Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10338
Document Type: | Anais completos de Eventos |
Title: | V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 5 - Ensino de ciências |
Other Titles: | 1. Elaborando o conceito de substância química: uma análise das interações discursivas e suas relações com o engajamento dos estudantes em uma sala de aula de ciências - Adjane da Costa Tourinho e Silva, Daniella Vinha, Dayane dos Santos Trindade 2. Eletroquímica e a construção de pilhas e baterias com material de fácil aquisição - Adriano Sousa Messias, Wendel Menezes Ferreira 3. Temas de biologia mais frequentes no Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFPB e os conteúdos de ensino de biologia, segundo os orientadores curriculares - Alessandro Tomaz Barbosa, Marsílvio Gonçalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha 4. Formação do pensamento científico no ensino de ciências: a biologia e suas interfaces como ponto de reflexão - Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão, Risonilta Bezerra Germano de Sá, Zélia Maria Soares Jófili 5. Um projeto de extensão impulsionando a formação inicial de professores de ciências - Ana Paula Pereira de Oliveira Silva, Beatriz Caetano da Silva, Elizabete Serafim da Silva, Josefa Betânia Vilela Costa 6. Pensar, criar e agir: a alfabetização científica como estratégia pedagógica no ensino fundamental - André Luís de Andrade Monteiro, Bruna Consuelo Camilo Santos, Ricardo da Silva Celestino, Aline Alves Melo 7. O que ensinar em ciências? princípio de uma abordagem investigativa a partir dos fundamentos da didática - Ângela Christina Santana Andrade, Laedson Eliziário de Santana, Maria Ivânia dos Santos 8. A possível construção de uma usina nuclear na cidade de Canindé de São Francisco como tema gerador para a discussão de radioatividade com enfoque CTS/CTSA - Ângelo Francklin Pitanga, Lenalda Dias dos Santos, Walter Brito Santos, Wendel Augusto Lino de Jesus Melo 9. Concepções de respiração e fotossíntese de alunos da eja a partir da análise de mapas conceituais tendo como referencial a teoria vygotskiana - Anita Rodrigues Cordeiro, Katarina Vasconcelos de Melo, Zélia Maria Soares Jófili, Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão 10. Análise das tendências de pesquisas em ensino de química no Brasil nos últimos 10 anos a partir dos encontros nacionais de ensino de química - Antônio Carlos Pinto Oliveira, Edson José Wartha 11. Possiblidades para o ensino de ciências nas séries iniciais - Bruno dos Santos Andrade, Valéria Nunes da Silva, Lisane Teixeira Dantas de Menezes 12. Ciências e geografia no ensino fundamental: aspecto globalizador e relação dos saberes - Carlos Alberto de Vasconcelos 13. Relato de experiência do projeto de extensão “formação permanente: formação de professor do ensino básico pela pesquisa e fabrico de novas tecnologias didáticas pedagógicas (acerca da matemática e das ciências naturais) no que se refere ao subprojeto “Isso é Ciência” - Carollina Florido Pires, Veleida Anahí da Silva 14. A prática docente experimental de química no ensino médio - Cláudio Henrique Alves Perdigão, Kilma da Silva Lima 15. Educação nutricional na escola: desafios nas aulas de ciências - Clívia Rolemberg Andrade, Lívia de Rezende Cardoso 16. O conhecimento pedagógico do conteúdo isomeria em professores de química do ensino médio - Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino, Patrícia Cecília Martins de Sousa, Angela Fernandes Campos, Isauro Beltrán Nuñez 17. Teoria colaborativa na perspectiva sócio-histórica: um constructo a ser feito para o ensino da matemática - Cristina Novikoff, José Carlos Gonçalves Gaspar 18. O trabalho prático no ensino de ciências: uma estratégia metodológica para uma aprendizagem significativa - Daiana Ornelas Freire 19. Prática de ensino e aprendizagem significativa: desafios e oportunidades - Daniela Meneses Santos, Vinícius Silva Reis 20. Formação continuada do Projovem Urbano: qual a opinião dos professores de ciências naturais sobre sua participação - Danilo Oliveira Santos, Gisleine Souza da Silva, Paula Fernanda de Carvalho Dantas, João Paulo Mendonça Lima 21. Aproximações e distanciamentos dos conceitos de química na educação básica e na academia: uma análise dos conceitos de cinética química - Diego Andrade Vasconcelos, Edson Jose Wartha 22. Paradigmas educativos e a formação de professores: fios que se tecem e configuram a educação ambiental no Brasil - Dinabel Alves Cirne Vilas-Boas, Zélia Maria Soares Jófili 23. Jogos educacionais: uma abordagem descontraída para envolver estudantes com conceitos de química - Djalma Andrade 24. A tradição e a ciência na abordagem do tema reação - Edinéia Tavares Lopes 25. O debate como ferramenta de alfabetização científica no ensino de ciências: discutindo a usina nuclear em Sergipe - , Elaine Cristine do Amarante Matos, Gilda Maria do Amarante Matos 26. Estimulando as aulas práticas: uma experiência de formação de professores de ciências – Eline Deccache-Maia, Patrícia Silva de Assis, Renata Silva de Jesus, Marcos André Vannier-Santos 27. Usando mapas conceituais como estratégia didática para a apropriação de conceitos científicos abstratos - Elizabeth P. Medeiros, Fernanda Muniz Brayner Lopes, Zélia Maria Soares Jófili, Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão 28. Dificuldades no manejo oral e escrito dos termos técnico-científicos de biologia e/ou ciências - Elynne Gabrielle Moreira de Oliveira, Caio César Costa Santos, Lucas Pazoline da Silva Ferreira 29. Interações discursivas em aulas de ciências: temas sócios ambientais controversos - Elson da Fonseca Santos, Maria Neide Sobral 30. Renovação do ensino de ciências: o que pensam e dizem os estudantes de uma escola de aplicação - Eulália S. Vieira, Rosália M. R. de Aragão 31. Análise dos conteúdos de paleontologia nos livros didáticos de biologia e nas provas de vestibular da UFS e do ENEM - Fabiana Silva Vieira, Maria Helena Zucon, Wellington dos Santos Santana 32. A interdisciplinaridade no ensino de ciências no contexto multicultural - Fernando Antônio N. da Silva 33. Estudo do conceito de tempo em estudantes de ensino médio: uma construção de instrumentos de análise - Gabriel Dias de Carvalho Júnior, Orlando Gomes de Aguiar Júnior 34. A inserção da horta na escola - George Pimentel Fernandes, Vanessa Campos de Sousa, Débora Simone de Carvalho Santos 35. Aspectos iniciais das atividades do PIBID-UFS-QUI/ITA - Gisleine Souza da Silva, Lidiane Santos Gama, Tayonara da Cruz Nascimento, Ramon de Oliveira Santana, Edinéia Tavares Lopes 36. Observação do comportamento de alunos da 1ª série do ensino médio nas aulas de química em três escolas distintas - Gladston do Santos, Eliana Midori Sussuchi 37. Interdisciplinaridade na sala de aula: uma experiência, muitas reflexões - Isabela Santos Correia, Tatiane Santos Silva 38. Precarização do trabalho docente em química: um estudo de caso no município de Itabaiana/SE - Jacqueline Lima da Silva 39. Petróleo e o estudo dos alcanos - Jacqueline Lima da Silva, Meurryvane Angeline Gomes de Souza 40. Formação inicial de professores de química da Universidade Federal de Sergipe a partir das novas diretrizes curriculares - João Paulo Mendonça Lima, Eliane Midori Sussuchi, Weverton Santos de Jesus 41. Uma análise preliminar das inscrições sobre fases da matéria em livros didáticos de química - Joeliton Chagas Silva, José Marcelo de Vasconcelos Mota, Edson José Wartho 42. Gene: relação entre conhecimento escolar e o conhecimento científico para alguns alunos da 3ª série do ensino médio de Itabaiana-SE - José Aldair Alves, Luzinete Batista da Silva, Micaela Oliveira de Menezes, Péricles Nunes Garcia Moreno 43. Perspectivas e contradições da educação ambiental: um estudo exploratório em escolas da cidade do Recife - Joseane Maria do Nascimento, Alexandro Cardoso Tenório, Zélia Maria Soares Jófili 44. O estado da arte sobre TIC e aprendizagem significativa nas revistas nacionais de ensino de física (2005-2010) - José Uibson Pereira Moraes, Celso J. Vianna 45. Física nuclear: mudança conceitual e concepções espontâneas dos alunos para o ensino de física moderna no ensino médio - Larissa D. Feitosa 46. Problemas conceituais, metodológicos, epistemológicos do ensino de ciências nos anos iniciais: o labirinto e uma possível saída - Letícia dos Santos Carvalho 47. O uso de recursos didáticos no processo de aprendizagem nas aulas de ciências do 8° ano do colégio Aricio Fortes - Luzia Cristina de Melo Santos, Luciene Costa Santana 48. Elaboração de um recurso didático para a melhoria da prática docente no ensino de ciências: guia ilustrado dos lagartos do Parque Nacional Serra de Itabaiana (PNSI) - Marcus Vinicius Noronha Oliveira 49. Aplicação das metodologias, experimentação e jogo didático, na construção de conceitos referentes à cinética química - Maria Aparecida Andrade Santana, Suzanne de Oliveira Rezende, Djalma Andrade 50. O ensino de paleontologia e a percepção dos alunos do curso de biologia da Universidade Federal de Sergipe - Maria Helena Zucon, Fabiana Silva Vieira, Myriam Fernanda Ferreira dos Prazeres, Mário André Trindade Dantas 51. Ensino da natureza da luz na educação básica e na formação de jovens e adultos - Maria José Lacerda Vasconcelos 52. Sequência didática interativa no ensino de ciências - Maria Marly de Oliveira 53. Sequência didática interativa no ensino de ciências - Maria Marly de Oliveira 54. Dificuldades de ensino e aprendizagem dos modelos atômicos em química - Marlene Rios Melo, Edmilson Gomes de Lima Neto 55. A primazia de licenciados em ciencias biológicas e geografia no curso de educação ambiental - Marta Cristina Vieira Farias, Carlos Alberto de Vasconcelos, Elania Lucy Dias Albuquqerque 56. Uma análise das competências e habilidades do exame nacional do ensino médio e as questões relacionadas à afetividade - Michely Santos Araújo, Natália Keli Santos Araújo, Marcio Batista Santos 57. A linguagem no ensino de ciências – explicação - Mirtes Ribeiro de Lira 58. Homossexualidade: variação normal do desejo ou desejo desigual? A percepção de professores e professoras de ciências de Aracaju-SE - Mônica Ismerim Barreto, Maria Inêz Oliveira Araujo 59. Concepções de alunos de ciências sobre estrutura atômica e ligação química expressas em suas comparações - Nilmara Braga Mozzer, Rosária Justi 60. O corpo que permeia a educação sexual na escola - Otoniel Alvaro da Silva, Odisséa Boaventura de Oliveira 61. Conceito de ligação química na educação básica e na acadêmica: aproximações e distanciamentos - Paula Fernanda de Carvalho Dantas, Adair Mendonça da Costa, Edson José Wartha 62. Ensino de ciências: um olhar sobre a formação continuada dos professores - Paula Maria Oliveira Santos, Cristiane Teixeira Machado, Ticiane Oliveira Santos, Luana Cardoso Ferreira 63. Perspectivas da educação científica no curso de ciências biológicas: relações entre letramento científico, empoderamento e o estágio curricular supervisionado - Rafael Matias de Moura, Ana Maria Freitas Teixeira 64. A avaliação no contexto do ensino e aprendizagem: relato de uma prática docente - Ricardo da Silva Celestino, Aline Alves Melo, André Luís de Andrade Monteiro, Bruna Consuelo Camilo Santos 65. Viver ciências: práxis docente e conexão dos saberes- refletindo o processo - Rosangela Souza Vieira, Manoel Messias Alves de Souza, Gisele Lemos Shaw 66. Abordagens CTS como propostas contemporâneas para o ensino de ciências: analisando ações de estudantes orientadas para a aprendizagem de conceitos científicos - Ruth do Nascimento Firme, Edenia Maria Ribeiro do Amaral 67. Realidades e possibilidades nas aulas de química segundo um grupo de alunos - Sergio Matos Santos, Aline Ribeiro dos Santos, Dayane dos Santos Trindade, Assicleide da Silva Brito, Edinéia Tavares Lopes 68. A instituição escolar e seus desafios junto à família/comunidade - Silvano da Conceição 69. Ensino de ciências e qualidade da prática docente em sala de aula: o que dizem os alunos do 8º ano da Escola Estadual Silvio Romero (Lagarto-SE) - Taciana de Lisboa Faria, Graciela da Silva Oliveira; Tainan Amorim Santana 70. Experimentação problematizadora com ênfase CTSA – avanços e dificuldades - Tatiana Santos Andrade, Claudia Souza, Marlene Rios Melo 71. Aplicação do estudo de ecologia à prática social - Tatiane Santos Silva, Isabela Santos Correia 72. Aspectos qualitativos e quantitativos da determinação da concentração de sal em água do mar - Wendel Menezes Ferreira 73. A construção de unidades didáticas a partir de problemas sociais: alguns recortes - Weverton Santos de Jesus, Thiago Batinga de Oliveira |
Issue Date: | Sep-2010 |
Keywords: | Educação Ciências Ensino de ciências |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 1982-3657 |
Is part of: | Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citation: | COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2010. Disponível em: <http://educonse.com.br/2010/>. Acesso em: 31 out. 2018. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10338 |
Appears in Collections: | Anais 2010 - IV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1.pdf | Elaborando o conceito de substância química: uma análise das interações discursivas e suas relações com o engajamento dos estudantes em uma sala de aula de ciências | 656,77 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
2.pdf | Eletroquímica e a construção de pilhas e baterias com material de fácil aquisição | 436,34 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
3.pdf | Temas de biologia mais frequentes no Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFPB e os conteúdos de ensino de biologia, segundo os orientadores curriculares | 184,29 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
4.pdf | Formação do pensamento científico no ensino de ciências: a biologia e suas interfaces como ponto de reflexão | 437,55 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
5.pdf | Um projeto de extensão impulsionando a formação inicial de professores de ciências | 157,82 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
6.pdf | Pensar, criar e agir: a alfabetização científica como estratégia pedagógica no ensino fundamental | 156,37 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
7.pdf | O que ensinar em ciências? princípio de uma abordagem investigativa a partir dos fundamentos da didática | 704,42 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
8.pdf | A possível construção de uma usina nuclear na cidade de Canindé de São Francisco como tema gerador para a discussão de radioatividade com enfoque CTS/CTSA | 162,72 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
9.pdf | Concepções de respiração e fotossíntese de alunos da eja a partir da análise de mapas conceituais tendo como referencial a teoria vygotskiana | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
10.pdf | Análise das tendências de pesquisas em ensino de química no Brasil nos últimos 10 anos a partir dos encontros nacionais de ensino de química | 341,16 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
11.pdf | Possiblidades para o ensino de ciências nas séries iniciais | 186,53 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
12.pdf | Ciências e geografia no ensino fundamental: aspecto globalizador e relação dos saberes | 182,2 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
13.pdf | Relato de experiência do projeto de extensão “formação permanente: formação de professor do ensino básico pela pesquisa e fabrico de novas tecnologias didáticas pedagógicas (acerca da matemática e das ciências naturais) no que se refere ao subprojeto “Isso é Ciência” | 174,27 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
14.pdf | A prática docente experimental de química no ensino médio | 332,63 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
15.pdf | Educação nutricional na escola: desafios nas aulas de ciências | 206,24 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
16.pdf | O conhecimento pedagógico do conteúdo isomeria em professores de química do ensino médio | 221,09 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
17.pdf | Teoria colaborativa na perspectiva sócio-histórica: um constructo a ser feito para o ensino da matemática | 158,11 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
18.pdf | O trabalho prático no ensino de ciências: uma estratégia metodológica para uma aprendizagem significativa | 164,81 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
19.pdf | Prática de ensino e aprendizagem significativa: desafios e oportunidades | 161,17 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
20.pdf | Formação continuada do Projovem Urbano: qual a opinião dos professores de ciências naturais sobre sua participação | 205,8 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
21.pdf | Aproximações e distanciamentos dos conceitos de química na educação básica e na academia: uma análise dos conceitos de cinética química | 152,71 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
22.pdf | Paradigmas educativos e a formação de professores: fios que se tecem e configuram a educação ambiental no Brasil | 181,55 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
23.pdf | Jogos educacionais: uma abordagem descontraída para envolver estudantes com conceitos de química | 214,26 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
24.pdf | A tradição e a ciência na abordagem do tema reação | 222,12 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
25.pdf | O debate como ferramenta de alfabetização científica no ensino de ciências: discutindo a usina nuclear em Sergipe | 145,61 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
26.pdf | Estimulando as aulas práticas: uma experiência de formação de professores de ciências | 244,2 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
27.pdf | Usando mapas conceituais como estratégia didática para a apropriação de conceitos científicos abstratos | 172,07 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
28.pdf | Dificuldades no manejo oral e escrito dos termos técnico-científicos de biologia e/ou ciências | 193,88 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
29.pdf | Interações discursivas em aulas de ciências: temas sócios ambientais controversos | 256,8 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
30.pdf | Renovação do ensino de ciências: o que pensam e dizem os estudantes de uma escola de aplicação | 173,02 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
31.pdf | Análise dos conteúdos de paleontologia nos livros didáticos de biologia e nas provas de vestibular da UFS e do ENEM | 149,38 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
32.pdf | A interdisciplinaridade no ensino de ciências no contexto multicultural | 163,81 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
33.pdf | Estudo do conceito de tempo em estudantes de ensino médio: uma construção de instrumentos de análise | 251,96 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
34.pdf | A inserção da horta na escola | 187,8 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
35.pdf | Aspectos iniciais das atividades do PIBID-UFS-QUI/ITA | 614,65 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
36.pdf | Observação do comportamento de alunos da 1ª série do ensino médio nas aulas de química em três escolas distintas | 235,6 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
37.pdf | Interdisciplinaridade na sala de aula: uma experiência, muitas reflexões | 151,72 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
38.pdf | Precarização do trabalho docente em química: um estudo de caso no município de Itabaiana/SE | 215,67 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
39.pdf | Petróleo e o estudo dos alcanos | 165,27 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
40.pdf | Formação inicial de professores de química da Universidade Federal de Sergipe a partir das novas diretrizes curriculares | 176,5 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
41.pdf | Uma análise preliminar das inscrições sobre fases da matéria em livros didáticos de química | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
42.pdf | Gene: relação entre conhecimento escolar e o conhecimento científico para alguns alunos da 3ª série do ensino médio de Itabaiana-SE | 363,41 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
43.pdf | Perspectivas e contradições da educação ambiental: um estudo exploratório em escolas da cidade do Recife | 174,71 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
44.pdf | O estado da arte sobre TIC e aprendizagem significativa nas revistas nacionais de ensino de física (2005-2010) | 350,11 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
45.pdf | Física nuclear: mudança conceitual e concepções espontâneas dos alunos para o ensino de física moderna no ensino médio | 153,88 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
46.pdf | Problemas conceituais, metodológicos, epistemológicos do ensino de ciências nos anos iniciais: o labirinto e uma possível saída | 198,54 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
47.pdf | O uso de recursos didáticos no processo de aprendizagem nas aulas de ciências do 8° ano do colégio Aricio Fortes | 242,52 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
48.pdf | Elaboração de um recurso didático para a melhoria da prática docente no ensino de ciências: guia ilustrado dos lagartos do Parque Nacional Serra de Itabaiana (PNSI) | 200,48 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
49.pdf | Aplicação das metodologias, experimentação e jogo didático, na construção de conceitos referentes à cinética química | 269,76 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
50.pdf | O ensino de paleontologia e a percepção dos alunos do curso de biologia da Universidade Federal de Sergipe | 200,22 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
51.pdf | Ensino da natureza da luz na educação básica e na formação de jovens e adultos | 283,34 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
52.pdf | Sequência didática interativa no ensino de ciências | 231,07 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
53.pdf | Sequência didática interativa no ensino de ciências | 228,18 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
54.pdf | Dificuldades de ensino e aprendizagem dos modelos atômicos em química | 401,41 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
55.pdf | A primazia de licenciados em ciencias biológicas e geografia no curso de educação ambiental | 218,72 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
56.pdf | Uma análise das competências e habilidades do exame nacional do ensino médio e as questões relacionadas à afetividade | 355,14 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
57.pdf | A linguagem no ensino de ciências | 199,35 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
58.pdf | Homossexualidade: variação normal do desejo ou desejo desigual? A percepção de professores e professoras de ciências de Aracaju | 178,01 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
59.pdf | Concepções de alunos de ciências sobre estrutura atômica e ligação química expressas em suas comparações | 222,26 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
60.pdf | O corpo que permeia a educação sexual na escola | 197,08 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
61.pdf | Conceito de ligação química na educação básica e na acadêmica: aproximações e distanciamentos | 192,21 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
62.pdf | Ensino de ciências: um olhar sobre a formação continuada dos professores | 202,71 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
63.pdf | Perspectivas da educação científica no curso de ciências biológicas: relações entre letramento científico, empoderamento e o estágio curricular supervisionado | 204,86 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
64.pdf | A avaliação no contexto do ensino e aprendizagem: relato de uma prática docente | 150,62 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
65.pdf | Viver ciências: práxis docente e conexão dos saberes- refletindo o processo | 130,89 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
66.pdf | Abordagens CTS como propostas contemporâneas para o ensino de ciências: analisando ações de estudantes orientadas para a aprendizagem de conceitos científicos | 197,67 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
67.pdf | Realidades e possibilidades nas aulas de química segundo um grupo de alunos | 180,91 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
68.pdf | A instituição escolar e seus desafios junto à família/comunidade | 165,79 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
69.pdf | Ensino de ciências e qualidade da prática docente em sala de aula: o que dizem os alunos do 8º ano da Escola Estadual Silvio Romero (Lagarto-SE) | 403,18 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
70.pdf | Experimentação problematizadora com ênfase CTSA – avanços e dificuldades | 333,87 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
71.pdf | Aplicação do estudo de ecologia à prática social | 145,88 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
72.pdf | Aspectos qualitativos e quantitativos da determinação da concentração de sal em água do mar | 145,87 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
73.pdf | A construção de unidades didáticas a partir de problemas sociais: alguns recortes | 1,75 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.