos na rede municipal de Aracaju/SE192,2 kBAdobe PDFView/Open
25.pdfSistema de cotas: um desafio para a educação inclusiva174,98 kBAdobe PDFView/Open
26.pdfRepresentações sociais dos professores sobre conteúdo/conhecimento dos jogos e das brincadeiras utilizando as aulas de educação física na educação infantil167,95 kBAdobe PDFView/Open
27.pdfEducação infantil, perspectiva de aprendizagem futura173,01 kBAdobe PDFView/Open
28.pdfInclusão escolar no Instituto Federal de Sergipe: e agora, o que fazer?167,94 kBAdobe PDFView/Open
29.pdfGestão compartilhada e democrática – pratica escolar que ensina a todos: um estudo sobre o centro de educação básica da Universidade Estadual de Feira De Santana186,67 kBAdobe PDFView/Open
30.pdfUm jeito de incluir: minimizar a violência simbólica através da tecnologia assistiva169,95 kBAdobe PDFView/Open
31.pdfA estimulação precoce: reflexões sobre o atendimento às crianças surdas212,67 kBAdobe PDFView/Open
32.pdfA leitura como objeto de ensino-aprendizagem e as especificidades das crianças pequenas na educação infantil133,24 kBAdobe PDFView/Open
33.pdfMinha mãe não deixa eu brincar de carro; porque senão eu viro homem: um estudo sobre as relações de gênero no grupo cinco da educação infantil223,35 kBAdobe PDFView/Open
34.pdfCaminhos da inclusão: de onde viemos e para onde vamos?170,15 kBAdobe PDFView/Open
35.pdfA relação família x escola: o que dizem as professoras da educação infantil159,27 kBAdobe PDFView/Open
36.pdf“Preto é a cor da morte”: representações sociais de crianças do grupo cinco sobre a morte181,14 kBAdobe PDFView/Open
37.pdfRacismo, preconceito e trajetória escolar de crianças negras e brancas: a realidade de Sergipe224,21 kBAdobe PDFView/Open
38.pdfAutismo e inclusão escolar190,73 kBAdobe PDFView/Open
39.pdfA construção de escolas inclusivas195,31 kBAdobe PDFView/Open
40.pdfInfância, vida e saberes: um estudo etnográfico com crianças em comunidade pesqueira179,68 kBAdobe PDFView/Open
41.pdfDas memórias e reminiscências da infância à vida de professora: uma trajetória de formação176,7 kBAdobe PDFView/Open
42.pdfFamília e escola infantil: cuidar; proteger e educar x violação dos direitos da criança222,57 kBAdobe PDFView/Open
43.pdfA educação inclusiva e os seus avanços no processo de ensino/aprendizagem para aluno surdo194,46 kBAdobe PDFView/Open
44.pdfRepresentações sobre o papel docente na voz de professoras da educação infantil: decorrências na prática pedagógica185,28 kBAdobe PDFView/Open
45.pdfUm olhar sobre os desafios da efetivação da educação inclusiva na educação infantil161,96 kBAdobe PDFView/Open
46.pdfInfância e consumo168,35 kBAdobe PDFView/Open
47.pdfDislexia na educação infantil: motivo de exclusão145,01 kBAdobe PDFView/Open
48.pdfAvaliação de aspectos hipermidiáticos nos materiais didáticos para a educação a distância em rede212,99 kBAdobe PDFView/Open
49.pdfA inserção de políticas de inclusão social na educação infantil: desvendando caminhos137,56 kBAdobe PDFView/Open
50.pdfA contribuição do jogo Simbólico no Desenvolvimento do Esquema Corporal de Crianças com Deficiência Visual104,17 kBAdobe PDFView/Open
51.pdfInfâncias que nos escapam: relatos de experiências da infância ninja na Praça Marechal Floriano em Passo Fundo216,33 kBAdobe PDFView/Open
52.pdfMetodologias de ensino para alunos com Síndrome de Down: um estudo de caso em uma escola da rede particular de ensino em Aracaju136,65 kBAdobe PDFView/Open
53.pdfAlbetização do aluno em situação de deficiência em turmas de educação inclusiva151,73 kBAdobe PDFView/Open
54.pdfSexualidade na educação infantil: as brincadeiras como manifestações das crianças e concepções de professoras193,96 kBAdobe PDFView/Open
55.pdfEducação infantil, formação docente e inclusão social: uma proposta de especialização para educadores que atuam em creches e pré-escolas136,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.