Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10212
Tipo de Documento: Monografia
Título: Modelo de negócio para criação de um supermercado digital mercadinho em casa
Autor(es): Vasconcelos, Cristiano de Carvalho
Data do documento: 10-Abr-2018
Orientador: Gomes, Iracema Machado de Aragão
Resumo: O modelo de negócio é uma ferramenta importante para que o empreendedor elabore suas estratégias de maneira clara e organizada. Além disso, oportuniza a análise da viabilidade de abertura do novo negócio por meio de uma pesquisa de mercado. O presente trabalho monográfico teve como principal objetivo analisar, do ponto de vista comercial, a viabilidade de utilização do e-commerce no setor de supermercados em Aracaju através da plataforma digital. Para tanto, utilizou-se da abordagem quantitativa e qualitativa, pesquisa bibliográfica sobre modelo de negócios e, para elaborar o modelo no comércio online, foi realizada uma análise documental. Foram aplicadas entrevistas com 34 pessoas com o objetivo de preencher o mapa de empatia. Em seguida foram construídos o Quadro da Proposta de Valor assim como o Business Model Canvas (BMC) como ferramenta para construção do modelo de negócios. Os resultados da pesquisa demonstram ser possível estruturar o modelo de negócios mercadinho em casa, através de validação com empreendedor do setor de supermercados em Sergipe e em razão da necessidade da população de Aracaju deste tipo de empreendimento
Abstract: The business model is an important tool for the entrepreneur to elaborate strategies in a clear and organized way. In addition, it facilitates the feasibility study to opening a new business through a market research. This monograph aims to analyze, from a commercial position, the viability of using e-commerce in the supermarket sector in Aracaju through a digital platform. A qualitative and quantitative approach was applied, along with a bibliographical research about business model, and intending to develop an e-commerce business model, a documentary analysis was done. A survey was applied with 34 people to fill the empathy map. Then, the Value Proposition Canvas was designed followed by a Business Model Canvas (BMC) that were used as an instrument to build the business model. As a result, the research confirms that it is possible to structure the business model of mercadinho em casa, due to validation by a supermarket entrepreneur from Sergipe and a market gap at Aracaju, as this study will demonstrate
Palavras-chave: Administração
Ensino de adminstração
Empreendedorismo
Modelo de negócios
Comercio varejista
Entrepreneurship
Business model
E-commerce
Business Model Canvas
Comércio digital
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citação: Vasconcelos, Cristiano de Carvalho. Modelo de negócio para criação de um supermercado digital mercadinho em casa. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10212
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiano_Carvalho_Vasconcelos.pdf6,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.