Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Victor Nathan Fontes-
dc.date.accessioned2019-02-08T21:32:06Z-
dc.date.available2019-02-08T21:32:06Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationSILVA, Victor Nathan Fontes. A educação ambiental crítica no Brasil : as questões de gênero e da diversidade sexual, entre (in)visibilidade e dialogia. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10452-
dc.description.abstractThis research’s object of study consists of the area occupied by gender and sexual diversity’s issues on Brazilian’s critical environmental education knowledge production. The circularities, ambiguities, (in) visibilities and dialogues related to gender and sexual diversity, found in scientific production on critical environmental education, were analysed from a cultural, social and political perspective. This research’s theoretical-methodological basis is John Thompson’s depth hermeneutics. The research’s mode encompasses exploratory research from theoretical research. Thompsian hermeneutics was applied in the analysis of articles and books by Brazilian authors in the field of critical environmental education, by means of the following procedures: (a) identification of means of production, communication and dissemination of symbolic forms of produced knowledge; (b) analysis of textual communicative messages construction; (c) characterization of the communicated messages’ reception and appropriation; (d) daily appropriation of cultural products (communicated symbolic forms) within specific fiels of social life, whether in a group of people in institutions or social collectives, specifically scientific articles’ production, Lattes’ records and circulation in academic and non-college circulation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação ambiental críticapor
dc.subjectDiversidade sexualpor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectCritical environmental educationeng
dc.subjectSexual diversityeng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.titleA educação ambiental crítica no Brasil : as questões de gênero e da diversidade sexual, entre (in)visibilidade e dialogiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Antônio Vital Menezes de-
dc.description.resumoO objeto de estudo dessa pesquisa é o lugar ocupado pelas questões de gênero e da diversidade sexual na produção do conhecimento da educação ambiental crítica brasileira. Foram analisadas as circularidades, ambiguidades, (in)visibilidades e a dialogia relativas às questões de gênero e da diversidade sexual, encontradas nas produções científicas da educação ambiental crítica, a partir de uma perspectiva cultural, social e política. A base teórico-metodológica dessa pesquisa é hermenêutica de profundidade de John Thompson. O tipo de pesquisa engloba a pesquisa exploratória a partir da pesquisa teórica. A hermenêutica thompsiana foi aplicada na análise de artigos e livros de autores brasileiros do campo da educação ambiental crítica, a partir dos procedimentos seguintes: (a) identificação dos modos de produção, comunicação e difusão de formas simbólicas do conhecimento produzido; (b) análise da construção das mensagens comunicativas textuais; (c) caracterização da recepção e apropriação das mensagens comunicadas; (d) apropriação cotidiana de produtos culturais (formas simbólicas comunicadas) dentro de campos específicos da vida social, seja em um grupo de pessoas, em instituições ou coletivos sociais, especificamente, a produção de artigos científicos, registros em Plataforma Lattes e circulação em instituições acadêmicas e não-universitárias. Os resultados apontam: (a) baixa circularidade, redução ou imprecisão terminológica das questões de gênero e da diversidade sexual na produção científica de pesquisadores brasileiros da educação ambiental crítica; (b) existe remissão indireta às questões de gênero, sendo predominante a atribuição de diferenças entre os sexos, os papéis de gênero e as diferenças biológicas; (c) a dimensão ontológica e/ou social possuem maior circulação no campo da educação ambiental crítica e é amplamente empregada no sentido de ser humano ou humanidade.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambientept_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VICTOR_NATHAN_FONTES_SILVA.pdf2,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.