Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10330
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Weslin de Jesus Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-25T19:54:37Z | - |
dc.date.available | 2019-01-25T19:54:37Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10330 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ensino da leitura sob a perspectiva discursiva crítica : trabalhando com textos de campanha comunitária | pt_BR |
dc.subject | Discurso | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Multimodalidade | por |
dc.subject | Módulo didático | por |
dc.subject | Caderno pedagógico | por |
dc.title | Linguagens e discursos no ensino de leitura (Caderno pedagógico) | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Damaceno, Taysa Mércia Santos Souza | - |
dc.description.resumo | Este módulo didático, entendido como um caderno de atividades organizadas em oficinas a serem desenvolvidas pelo professor com os seus alunos, é resultado de um projeto de leitura idealizado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, no período entre março de 2017 e março de 2018, como pré-requisito para a obtenção do título de mestre. Ele foi aplicado com alunos da referida série, em uma unidade escolar da rede pública estadual, fato que colaborou com a formatação da versão final. Ao apresentá-lo aos colegas professores de Língua Portuguesa, nosso objetivo é contribuir com a melhoria do ensino de leitura por meio da instrumentalização do trabalho docente. Assim, este suporte propõe atividades que priorizam o desenvolvimento da habilidade de interpretar textos de natureza multimodal em uma perspectiva discursiva crítica, contemplando o quinto descritor do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica – SAEB, qual seja, interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). A elaboração deste material se deu a partir da concepção de atividades de leitura para turmas que estão concluindo o Ensino Fundamental, cujos integrantes não demonstraram ter adquirido totalmente a habilidade prevista pelo quinto descritor. No tocante a sua estrutura, o módulo possui uma parte teórica, em que são apresentados os pressupostos que fundamentam o trabalho com leitura proposto aqui, e uma parte prática, em que são dispostas três oficinas que condensam as atividades de leitura. Finalmente, ao propormos esta ferramenta didática, destacamos a possibilidade de seu uso ser replicado em diferentes realidades pedagógicas, mediante as devidas adaptações a serem feitas em cada contexto de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WESLIN_JESUS_SANTOS_CASTRO-Caderno_Pedagogico.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.