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dc.contributor.authorNunes, Ivanildo Araujo-
dc.date.accessioned2019-02-05T23:01:41Z-
dc.date.available2019-02-05T23:01:41Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.identifier.citationNUNES, Ivanildo Araujo. A memória como violadora do tempo na obra fílmica : São Bernardo, de Leon Hirszman. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10411-
dc.description.abstractCette thèse vise à analyser l'approche de la mémoire, à travers le discours cinématographique. A partir des lectures et des considérations des théoriciens et des essayistes sur le sujet, je génère mes conclusions. Le texte a pour cadre théorique la mémoire et son applicabilité dans le récit du cinéma et de la littérature. Partant des conceptions philosophiques, littéraires et cinématographiques de la mémoire, j'examine le film de Leon Hirszman, São Bernardo (1972), fait du roman du même nom de Graciliano Ramos. Dans l'analyse de la méthodologie j'établis des relations entre le film et le livre, les deux éléments présents qui se rapportent à la mémoire, et des théoriciens je développe mon examen.fra
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectSão Bernardo (filme)por
dc.subjectCinemapor
dc.subjectLeon Hirszmanpor
dc.subjectMémoirefra
dc.subjectCinémafra
dc.titleA memória como violadora do tempo na obra fílmica : São Bernardo, de Leon Hirszmanpt_BR
dc.title.alternativeMémoire en tant que violateur du temps dans le travail du film: São Bernardo, de Leon Hirszmanfra
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Carlos Eduardo Japiassú de-
dc.description.resumoEsta dissertação pretende analisar a abordagem da memória, por meio do discurso cinematográfico. A partir das leituras e considerações de teóricos e ensaístas a respeito do tema, engendro as minhas conclusões. O texto tem como marco teórico a memória e sua aplicabilidade na narrativa do cinema e da literatura. Partindo de concepções filosóficas, literárias e cinematográficas sobre a memória, examino o filme do cineasta Leon Hirszman, São Bernardo (1972), feito a partir do romance homônimo de Graciliano Ramos. Na execução da metodologia, estabeleço relações entre o filme e o livro. Ambos, apresentam elementos que dizem respeito à memória. E a partir dos teóricos, desenvolvo meu exame.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Cinemapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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