Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10338
Tipo de Documento: | Anais completos de Eventos |
Título: | V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 5 - Ensino de ciências |
Data do documento: | Set-2010 |
Palavras-chave: | Educação Ciências Ensino de ciências |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citação: | COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2010. Disponível em: <http://educonse.com.br/2010/>. Acesso em: 31 out. 2018. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10338 |
Aparece nas coleções: | Anais 2010 - IV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1.pdf | 1. Elaborando o conceito de substância química: uma análise das interações discursivas e suas relações com o engajamento dos estudantes em uma sala de aula de ciências - Adjane da Costa Tourinho e Silva, Daniella Vinha, Dayane dos Santos Trindade | 656,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
2.pdf | 2. Eletroquímica e a construção de pilhas e baterias com material de fácil aquisição - Adriano Sousa Messias, Wendel Menezes Ferreira | 436,34 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
3.pdf | 3. Temas de biologia mais frequentes no Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFPB e os conteúdos de ensino de biologia, segundo os orientadores curriculares - Alessandro Tomaz Barbosa, Marsílvio Gonçalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha | 184,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
4.pdf | 4. Formação do pensamento científico no ensino de ciências: a biologia e suas interfaces como ponto de reflexão - Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão, Risonilta Bezerra Germano de Sá, Zélia Maria Soares Jófili | 437,55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
5.pdf | 5. Um projeto de extensão impulsionando a formação inicial de professores de ciências - Ana Paula Pereira de Oliveira Silva, Beatriz Caetano da Silva, Elizabete Serafim da Silva, Josefa Betânia Vilela Costa | 157,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
6.pdf | 6. Pensar, criar e agir: a alfabetização científica como estratégia pedagógica no ensino fundamental - André Luís de Andrade Monteiro, Bruna Consuelo Camilo Santos, Ricardo da Silva Celestino, Aline Alves Melo | 156,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
7.pdf | 7. O que ensinar em ciências? princípio de uma abordagem investigativa a partir dos fundamentos da didática - Ângela Christina Santana Andrade, Laedson Eliziário de Santana, Maria Ivânia dos Santos | 704,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
8.pdf | 8. A possível construção de uma usina nuclear na cidade de Canindé de São Francisco como tema gerador para a discussão de radioatividade com enfoque CTS/CTSA - Ângelo Francklin Pitanga, Lenalda Dias dos Santos, Walter Brito Santos, Wendel Augusto Lino de Jesus Melo | 162,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
9.pdf | 9. Concepções de respiração e fotossíntese de alunos da eja a partir da análise de mapas conceituais tendo como referencial a teoria vygotskiana - Anita Rodrigues Cordeiro, Katarina Vasconcelos de Melo, Zélia Maria Soares Jófili, Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
10.pdf | 10. Análise das tendências de pesquisas em ensino de química no Brasil nos últimos 10 anos a partir dos encontros nacionais de ensino de química - Antônio Carlos Pinto Oliveira, Edson José Wartha | 341,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
11.pdf | 11. Possiblidades para o ensino de ciências nas séries iniciais - Bruno dos Santos Andrade, Valéria Nunes da Silva, Lisane Teixeira Dantas de Menezes | 186,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
12.pdf | 12. Ciências e geografia no ensino fundamental: aspecto globalizador e relação dos saberes - Carlos Alberto de Vasconcelos | 182,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
13.pdf | 13. Relato de experiência do projeto de extensão “formação permanente: formação de professor do ensino básico pela pesquisa e fabrico de novas tecnologias didáticas pedagógicas (acerca da matemática e das ciências naturais) no que se refere ao subprojeto “Isso é Ciência” - Carollina Florido Pires, Veleida Anahí da Silva | 174,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
14.pdf | 14. A prática docente experimental de química no ensino médio - Cláudio Henrique Alves Perdigão, Kilma da Silva Lima | 332,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
15.pdf | 15. Educação nutricional na escola: desafios nas aulas de ciências - Clívia Rolemberg Andrade, Lívia de Rezende Cardoso | 206,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
16.pdf | 16. O conhecimento pedagógico do conteúdo isomeria em professores de química do ensino médio - Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino, Patrícia Cecília Martins de Sousa, Angela Fernandes Campos, Isauro Beltrán Nuñez | 221,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
17.pdf | 17. Teoria colaborativa na perspectiva sócio-histórica: um constructo a ser feito para o ensino da matemática - Cristina Novikoff, José Carlos Gonçalves Gaspar | 158,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
18.pdf | 18. O trabalho prático no ensino de ciências: uma estratégia metodológica para uma aprendizagem significativa - Daiana Ornelas Freire | 164,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
19.pdf | 19. Prática de ensino e aprendizagem significativa: desafios e oportunidades - Daniela Meneses Santos, Vinícius Silva Reis | 161,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
20.pdf | 20. Formação continuada do Projovem Urbano: qual a opinião dos professores de ciências naturais sobre sua participação - Danilo Oliveira Santos, Gisleine Souza da Silva, Paula Fernanda de Carvalho Dantas, João Paulo Mendonça Lima | 205,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
21.pdf | 21. Aproximações e distanciamentos dos conceitos de química na educação básica e na academia: uma análise dos conceitos de cinética química - Diego Andrade Vasconcelos, Edson Jose Wartha | 152,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
22.pdf | 22. Paradigmas educativos e a formação de professores: fios que se tecem e configuram a educação ambiental no Brasil - Dinabel Alves Cirne Vilas-Boas, Zélia Maria Soares Jófili | 181,55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
23.pdf | 23. Jogos educacionais: uma abordagem descontraída para envolver estudantes com conceitos de química - Djalma Andrade | 214,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
24.pdf | 24. A tradição e a ciência na abordagem do tema reação - Edinéia Tavares Lopes | 222,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
25.pdf | 25. O debate como ferramenta de alfabetização científica no ensino de ciências: discutindo a usina nuclear em Sergipe - , Elaine Cristine do Amarante Matos, Gilda Maria do Amarante Matos | 145,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
26.pdf | 26. Estimulando as aulas práticas: uma experiência de formação de professores de ciências – Eline Deccache-Maia, Patrícia Silva de Assis, Renata Silva de Jesus, Marcos André Vannier-Santos | 244,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
27.pdf | 27. Usando mapas conceituais como estratégia didática para a apropriação de conceitos científicos abstratos - Elizabeth P. Medeiros, Fernanda Muniz Brayner Lopes, Zélia Maria Soares Jófili, Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão | 172,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
28.pdf | 28. Dificuldades no manejo oral e escrito dos termos técnico-científicos de biologia e/ou ciências - Elynne Gabrielle Moreira de Oliveira, Caio César Costa Santos, Lucas Pazoline da Silva Ferreira | 193,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
29.pdf | 29. Interações discursivas em aulas de ciências: temas sócios ambientais controversos - Elson da Fonseca Santos, Maria Neide Sobral | 256,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
30.pdf | 30. Renovação do ensino de ciências: o que pensam e dizem os estudantes de uma escola de aplicação - Eulália S. Vieira, Rosália M. R. de Aragão | 173,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
31.pdf | 31. Análise dos conteúdos de paleontologia nos livros didáticos de biologia e nas provas de vestibular da UFS e do ENEM - Fabiana Silva Vieira, Maria Helena Zucon, Wellington dos Santos Santana | 149,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
32.pdf | 32. A interdisciplinaridade no ensino de ciências no contexto multicultural - Fernando Antônio N. da Silva | 163,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
33.pdf | 33. Estudo do conceito de tempo em estudantes de ensino médio: uma construção de instrumentos de análise - Gabriel Dias de Carvalho Júnior, Orlando Gomes de Aguiar Júnior | 251,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
34.pdf | 34. A inserção da horta na escola - George Pimentel Fernandes, Vanessa Campos de Sousa, Débora Simone de Carvalho Santos | 187,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
35.pdf | 35. Aspectos iniciais das atividades do PIBID-UFS-QUI/ITA - Gisleine Souza da Silva, Lidiane Santos Gama, Tayonara da Cruz Nascimento, Ramon de Oliveira Santana, Edinéia Tavares Lopes | 614,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
36.pdf | 36. Observação do comportamento de alunos da 1ª série do ensino médio nas aulas de química em três escolas distintas - Gladston do Santos, Eliana Midori Sussuchi | 235,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
37.pdf | 37. Interdisciplinaridade na sala de aula: uma experiência, muitas reflexões - Isabela Santos Correia, Tatiane Santos Silva | 151,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
38.pdf | 38. Precarização do trabalho docente em química: um estudo de caso no município de Itabaiana/SE - Jacqueline Lima da Silva | 215,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
39.pdf | 39. Petróleo e o estudo dos alcanos - Jacqueline Lima da Silva, Meurryvane Angeline Gomes de Souza | 165,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
40.pdf | 40. Formação inicial de professores de química da Universidade Federal de Sergipe a partir das novas diretrizes curriculares - João Paulo Mendonça Lima, Eliane Midori Sussuchi, Weverton Santos de Jesus | 176,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
41.pdf | 41. Uma análise preliminar das inscrições sobre fases da matéria em livros didáticos de química - Joeliton Chagas Silva, José Marcelo de Vasconcelos Mota, Edson José Wartho | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
42.pdf | 42. Gene: relação entre conhecimento escolar e o conhecimento científico para alguns alunos da 3ª série do ensino médio de Itabaiana-SE - José Aldair Alves, Luzinete Batista da Silva, Micaela Oliveira de Menezes, Péricles Nunes Garcia Moreno | 363,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
43.pdf | 43. Perspectivas e contradições da educação ambiental: um estudo exploratório em escolas da cidade do Recife - Joseane Maria do Nascimento, Alexandro Cardoso Tenório, Zélia Maria Soares Jófili | 174,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
44.pdf | 44. O estado da arte sobre TIC e aprendizagem significativa nas revistas nacionais de ensino de física (2005-2010) - José Uibson Pereira Moraes, Celso J. Vianna | 350,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
45.pdf | 45. Física nuclear: mudança conceitual e concepções espontâneas dos alunos para o ensino de física moderna no ensino médio - Larissa D. Feitosa | 153,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
46.pdf | 46. Problemas conceituais, metodológicos, epistemológicos do ensino de ciências nos anos iniciais: o labirinto e uma possível saída - Letícia dos Santos Carvalho | 198,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
47.pdf | 47. O uso de recursos didáticos no processo de aprendizagem nas aulas de ciências do 8° ano do colégio Aricio Fortes - Luzia Cristina de Melo Santos, Luciene Costa Santana | 242,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
48.pdf | 48. Elaboração de um recurso didático para a melhoria da prática docente no ensino de ciências: guia ilustrado dos lagartos do Parque Nacional Serra de Itabaiana (PNSI) - Marcus Vinicius Noronha Oliveira | 200,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
49.pdf | 49. Aplicação das metodologias, experimentação e jogo didático, na construção de conceitos referentes à cinética química - Maria Aparecida Andrade Santana, Suzanne de Oliveira Rezende, Djalma Andrade | 269,76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
50.pdf | 50. O ensino de paleontologia e a percepção dos alunos do curso de biologia da Universidade Federal de Sergipe - Maria Helena Zucon, Fabiana Silva Vieira, Myriam Fernanda Ferreira dos Prazeres, Mário André Trindade Dantas | 200,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
51.pdf | 51. Ensino da natureza da luz na educação básica e na formação de jovens e adultos - Maria José Lacerda Vasconcelos | 283,34 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
52.pdf | 52. Sequência didática interativa no ensino de ciências - Maria Marly de Oliveira | 231,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
53.pdf | 53. Sequência didática interativa no ensino de ciências - Maria Marly de Oliveira | 228,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
54.pdf | 54. Dificuldades de ensino e aprendizagem dos modelos atômicos em química - Marlene Rios Melo, Edmilson Gomes de Lima Neto | 401,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
55.pdf | 55. A primazia de licenciados em ciencias biológicas e geografia no curso de educação ambiental - Marta Cristina Vieira Farias, Carlos Alberto de Vasconcelos, Elania Lucy Dias Albuquqerque | 218,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
56.pdf | 56. Uma análise das competências e habilidades do exame nacional do ensino médio e as questões relacionadas à afetividade - Michely Santos Araújo, Natália Keli Santos Araújo, Marcio Batista Santos | 355,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
57.pdf | 57. A linguagem no ensino de ciências – explicação - Mirtes Ribeiro de Lira | 199,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
58.pdf | 58. Homossexualidade: variação normal do desejo ou desejo desigual? A percepção de professores e professoras de ciências de Aracaju-SE - Mônica Ismerim Barreto, Maria Inêz Oliveira Araujo | 178,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
59.pdf | 59. Concepções de alunos de ciências sobre estrutura atômica e ligação química expressas em suas comparações - Nilmara Braga Mozzer, Rosária Justi | 222,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
60.pdf | 60. O corpo que permeia a educação sexual na escola - Otoniel Alvaro da Silva, Odisséa Boaventura de Oliveira | 197,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
61.pdf | 61. Conceito de ligação química na educação básica e na acadêmica: aproximações e distanciamentos - Paula Fernanda de Carvalho Dantas, Adair Mendonça da Costa, Edson José Wartha | 192,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
62.pdf | 62. Ensino de ciências: um olhar sobre a formação continuada dos professores - Paula Maria Oliveira Santos, Cristiane Teixeira Machado, Ticiane Oliveira Santos, Luana Cardoso Ferreira | 202,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
63.pdf | 63. Perspectivas da educação científica no curso de ciências biológicas: relações entre letramento científico, empoderamento e o estágio curricular supervisionado - Rafael Matias de Moura, Ana Maria Freitas Teixeira | 204,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
64.pdf | 64. A avaliação no contexto do ensino e aprendizagem: relato de uma prática docente - Ricardo da Silva Celestino, Aline Alves Melo, André Luís de Andrade Monteiro, Bruna Consuelo Camilo Santos | 150,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
65.pdf | 65. Viver ciências: práxis docente e conexão dos saberes- refletindo o processo - Rosangela Souza Vieira, Manoel Messias Alves de Souza, Gisele Lemos Shaw | 130,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
66.pdf | 66. Abordagens CTS como propostas contemporâneas para o ensino de ciências: analisando ações de estudantes orientadas para a aprendizagem de conceitos científicos - Ruth do Nascimento Firme, Edenia Maria Ribeiro do Amaral | 197,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
67.pdf | 67. Realidades e possibilidades nas aulas de química segundo um grupo de alunos - Sergio Matos Santos, Aline Ribeiro dos Santos, Dayane dos Santos Trindade, Assicleide da Silva Brito, Edinéia Tavares Lopes | 180,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
68.pdf | 68. A instituição escolar e seus desafios junto à família/comunidade - Silvano da Conceição | 165,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
69.pdf | 69. Ensino de ciências e qualidade da prática docente em sala de aula: o que dizem os alunos do 8º ano da Escola Estadual Silvio Romero (Lagarto-SE) - Taciana de Lisboa Faria, Graciela da Silva Oliveira; Tainan Amorim Santana | 403,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
70.pdf | 70. Experimentação problematizadora com ênfase CTSA – avanços e dificuldades - Tatiana Santos Andrade, Claudia Souza, Marlene Rios Melo | 333,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
71.pdf | 71. Aplicação do estudo de ecologia à prática social - Tatiane Santos Silva, Isabela Santos Correia | 145,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
72.pdf | 72. Aspectos qualitativos e quantitativos da determinação da concentração de sal em água do mar - Wendel Menezes Ferreira | 145,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
73.pdf | 73. A construção de unidades didáticas a partir de problemas sociais: alguns recortes - Weverton Santos de Jesus, Thiago Batinga de Oliveira | 1,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.