Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Tauana dos-
dc.date.accessioned2019-01-18T13:16:30Z-
dc.date.available2019-01-18T13:16:30Z-
dc.date.issued2017-10-30-
dc.identifier.citationSantos, Tauana dos. Práticas e procedimentos para melhoria organizacional : um estudo na empresa INFOX. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10213-
dc.description.abstractIncreased competition in the business market has stimulated innovation and optimization of production processes. For continuous improviment of the effectiveness of the management system, it’s necessary for companies to opt for a system that obeys and standardized their processes. This study sought to analyze how practices and procedures promote organizational improvements in the administrative sector of INFOX. After conducting a theoretical study, searching in the literature, concepts about business process management, processes mapping, as well as process modeling techniques, more specifically BPMN notation, quality management and ISO 9001: 2008. The research was characterized as descriptive and the strategy used was the case study. A diagnostic was made of existing procedures in the administrative sector, relating them with the NBR ISO 9001: 2008, in order to verify that it complies with the required requirements. These procedures were also important for mapping the activities of the sector through the BPMN notation and use of the BizAgi tool to design the process. An interview was also carried out, following a certain script to analyze the improvements and difficulties in the use of the procedures. It’s concluded, with this work, that the analyzed procedures, responsible for the support, orientation and control in the execution of the activities, promoted an organizational improvement in the INFOXeng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino de administraçãopor
dc.subjectGestão por processos de negóciospor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectISO 9001:2008por
dc.subjectEmpresa INFOXpor
dc.subjectBusiness process managementeng
dc.subjectQuality managementeng
dc.subjectProcedureseng
dc.subjectBPMNeng
dc.titlePráticas e procedimentos para melhoria organizacional : um estudo na empresa INFOXpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Luft, Maria Conceição Melo Silva-
dc.description.resumoO aumento da concorrência no mercado empresarial tem despertado a inovação e a otimização de processos produtivos. Para melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão, se faz necessário que as empresas optem por um sistema que obedeça e padronize seus processos. Este estudo buscou analisar como práticas e procedimentos promovem melhorias organizacionais no setor administrativo da empresa INFOX. Após a realização de um estudo teórico, buscando na literatura conceitos sobre gestão por processos de negócios, mapeamento de processos, bem como as técnicas de modelagem de processos, mais especificamente a notação BPMN, gestão da qualidade e ISO 9001:2008. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e a estratégia utilizada foi o estudo de caso. Foi feito um diagnóstico dos procedimentos existentes no setor administrativo, relacionando-os com a NBR ISO 9001:2008, a fim de verificar se condiz com os requisitos exigidos. Esses procedimentos também foram importantes para mapear as atividades do setor por meio da notação BPMN e utilização da ferramenta BizAgi para desenhar o processo. Foi realizada ainda uma entrevista, seguindo um roteiro determinado para análise das melhorias e dificuldades na utilização dos procedimentos. Conclui-se, com este trabalho, que os procedimentos analisados, responsáveis pelo apoio, orientação e controle na execução das atividades, promoveram melhoria organizacional na INFOXpt_BR
dc.publisher.departmentDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tauana_Santos.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.