Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10330
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Weslin de Jesus Santos-
dc.date.accessioned2019-01-25T19:54:37Z-
dc.date.available2019-01-25T19:54:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10330-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsino da leitura sob a perspectiva discursiva crítica : trabalhando com textos de campanha comunitáriapt_BR
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectMódulo didáticopor
dc.subjectCaderno pedagógicopor
dc.titleLinguagens e discursos no ensino de leitura (Caderno pedagógico)pt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Damaceno, Taysa Mércia Santos Souza-
dc.description.resumoEste módulo didático, entendido como um caderno de atividades organizadas em oficinas a serem desenvolvidas pelo professor com os seus alunos, é resultado de um projeto de leitura idealizado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, no período entre março de 2017 e março de 2018, como pré-requisito para a obtenção do título de mestre. Ele foi aplicado com alunos da referida série, em uma unidade escolar da rede pública estadual, fato que colaborou com a formatação da versão final. Ao apresentá-lo aos colegas professores de Língua Portuguesa, nosso objetivo é contribuir com a melhoria do ensino de leitura por meio da instrumentalização do trabalho docente. Assim, este suporte propõe atividades que priorizam o desenvolvimento da habilidade de interpretar textos de natureza multimodal em uma perspectiva discursiva crítica, contemplando o quinto descritor do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica – SAEB, qual seja, interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). A elaboração deste material se deu a partir da concepção de atividades de leitura para turmas que estão concluindo o Ensino Fundamental, cujos integrantes não demonstraram ter adquirido totalmente a habilidade prevista pelo quinto descritor. No tocante a sua estrutura, o módulo possui uma parte teórica, em que são apresentados os pressupostos que fundamentam o trabalho com leitura proposto aqui, e uma parte prática, em que são dispostas três oficinas que condensam as atividades de leitura. Finalmente, ao propormos esta ferramenta didática, destacamos a possibilidade de seu uso ser replicado em diferentes realidades pedagógicas, mediante as devidas adaptações a serem feitas em cada contexto de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WESLIN_JESUS_SANTOS_CASTRO-Caderno_Pedagogico.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.