Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10337
Document Type: Objeto de Aprendizado
Title: Batalha nasal (Jogo pedagógico)
Authors: Barbalho Neta, Jandira Cravo
Issue Date: 2018
Resumo : Se você encontrasse nos textos dos seus alunos as palavras ‘cunzinha’ e ‘ingual’, o que faria? Como explicaria para eles que na fala se trata de diferenças e não de erros. E na escrita? Como você explicaria? Sabemos que a realidade linguística brasileira é diversificada, falamos o mesmo idioma, mas em cada canto desse imenso país os falantes dão coloridos diferentes a essa língua e assim ela segue variando. Um dos maiores desafios enfrentados nas aulas de língua portuguesa é ensinar alunos a não cometer desvios ortográficos sem que para isso seja preciso encher um quadro inteiro de regras gramaticais. Se não buscamos estratégias que facilitem esse processo, continuamos usando a mesma prática de repetir exercícios ortográficos sem obter êxito. Mas, “o erro ortográfico também é muito elucidativo porque permite ao professor perceber a interferência dos traços orais da fala do aluno na sua escrita. ” (BORTONI-RICARDO E OLIVEIRA 2013, p. 56). O jogo Batalha Nasal, que apresentaremos aqui, é o resultado de um estudo que analisou e fez reflexões sobre a presença de nasalização na escrita de palavras como ‘cunzinha’ e ‘ingual’, considerando que tais erros ortográficos estavam sendo motivados pela interferência da oralidade na escrita.
Keywords: Escrita
Oralidade
Nasalidade na língua portuguesa
Jogos educativos
Nasalização
Consciência fonológica
Jogos didáticos
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10337
Appears in Collections:Recursos Pedagógicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.