Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10338
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 5 - Ensino de ciências
Other Titles: 1. Elaborando o conceito de substância química: uma análise das interações discursivas e suas relações com o engajamento dos estudantes em uma sala de aula de ciências - Adjane da Costa Tourinho e Silva, Daniella Vinha, Dayane dos Santos Trindade
2. Eletroquímica e a construção de pilhas e baterias com material de fácil aquisição - Adriano Sousa Messias, Wendel Menezes Ferreira
3. Temas de biologia mais frequentes no Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFPB e os conteúdos de ensino de biologia, segundo os orientadores curriculares - Alessandro Tomaz Barbosa, Marsílvio Gonçalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha
4. Formação do pensamento científico no ensino de ciências: a biologia e suas interfaces como ponto de reflexão - Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão, Risonilta Bezerra Germano de Sá, Zélia Maria Soares Jófili
5. Um projeto de extensão impulsionando a formação inicial de professores de ciências - Ana Paula Pereira de Oliveira Silva, Beatriz Caetano da Silva, Elizabete Serafim da Silva, Josefa Betânia Vilela Costa
6. Pensar, criar e agir: a alfabetização científica como estratégia pedagógica no ensino fundamental - André Luís de Andrade Monteiro, Bruna Consuelo Camilo Santos, Ricardo da Silva Celestino, Aline Alves Melo
7. O que ensinar em ciências? princípio de uma abordagem investigativa a partir dos fundamentos da didática - Ângela Christina Santana Andrade, Laedson Eliziário de Santana, Maria Ivânia dos Santos
8. A possível construção de uma usina nuclear na cidade de Canindé de São Francisco como tema gerador para a discussão de radioatividade com enfoque CTS/CTSA - Ângelo Francklin Pitanga, Lenalda Dias dos Santos, Walter Brito Santos, Wendel Augusto Lino de Jesus Melo
9. Concepções de respiração e fotossíntese de alunos da eja a partir da análise de mapas conceituais tendo como referencial a teoria vygotskiana - Anita Rodrigues Cordeiro, Katarina Vasconcelos de Melo, Zélia Maria Soares Jófili, Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão
10. Análise das tendências de pesquisas em ensino de química no Brasil nos últimos 10 anos a partir dos encontros nacionais de ensino de química - Antônio Carlos Pinto Oliveira, Edson José Wartha
11. Possiblidades para o ensino de ciências nas séries iniciais - Bruno dos Santos Andrade, Valéria Nunes da Silva, Lisane Teixeira Dantas de Menezes
12. Ciências e geografia no ensino fundamental: aspecto globalizador e relação dos saberes - Carlos Alberto de Vasconcelos
13. Relato de experiência do projeto de extensão “formação permanente: formação de professor do ensino básico pela pesquisa e fabrico de novas tecnologias didáticas pedagógicas (acerca da matemática e das ciências naturais) no que se refere ao subprojeto “Isso é Ciência” - Carollina Florido Pires, Veleida Anahí da Silva
14. A prática docente experimental de química no ensino médio - Cláudio Henrique Alves Perdigão, Kilma da Silva Lima
15. Educação nutricional na escola: desafios nas aulas de ciências - Clívia Rolemberg Andrade, Lívia de Rezende Cardoso
16. O conhecimento pedagógico do conteúdo isomeria em professores de química do ensino médio - Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino, Patrícia Cecília Martins de Sousa, Angela Fernandes Campos, Isauro Beltrán Nuñez
17. Teoria colaborativa na perspectiva sócio-histórica: um constructo a ser feito para o ensino da matemática - Cristina Novikoff, José Carlos Gonçalves Gaspar
18. O trabalho prático no ensino de ciências: uma estratégia metodológica para uma aprendizagem significativa - Daiana Ornelas Freire
19. Prática de ensino e aprendizagem significativa: desafios e oportunidades - Daniela Meneses Santos, Vinícius Silva Reis
20. Formação continuada do Projovem Urbano: qual a opinião dos professores de ciências naturais sobre sua participação - Danilo Oliveira Santos, Gisleine Souza da Silva, Paula Fernanda de Carvalho Dantas, João Paulo Mendonça Lima
21. Aproximações e distanciamentos dos conceitos de química na educação básica e na academia: uma análise dos conceitos de cinética química - Diego Andrade Vasconcelos, Edson Jose Wartha
22. Paradigmas educativos e a formação de professores: fios que se tecem e configuram a educação ambiental no Brasil - Dinabel Alves Cirne Vilas-Boas, Zélia Maria Soares Jófili
23. Jogos educacionais: uma abordagem descontraída para envolver estudantes com conceitos de química - Djalma Andrade
24. A tradição e a ciência na abordagem do tema reação - Edinéia Tavares Lopes
25. O debate como ferramenta de alfabetização científica no ensino de ciências: discutindo a usina nuclear em Sergipe - , Elaine Cristine do Amarante Matos, Gilda Maria do Amarante Matos
26. Estimulando as aulas práticas: uma experiência de formação de professores de ciências – Eline Deccache-Maia, Patrícia Silva de Assis, Renata Silva de Jesus, Marcos André Vannier-Santos
27. Usando mapas conceituais como estratégia didática para a apropriação de conceitos científicos abstratos - Elizabeth P. Medeiros, Fernanda Muniz Brayner Lopes, Zélia Maria Soares Jófili, Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão
28. Dificuldades no manejo oral e escrito dos termos técnico-científicos de biologia e/ou ciências - Elynne Gabrielle Moreira de Oliveira, Caio César Costa Santos, Lucas Pazoline da Silva Ferreira
29. Interações discursivas em aulas de ciências: temas sócios ambientais controversos - Elson da Fonseca Santos, Maria Neide Sobral
30. Renovação do ensino de ciências: o que pensam e dizem os estudantes de uma escola de aplicação - Eulália S. Vieira, Rosália M. R. de Aragão
31. Análise dos conteúdos de paleontologia nos livros didáticos de biologia e nas provas de vestibular da UFS e do ENEM - Fabiana Silva Vieira, Maria Helena Zucon, Wellington dos Santos Santana
32. A interdisciplinaridade no ensino de ciências no contexto multicultural - Fernando Antônio N. da Silva
33. Estudo do conceito de tempo em estudantes de ensino médio: uma construção de instrumentos de análise - Gabriel Dias de Carvalho Júnior, Orlando Gomes de Aguiar Júnior
34. A inserção da horta na escola - George Pimentel Fernandes, Vanessa Campos de Sousa, Débora Simone de Carvalho Santos
35. Aspectos iniciais das atividades do PIBID-UFS-QUI/ITA - Gisleine Souza da Silva, Lidiane Santos Gama, Tayonara da Cruz Nascimento, Ramon de Oliveira Santana, Edinéia Tavares Lopes
36. Observação do comportamento de alunos da 1ª série do ensino médio nas aulas de química em três escolas distintas - Gladston do Santos, Eliana Midori Sussuchi
37. Interdisciplinaridade na sala de aula: uma experiência, muitas reflexões - Isabela Santos Correia, Tatiane Santos Silva
38. Precarização do trabalho docente em química: um estudo de caso no município de Itabaiana/SE - Jacqueline Lima da Silva
39. Petróleo e o estudo dos alcanos - Jacqueline Lima da Silva, Meurryvane Angeline Gomes de Souza
40. Formação inicial de professores de química da Universidade Federal de Sergipe a partir das novas diretrizes curriculares - João Paulo Mendonça Lima, Eliane Midori Sussuchi, Weverton Santos de Jesus
41. Uma análise preliminar das inscrições sobre fases da matéria em livros didáticos de química - Joeliton Chagas Silva, José Marcelo de Vasconcelos Mota, Edson José Wartho
42. Gene: relação entre conhecimento escolar e o conhecimento científico para alguns alunos da 3ª série do ensino médio de Itabaiana-SE - José Aldair Alves, Luzinete Batista da Silva, Micaela Oliveira de Menezes, Péricles Nunes Garcia Moreno
43. Perspectivas e contradições da educação ambiental: um estudo exploratório em escolas da cidade do Recife - Joseane Maria do Nascimento, Alexandro Cardoso Tenório, Zélia Maria Soares Jófili
44. O estado da arte sobre TIC e aprendizagem significativa nas revistas nacionais de ensino de física (2005-2010) - José Uibson Pereira Moraes, Celso J. Vianna
45. Física nuclear: mudança conceitual e concepções espontâneas dos alunos para o ensino de física moderna no ensino médio - Larissa D. Feitosa
46. Problemas conceituais, metodológicos, epistemológicos do ensino de ciências nos anos iniciais: o labirinto e uma possível saída - Letícia dos Santos Carvalho
47. O uso de recursos didáticos no processo de aprendizagem nas aulas de ciências do 8° ano do colégio Aricio Fortes - Luzia Cristina de Melo Santos, Luciene Costa Santana
48. Elaboração de um recurso didático para a melhoria da prática docente no ensino de ciências: guia ilustrado dos lagartos do Parque Nacional Serra de Itabaiana (PNSI) - Marcus Vinicius Noronha Oliveira
49. Aplicação das metodologias, experimentação e jogo didático, na construção de conceitos referentes à cinética química - Maria Aparecida Andrade Santana, Suzanne de Oliveira Rezende, Djalma Andrade
50. O ensino de paleontologia e a percepção dos alunos do curso de biologia da Universidade Federal de Sergipe - Maria Helena Zucon, Fabiana Silva Vieira, Myriam Fernanda Ferreira dos Prazeres, Mário André Trindade Dantas
51. Ensino da natureza da luz na educação básica e na formação de jovens e adultos - Maria José Lacerda Vasconcelos
52. Sequência didática interativa no ensino de ciências - Maria Marly de Oliveira
53. Sequência didática interativa no ensino de ciências - Maria Marly de Oliveira
54. Dificuldades de ensino e aprendizagem dos modelos atômicos em química - Marlene Rios Melo, Edmilson Gomes de Lima Neto
55. A primazia de licenciados em ciencias biológicas e geografia no curso de educação ambiental - Marta Cristina Vieira Farias, Carlos Alberto de Vasconcelos, Elania Lucy Dias Albuquqerque
56. Uma análise das competências e habilidades do exame nacional do ensino médio e as questões relacionadas à afetividade - Michely Santos Araújo, Natália Keli Santos Araújo, Marcio Batista Santos
57. A linguagem no ensino de ciências – explicação - Mirtes Ribeiro de Lira
58. Homossexualidade: variação normal do desejo ou desejo desigual? A percepção de professores e professoras de ciências de Aracaju-SE - Mônica Ismerim Barreto, Maria Inêz Oliveira Araujo
59. Concepções de alunos de ciências sobre estrutura atômica e ligação química expressas em suas comparações - Nilmara Braga Mozzer, Rosária Justi
60. O corpo que permeia a educação sexual na escola - Otoniel Alvaro da Silva, Odisséa Boaventura de Oliveira
61. Conceito de ligação química na educação básica e na acadêmica: aproximações e distanciamentos - Paula Fernanda de Carvalho Dantas, Adair Mendonça da Costa, Edson José Wartha
62. Ensino de ciências: um olhar sobre a formação continuada dos professores - Paula Maria Oliveira Santos, Cristiane Teixeira Machado, Ticiane Oliveira Santos, Luana Cardoso Ferreira
63. Perspectivas da educação científica no curso de ciências biológicas: relações entre letramento científico, empoderamento e o estágio curricular supervisionado - Rafael Matias de Moura, Ana Maria Freitas Teixeira
64. A avaliação no contexto do ensino e aprendizagem: relato de uma prática docente - Ricardo da Silva Celestino, Aline Alves Melo, André Luís de Andrade Monteiro, Bruna Consuelo Camilo Santos
65. Viver ciências: práxis docente e conexão dos saberes- refletindo o processo - Rosangela Souza Vieira, Manoel Messias Alves de Souza, Gisele Lemos Shaw
66. Abordagens CTS como propostas contemporâneas para o ensino de ciências: analisando ações de estudantes orientadas para a aprendizagem de conceitos científicos - Ruth do Nascimento Firme, Edenia Maria Ribeiro do Amaral
67. Realidades e possibilidades nas aulas de química segundo um grupo de alunos - Sergio Matos Santos, Aline Ribeiro dos Santos, Dayane dos Santos Trindade, Assicleide da Silva Brito, Edinéia Tavares Lopes
68. A instituição escolar e seus desafios junto à família/comunidade - Silvano da Conceição
69. Ensino de ciências e qualidade da prática docente em sala de aula: o que dizem os alunos do 8º ano da Escola Estadual Silvio Romero (Lagarto-SE) - Taciana de Lisboa Faria, Graciela da Silva Oliveira; Tainan Amorim Santana
70. Experimentação problematizadora com ênfase CTSA – avanços e dificuldades - Tatiana Santos Andrade, Claudia Souza, Marlene Rios Melo
71. Aplicação do estudo de ecologia à prática social - Tatiane Santos Silva, Isabela Santos Correia
72. Aspectos qualitativos e quantitativos da determinação da concentração de sal em água do mar - Wendel Menezes Ferreira
73. A construção de unidades didáticas a partir de problemas sociais: alguns recortes - Weverton Santos de Jesus, Thiago Batinga de Oliveira
Issue Date: Sep-2010
Keywords: Educação
Ciências
Ensino de ciências
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2010. Disponível em: <http://educonse.com.br/2010/>. Acesso em: 31 out. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10338
Appears in Collections:Anais 2010 - IV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdfElaborando o conceito de substância química: uma análise das interações discursivas e suas relações com o engajamento dos estudantes em uma sala de aula de ciências656,77 kBAdobe PDFView/Open
2.pdfEletroquímica e a construção de pilhas e baterias com material de fácil aquisição436,34 kBAdobe PDFView/Open
3.pdfTemas de biologia mais frequentes no Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFPB e os conteúdos de ensino de biologia, segundo os orientadores curriculares184,29 kBAdobe PDFView/Open
4.pdfFormação do pensamento científico no ensino de ciências: a biologia e suas interfaces como ponto de reflexão437,55 kBAdobe PDFView/Open
5.pdfUm projeto de extensão impulsionando a formação inicial de professores de ciências157,82 kBAdobe PDFView/Open
6.pdfPensar, criar e agir: a alfabetização científica como estratégia pedagógica no ensino fundamental156,37 kBAdobe PDFView/Open
7.pdfO que ensinar em ciências? princípio de uma abordagem investigativa a partir dos fundamentos da didática704,42 kBAdobe PDFView/Open
8.pdfA possível construção de uma usina nuclear na cidade de Canindé de São Francisco como tema gerador para a discussão de radioatividade com enfoque CTS/CTSA162,72 kBAdobe PDFView/Open
9.pdfConcepções de respiração e fotossíntese de alunos da eja a partir da análise de mapas conceituais tendo como referencial a teoria vygotskiana1,45 MBAdobe PDFView/Open
10.pdfAnálise das tendências de pesquisas em ensino de química no Brasil nos últimos 10 anos a partir dos encontros nacionais de ensino de química341,16 kBAdobe PDFView/Open
11.pdfPossiblidades para o ensino de ciências nas séries iniciais186,53 kBAdobe PDFView/Open
12.pdfCiências e geografia no ensino fundamental: aspecto globalizador e relação dos saberes182,2 kBAdobe PDFView/Open
13.pdfRelato de experiência do projeto de extensão “formação permanente: formação de professor do ensino básico pela pesquisa e fabrico de novas tecnologias didáticas pedagógicas (acerca da matemática e das ciências naturais) no que se refere ao subprojeto “Isso é Ciência”174,27 kBAdobe PDFView/Open
14.pdfA prática docente experimental de química no ensino médio332,63 kBAdobe PDFView/Open
15.pdfEducação nutricional na escola: desafios nas aulas de ciências206,24 kBAdobe PDFView/Open
16.pdfO conhecimento pedagógico do conteúdo isomeria em professores de química do ensino médio221,09 kBAdobe PDFView/Open
17.pdfTeoria colaborativa na perspectiva sócio-histórica: um constructo a ser feito para o ensino da matemática158,11 kBAdobe PDFView/Open
18.pdfO trabalho prático no ensino de ciências: uma estratégia metodológica para uma aprendizagem significativa164,81 kBAdobe PDFView/Open
19.pdfPrática de ensino e aprendizagem significativa: desafios e oportunidades161,17 kBAdobe PDFView/Open
20.pdfFormação continuada do Projovem Urbano: qual a opinião dos professores de ciências naturais sobre sua participação205,8 kBAdobe PDFView/Open
21.pdfAproximações e distanciamentos dos conceitos de química na educação básica e na academia: uma análise dos conceitos de cinética química152,71 kBAdobe PDFView/Open
22.pdfParadigmas educativos e a formação de professores: fios que se tecem e configuram a educação ambiental no Brasil181,55 kBAdobe PDFView/Open
23.pdfJogos educacionais: uma abordagem descontraída para envolver estudantes com conceitos de química214,26 kBAdobe PDFView/Open
24.pdfA tradição e a ciência na abordagem do tema reação222,12 kBAdobe PDFView/Open
25.pdfO debate como ferramenta de alfabetização científica no ensino de ciências: discutindo a usina nuclear em Sergipe145,61 kBAdobe PDFView/Open
26.pdfEstimulando as aulas práticas: uma experiência de formação de professores de ciências244,2 kBAdobe PDFView/Open
27.pdfUsando mapas conceituais como estratégia didática para a apropriação de conceitos científicos abstratos172,07 kBAdobe PDFView/Open
28.pdfDificuldades no manejo oral e escrito dos termos técnico-científicos de biologia e/ou ciências193,88 kBAdobe PDFView/Open
29.pdfInterações discursivas em aulas de ciências: temas sócios ambientais controversos256,8 kBAdobe PDFView/Open
30.pdfRenovação do ensino de ciências: o que pensam e dizem os estudantes de uma escola de aplicação173,02 kBAdobe PDFView/Open
31.pdfAnálise dos conteúdos de paleontologia nos livros didáticos de biologia e nas provas de vestibular da UFS e do ENEM149,38 kBAdobe PDFView/Open
32.pdfA interdisciplinaridade no ensino de ciências no contexto multicultural163,81 kBAdobe PDFView/Open
33.pdfEstudo do conceito de tempo em estudantes de ensino médio: uma construção de instrumentos de análise251,96 kBAdobe PDFView/Open
34.pdfA inserção da horta na escola187,8 kBAdobe PDFView/Open
35.pdfAspectos iniciais das atividades do PIBID-UFS-QUI/ITA614,65 kBAdobe PDFView/Open
36.pdfObservação do comportamento de alunos da 1ª série do ensino médio nas aulas de química em três escolas distintas235,6 kBAdobe PDFView/Open
37.pdfInterdisciplinaridade na sala de aula: uma experiência, muitas reflexões151,72 kBAdobe PDFView/Open
38.pdfPrecarização do trabalho docente em química: um estudo de caso no município de Itabaiana/SE215,67 kBAdobe PDFView/Open
39.pdfPetróleo e o estudo dos alcanos165,27 kBAdobe PDFView/Open
40.pdfFormação inicial de professores de química da Universidade Federal de Sergipe a partir das novas diretrizes curriculares176,5 kBAdobe PDFView/Open
41.pdfUma análise preliminar das inscrições sobre fases da matéria em livros didáticos de química1,13 MBAdobe PDFView/Open
42.pdfGene: relação entre conhecimento escolar e o conhecimento científico para alguns alunos da 3ª série do ensino médio de Itabaiana-SE363,41 kBAdobe PDFView/Open
43.pdfPerspectivas e contradições da educação ambiental: um estudo exploratório em escolas da cidade do Recife174,71 kBAdobe PDFView/Open
44.pdfO estado da arte sobre TIC e aprendizagem significativa nas revistas nacionais de ensino de física (2005-2010)350,11 kBAdobe PDFView/Open
45.pdfFísica nuclear: mudança conceitual e concepções espontâneas dos alunos para o ensino de física moderna no ensino médio153,88 kBAdobe PDFView/Open
46.pdfProblemas conceituais, metodológicos, epistemológicos do ensino de ciências nos anos iniciais: o labirinto e uma possível saída198,54 kBAdobe PDFView/Open
47.pdfO uso de recursos didáticos no processo de aprendizagem nas aulas de ciências do 8° ano do colégio Aricio Fortes242,52 kBAdobe PDFView/Open
48.pdfElaboração de um recurso didático para a melhoria da prática docente no ensino de ciências: guia ilustrado dos lagartos do Parque Nacional Serra de Itabaiana (PNSI)200,48 kBAdobe PDFView/Open
49.pdfAplicação das metodologias, experimentação e jogo didático, na construção de conceitos referentes à cinética química269,76 kBAdobe PDFView/Open
50.pdfO ensino de paleontologia e a percepção dos alunos do curso de biologia da Universidade Federal de Sergipe200,22 kBAdobe PDFView/Open
51.pdfEnsino da natureza da luz na educação básica e na formação de jovens e adultos283,34 kBAdobe PDFView/Open
52.pdfSequência didática interativa no ensino de ciências231,07 kBAdobe PDFView/Open
53.pdfSequência didática interativa no ensino de ciências228,18 kBAdobe PDFView/Open
54.pdfDificuldades de ensino e aprendizagem dos modelos atômicos em química401,41 kBAdobe PDFView/Open
55.pdfA primazia de licenciados em ciencias biológicas e geografia no curso de educação ambiental218,72 kBAdobe PDFView/Open
56.pdfUma análise das competências e habilidades do exame nacional do ensino médio e as questões relacionadas à afetividade355,14 kBAdobe PDFView/Open
57.pdfA linguagem no ensino de ciências199,35 kBAdobe PDFView/Open
58.pdfHomossexualidade: variação normal do desejo ou desejo desigual? A percepção de professores e professoras de ciências de Aracaju178,01 kBAdobe PDFView/Open
59.pdfConcepções de alunos de ciências sobre estrutura atômica e ligação química expressas em suas comparações222,26 kBAdobe PDFView/Open
60.pdfO corpo que permeia a educação sexual na escola197,08 kBAdobe PDFView/Open
61.pdfConceito de ligação química na educação básica e na acadêmica: aproximações e distanciamentos192,21 kBAdobe PDFView/Open
62.pdfEnsino de ciências: um olhar sobre a formação continuada dos professores202,71 kBAdobe PDFView/Open
63.pdfPerspectivas da educação científica no curso de ciências biológicas: relações entre letramento científico, empoderamento e o estágio curricular supervisionado204,86 kBAdobe PDFView/Open
64.pdfA avaliação no contexto do ensino e aprendizagem: relato de uma prática docente150,62 kBAdobe PDFView/Open
65.pdfViver ciências: práxis docente e conexão dos saberes- refletindo o processo130,89 kBAdobe PDFView/Open
66.pdfAbordagens CTS como propostas contemporâneas para o ensino de ciências: analisando ações de estudantes orientadas para a aprendizagem de conceitos científicos197,67 kBAdobe PDFView/Open
67.pdfRealidades e possibilidades nas aulas de química segundo um grupo de alunos180,91 kBAdobe PDFView/Open
68.pdfA instituição escolar e seus desafios junto à família/comunidade165,79 kBAdobe PDFView/Open
69.pdfEnsino de ciências e qualidade da prática docente em sala de aula: o que dizem os alunos do 8º ano da Escola Estadual Silvio Romero (Lagarto-SE)403,18 kBAdobe PDFView/Open
70.pdfExperimentação problematizadora com ênfase CTSA – avanços e dificuldades333,87 kBAdobe PDFView/Open
71.pdfAplicação do estudo de ecologia à prática social145,88 kBAdobe PDFView/Open
72.pdfAspectos qualitativos e quantitativos da determinação da concentração de sal em água do mar145,87 kBAdobe PDFView/Open
73.pdfA construção de unidades didáticas a partir de problemas sociais: alguns recortes1,75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.