Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPortela, Eliana Teles-
dc.date.accessioned2019-01-22T17:41:24Z-
dc.date.available2019-01-22T17:41:24Z-
dc.date.issued2018-09-21-
dc.identifier.citationPORTELA, Eliana Teles. Aprendendo por meio da análise de erros : uma investigação sobre as operações com frações no estudo da função afim. 2018. 60 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10267-
dc.description.abstractThis paper proposes to investigate the difficulties presented by the students of the 9th year of elementary school in activities that involve the operations with fractions applied in a related function. The study is based on a qualitative approach and the idea that the analysis of students' written production can be worked as a teaching methodology (CURY, 2008). Data collection was performed through three questionnaires and a review activity applied to the students of a school in the interior of the state of Sergipe. A second approach was made around error analysis as a teaching methodology, by presenting and discussing with students the mistakes made by them in Questionnaire 1, trying to make them understand the reasoning that led them to make such mistakes, and from this overcome their difficulties, which was analyzed in the following questionnaires.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectFunções afinspor
dc.subjectEstudo de matemáticapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectFraçõespor
dc.subjectAnálise de errospor
dc.subjectOperações com fraçõespor
dc.subjectError analysiseng
dc.subjectTeaching methodologyeng
dc.subjectOperations with fractionseng
dc.titleAprendendo por meio da análise de erros : uma investigação sobre as operações com frações no estudo da função afimpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Aquino, Viviane de Jesus Lisboa-
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a investigar quais são as dificuldades apresentadas pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em atividades que envolvem as operações com frações aplicadas numa função afim. O estudo está fundamentado numa abordagem qualitativa e na ideia de que a análise da produção escrita dos alunos pode ser trabalhada como metodologia de ensino (CURY, 2008). A coleta de dados foi realizada por meio de três questionários e uma Atividade de Análise do Erro aplicados aos alunos de uma escola do interior do estado de Sergipe. Foi feita uma segunda abordagem em torno da análise de erro como metodologia de ensino, ao apresentar e discutir com os estudantes os erros cometidos por eles no Questionário 1, procurando fazer com que eles entendam o raciocínio que os levou a cometer tais erros e, dessa forma, superarem suas dificuldades, o que foi analisado nos questionários seguintes.pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIANA_TELES_PORTELA.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.