Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10411
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Ivanildo Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-05T23:01:41Z | - |
dc.date.available | 2019-02-05T23:01:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-30 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Ivanildo Araujo. A memória como violadora do tempo na obra fílmica : São Bernardo, de Leon Hirszman. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10411 | - |
dc.description.abstract | Cette thèse vise à analyser l'approche de la mémoire, à travers le discours cinématographique. A partir des lectures et des considérations des théoriciens et des essayistes sur le sujet, je génère mes conclusions. Le texte a pour cadre théorique la mémoire et son applicabilité dans le récit du cinéma et de la littérature. Partant des conceptions philosophiques, littéraires et cinématographiques de la mémoire, j'examine le film de Leon Hirszman, São Bernardo (1972), fait du roman du même nom de Graciliano Ramos. Dans l'analyse de la méthodologie j'établis des relations entre le film et le livre, les deux éléments présents qui se rapportent à la mémoire, et des théoriciens je développe mon examen. | fra |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | São Bernardo (filme) | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Leon Hirszman | por |
dc.subject | Mémoire | fra |
dc.subject | Cinéma | fra |
dc.title | A memória como violadora do tempo na obra fílmica : São Bernardo, de Leon Hirszman | pt_BR |
dc.title.alternative | Mémoire en tant que violateur du temps dans le travail du film: São Bernardo, de Leon Hirszman | fra |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Queiroz, Carlos Eduardo Japiassú de | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação pretende analisar a abordagem da memória, por meio do discurso cinematográfico. A partir das leituras e considerações de teóricos e ensaístas a respeito do tema, engendro as minhas conclusões. O texto tem como marco teórico a memória e sua aplicabilidade na narrativa do cinema e da literatura. Partindo de concepções filosóficas, literárias e cinematográficas sobre a memória, examino o filme do cineasta Leon Hirszman, São Bernardo (1972), feito a partir do romance homônimo de Graciliano Ramos. Na execução da metodologia, estabeleço relações entre o filme e o livro. Ambos, apresentam elementos que dizem respeito à memória. E a partir dos teóricos, desenvolvo meu exame. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IVANILDO_ARAUJO_NUNES.pdf | 884,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.