Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10276
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Ariana Góes | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-22T20:27:49Z | - |
dc.date.available | 2019-01-22T20:27:49Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10276 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | por |
dc.subject | Circunstanciadores temporais | por |
dc.subject | Sequenciação temporal | por |
dc.subject | Narratives | eng |
dc.subject | Temporal adverbs | eng |
dc.subject | Temporal sequencing | eng |
dc.title | Circunstanciadores temporais em narrativas escritas (Caderno pedagógico) | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.description.resumo | O foco deste Módulo Didático está no aprimoramento da produção escrita dos alunos envolvidos, enfatizando o aspecto da coesão textual no gênero narrativo. Por meio de uma atividade de sondagem, feita no início do ano letivo de 2017, observamos que os textos narrativos que eles escrevem apresentam coerência, mas não apresentam variedade de elementos coesivos, o que compromete a organização das ideias. A sondagem foi feita através da escrita de uma narrativa que envolve em sua estrutura o uso dos circunstanciadores temporais. Verificamos que havia uma predominância de sequenciadores temporais comuns da fala, como o uso do “aí”, “daí”, “então” e o “e”. Na oralidade, esses sequenciadores não sofrem estigmatização, mas na escrita, na qual espera-se uma maior formalidade, o uso excessivo desses elementos sofre uma negativa avaliação social. A partir de então, desenvolvemos este Módulo Didático que explora os circunstanciadores temporais e a função exercida na sequenciação das informações. O objetivo deste módulo é apresentar os sequenciadores temporais mais adequados ao grau de formalidade que se é esperado para o ano em que os alunos envolvidos estão lecionando, o sétimo ano. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARIANA_GOES_ROCHA-Caderno_Pegagogico.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.