Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10338
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título: V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 5 - Ensino de ciências
Data do documento: Set-2010
Palavras-chave: Educação
Ciências
Ensino de ciências
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2010. Disponível em: <http://educonse.com.br/2010/>. Acesso em: 31 out. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10338
Aparece nas coleções:Anais 2010 - IV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.pdf1. Elaborando o conceito de substância química: uma análise das interações discursivas e suas relações com o engajamento dos estudantes em uma sala de aula de ciências - Adjane da Costa Tourinho e Silva, Daniella Vinha, Dayane dos Santos Trindade656,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
2.pdf2. Eletroquímica e a construção de pilhas e baterias com material de fácil aquisição - Adriano Sousa Messias, Wendel Menezes Ferreira436,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
3.pdf3. Temas de biologia mais frequentes no Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFPB e os conteúdos de ensino de biologia, segundo os orientadores curriculares - Alessandro Tomaz Barbosa, Marsílvio Gonçalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha184,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
4.pdf4. Formação do pensamento científico no ensino de ciências: a biologia e suas interfaces como ponto de reflexão - Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão, Risonilta Bezerra Germano de Sá, Zélia Maria Soares Jófili437,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
5.pdf5. Um projeto de extensão impulsionando a formação inicial de professores de ciências - Ana Paula Pereira de Oliveira Silva, Beatriz Caetano da Silva, Elizabete Serafim da Silva, Josefa Betânia Vilela Costa157,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
6.pdf6. Pensar, criar e agir: a alfabetização científica como estratégia pedagógica no ensino fundamental - André Luís de Andrade Monteiro, Bruna Consuelo Camilo Santos, Ricardo da Silva Celestino, Aline Alves Melo156,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
7.pdf7. O que ensinar em ciências? princípio de uma abordagem investigativa a partir dos fundamentos da didática - Ângela Christina Santana Andrade, Laedson Eliziário de Santana, Maria Ivânia dos Santos704,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
8.pdf8. A possível construção de uma usina nuclear na cidade de Canindé de São Francisco como tema gerador para a discussão de radioatividade com enfoque CTS/CTSA - Ângelo Francklin Pitanga, Lenalda Dias dos Santos, Walter Brito Santos, Wendel Augusto Lino de Jesus Melo162,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
9.pdf9. Concepções de respiração e fotossíntese de alunos da eja a partir da análise de mapas conceituais tendo como referencial a teoria vygotskiana - Anita Rodrigues Cordeiro, Katarina Vasconcelos de Melo, Zélia Maria Soares Jófili, Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
10.pdf10. Análise das tendências de pesquisas em ensino de química no Brasil nos últimos 10 anos a partir dos encontros nacionais de ensino de química - Antônio Carlos Pinto Oliveira, Edson José Wartha341,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
11.pdf11. Possiblidades para o ensino de ciências nas séries iniciais - Bruno dos Santos Andrade, Valéria Nunes da Silva, Lisane Teixeira Dantas de Menezes186,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
12.pdf12. Ciências e geografia no ensino fundamental: aspecto globalizador e relação dos saberes - Carlos Alberto de Vasconcelos182,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
13.pdf13. Relato de experiência do projeto de extensão “formação permanente: formação de professor do ensino básico pela pesquisa e fabrico de novas tecnologias didáticas pedagógicas (acerca da matemática e das ciências naturais) no que se refere ao subprojeto “Isso é Ciência” - Carollina Florido Pires, Veleida Anahí da Silva174,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
14.pdf14. A prática docente experimental de química no ensino médio - Cláudio Henrique Alves Perdigão, Kilma da Silva Lima332,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
15.pdf15. Educação nutricional na escola: desafios nas aulas de ciências - Clívia Rolemberg Andrade, Lívia de Rezende Cardoso206,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
16.pdf16. O conhecimento pedagógico do conteúdo isomeria em professores de química do ensino médio - Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino, Patrícia Cecília Martins de Sousa, Angela Fernandes Campos, Isauro Beltrán Nuñez221,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
17.pdf17. Teoria colaborativa na perspectiva sócio-histórica: um constructo a ser feito para o ensino da matemática - Cristina Novikoff, José Carlos Gonçalves Gaspar158,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
18.pdf18. O trabalho prático no ensino de ciências: uma estratégia metodológica para uma aprendizagem significativa - Daiana Ornelas Freire164,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
19.pdf19. Prática de ensino e aprendizagem significativa: desafios e oportunidades - Daniela Meneses Santos, Vinícius Silva Reis161,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
20.pdf20. Formação continuada do Projovem Urbano: qual a opinião dos professores de ciências naturais sobre sua participação - Danilo Oliveira Santos, Gisleine Souza da Silva, Paula Fernanda de Carvalho Dantas, João Paulo Mendonça Lima205,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
21.pdf21. Aproximações e distanciamentos dos conceitos de química na educação básica e na academia: uma análise dos conceitos de cinética química - Diego Andrade Vasconcelos, Edson Jose Wartha152,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
22.pdf22. Paradigmas educativos e a formação de professores: fios que se tecem e configuram a educação ambiental no Brasil - Dinabel Alves Cirne Vilas-Boas, Zélia Maria Soares Jófili181,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
23.pdf23. Jogos educacionais: uma abordagem descontraída para envolver estudantes com conceitos de química - Djalma Andrade214,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
24.pdf24. A tradição e a ciência na abordagem do tema reação - Edinéia Tavares Lopes222,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
25.pdf25. O debate como ferramenta de alfabetização científica no ensino de ciências: discutindo a usina nuclear em Sergipe - , Elaine Cristine do Amarante Matos, Gilda Maria do Amarante Matos145,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
26.pdf26. Estimulando as aulas práticas: uma experiência de formação de professores de ciências – Eline Deccache-Maia, Patrícia Silva de Assis, Renata Silva de Jesus, Marcos André Vannier-Santos244,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
27.pdf27. Usando mapas conceituais como estratégia didática para a apropriação de conceitos científicos abstratos - Elizabeth P. Medeiros, Fernanda Muniz Brayner Lopes, Zélia Maria Soares Jófili, Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão172,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
28.pdf28. Dificuldades no manejo oral e escrito dos termos técnico-científicos de biologia e/ou ciências - Elynne Gabrielle Moreira de Oliveira, Caio César Costa Santos, Lucas Pazoline da Silva Ferreira193,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
29.pdf29. Interações discursivas em aulas de ciências: temas sócios ambientais controversos - Elson da Fonseca Santos, Maria Neide Sobral256,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
30.pdf30. Renovação do ensino de ciências: o que pensam e dizem os estudantes de uma escola de aplicação - Eulália S. Vieira, Rosália M. R. de Aragão173,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
31.pdf31. Análise dos conteúdos de paleontologia nos livros didáticos de biologia e nas provas de vestibular da UFS e do ENEM - Fabiana Silva Vieira, Maria Helena Zucon, Wellington dos Santos Santana149,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
32.pdf32. A interdisciplinaridade no ensino de ciências no contexto multicultural - Fernando Antônio N. da Silva163,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
33.pdf33. Estudo do conceito de tempo em estudantes de ensino médio: uma construção de instrumentos de análise - Gabriel Dias de Carvalho Júnior, Orlando Gomes de Aguiar Júnior251,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
34.pdf34. A inserção da horta na escola - George Pimentel Fernandes, Vanessa Campos de Sousa, Débora Simone de Carvalho Santos187,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
35.pdf35. Aspectos iniciais das atividades do PIBID-UFS-QUI/ITA - Gisleine Souza da Silva, Lidiane Santos Gama, Tayonara da Cruz Nascimento, Ramon de Oliveira Santana, Edinéia Tavares Lopes614,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
36.pdf36. Observação do comportamento de alunos da 1ª série do ensino médio nas aulas de química em três escolas distintas - Gladston do Santos, Eliana Midori Sussuchi235,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
37.pdf37. Interdisciplinaridade na sala de aula: uma experiência, muitas reflexões - Isabela Santos Correia, Tatiane Santos Silva151,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
38.pdf38. Precarização do trabalho docente em química: um estudo de caso no município de Itabaiana/SE - Jacqueline Lima da Silva215,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
39.pdf39. Petróleo e o estudo dos alcanos - Jacqueline Lima da Silva, Meurryvane Angeline Gomes de Souza165,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
40.pdf40. Formação inicial de professores de química da Universidade Federal de Sergipe a partir das novas diretrizes curriculares - João Paulo Mendonça Lima, Eliane Midori Sussuchi, Weverton Santos de Jesus176,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
41.pdf41. Uma análise preliminar das inscrições sobre fases da matéria em livros didáticos de química - Joeliton Chagas Silva, José Marcelo de Vasconcelos Mota, Edson José Wartho1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
42.pdf42. Gene: relação entre conhecimento escolar e o conhecimento científico para alguns alunos da 3ª série do ensino médio de Itabaiana-SE - José Aldair Alves, Luzinete Batista da Silva, Micaela Oliveira de Menezes, Péricles Nunes Garcia Moreno363,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
43.pdf43. Perspectivas e contradições da educação ambiental: um estudo exploratório em escolas da cidade do Recife - Joseane Maria do Nascimento, Alexandro Cardoso Tenório, Zélia Maria Soares Jófili174,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
44.pdf44. O estado da arte sobre TIC e aprendizagem significativa nas revistas nacionais de ensino de física (2005-2010) - José Uibson Pereira Moraes, Celso J. Vianna350,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
45.pdf45. Física nuclear: mudança conceitual e concepções espontâneas dos alunos para o ensino de física moderna no ensino médio - Larissa D. Feitosa153,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
46.pdf46. Problemas conceituais, metodológicos, epistemológicos do ensino de ciências nos anos iniciais: o labirinto e uma possível saída - Letícia dos Santos Carvalho198,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
47.pdf47. O uso de recursos didáticos no processo de aprendizagem nas aulas de ciências do 8° ano do colégio Aricio Fortes - Luzia Cristina de Melo Santos, Luciene Costa Santana242,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
48.pdf48. Elaboração de um recurso didático para a melhoria da prática docente no ensino de ciências: guia ilustrado dos lagartos do Parque Nacional Serra de Itabaiana (PNSI) - Marcus Vinicius Noronha Oliveira200,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
49.pdf49. Aplicação das metodologias, experimentação e jogo didático, na construção de conceitos referentes à cinética química - Maria Aparecida Andrade Santana, Suzanne de Oliveira Rezende, Djalma Andrade269,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
50.pdf50. O ensino de paleontologia e a percepção dos alunos do curso de biologia da Universidade Federal de Sergipe - Maria Helena Zucon, Fabiana Silva Vieira, Myriam Fernanda Ferreira dos Prazeres, Mário André Trindade Dantas200,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
51.pdf51. Ensino da natureza da luz na educação básica e na formação de jovens e adultos - Maria José Lacerda Vasconcelos283,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
52.pdf52. Sequência didática interativa no ensino de ciências - Maria Marly de Oliveira231,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
53.pdf53. Sequência didática interativa no ensino de ciências - Maria Marly de Oliveira228,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
54.pdf54. Dificuldades de ensino e aprendizagem dos modelos atômicos em química - Marlene Rios Melo, Edmilson Gomes de Lima Neto401,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
55.pdf55. A primazia de licenciados em ciencias biológicas e geografia no curso de educação ambiental - Marta Cristina Vieira Farias, Carlos Alberto de Vasconcelos, Elania Lucy Dias Albuquqerque218,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
56.pdf56. Uma análise das competências e habilidades do exame nacional do ensino médio e as questões relacionadas à afetividade - Michely Santos Araújo, Natália Keli Santos Araújo, Marcio Batista Santos355,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
57.pdf57. A linguagem no ensino de ciências – explicação - Mirtes Ribeiro de Lira199,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
58.pdf58. Homossexualidade: variação normal do desejo ou desejo desigual? A percepção de professores e professoras de ciências de Aracaju-SE - Mônica Ismerim Barreto, Maria Inêz Oliveira Araujo178,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
59.pdf59. Concepções de alunos de ciências sobre estrutura atômica e ligação química expressas em suas comparações - Nilmara Braga Mozzer, Rosária Justi222,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
60.pdf60. O corpo que permeia a educação sexual na escola - Otoniel Alvaro da Silva, Odisséa Boaventura de Oliveira197,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
61.pdf61. Conceito de ligação química na educação básica e na acadêmica: aproximações e distanciamentos - Paula Fernanda de Carvalho Dantas, Adair Mendonça da Costa, Edson José Wartha192,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
62.pdf62. Ensino de ciências: um olhar sobre a formação continuada dos professores - Paula Maria Oliveira Santos, Cristiane Teixeira Machado, Ticiane Oliveira Santos, Luana Cardoso Ferreira202,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
63.pdf63. Perspectivas da educação científica no curso de ciências biológicas: relações entre letramento científico, empoderamento e o estágio curricular supervisionado - Rafael Matias de Moura, Ana Maria Freitas Teixeira204,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
64.pdf64. A avaliação no contexto do ensino e aprendizagem: relato de uma prática docente - Ricardo da Silva Celestino, Aline Alves Melo, André Luís de Andrade Monteiro, Bruna Consuelo Camilo Santos150,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
65.pdf65. Viver ciências: práxis docente e conexão dos saberes- refletindo o processo - Rosangela Souza Vieira, Manoel Messias Alves de Souza, Gisele Lemos Shaw130,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
66.pdf66. Abordagens CTS como propostas contemporâneas para o ensino de ciências: analisando ações de estudantes orientadas para a aprendizagem de conceitos científicos - Ruth do Nascimento Firme, Edenia Maria Ribeiro do Amaral197,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
67.pdf67. Realidades e possibilidades nas aulas de química segundo um grupo de alunos - Sergio Matos Santos, Aline Ribeiro dos Santos, Dayane dos Santos Trindade, Assicleide da Silva Brito, Edinéia Tavares Lopes180,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
68.pdf68. A instituição escolar e seus desafios junto à família/comunidade - Silvano da Conceição165,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
69.pdf69. Ensino de ciências e qualidade da prática docente em sala de aula: o que dizem os alunos do 8º ano da Escola Estadual Silvio Romero (Lagarto-SE) - Taciana de Lisboa Faria, Graciela da Silva Oliveira; Tainan Amorim Santana403,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
70.pdf70. Experimentação problematizadora com ênfase CTSA – avanços e dificuldades - Tatiana Santos Andrade, Claudia Souza, Marlene Rios Melo333,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
71.pdf71. Aplicação do estudo de ecologia à prática social - Tatiane Santos Silva, Isabela Santos Correia145,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
72.pdf72. Aspectos qualitativos e quantitativos da determinação da concentração de sal em água do mar - Wendel Menezes Ferreira145,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
73.pdf73. A construção de unidades didáticas a partir de problemas sociais: alguns recortes - Weverton Santos de Jesus, Thiago Batinga de Oliveira1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.