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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Fabiana Santos de Sousa-
dc.date.accessioned2019-02-12T20:23:12Z-
dc.date.available2019-02-12T20:23:12Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10468-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofNarrativas de vida em stop motion – uma experiência de ensino de língua portuguesa em práticas de multiletramento no ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectMultissemiosespor
dc.subjectNarrativas de memóriapor
dc.subjectNarrativas de vidapor
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectCaderno pedagógicopor
dc.titleNarrativas de vida em stop motion – uma experiência de ensino de língua portuguesa em práticas de multiletramento no ensino fundamental (Caderno pedagógico)pt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Isabel Cristina Michelan de-
dc.description.resumoEste Caderno Pedagógico é resultado de um projeto de intervenção, realizado no Colégio CERA, localizado em Salgado - SE, no período de abril a maio de 2018, a partir da aplicação de uma sequência didática (SD) - realizada em 22 aulas (das quais, 09 destinaram-se ao processo que envolve a stop motion e 13 que tiveram como propósito desenvolver as capacidades referentes à produção das narrativas escritas) – que foram aplicadas com o objetivo de desenvolver a capacidade de escrita dos estudantes por meio de produções de narrativas de memória/ de vida, considerando as experiências vivenciadas por membros idosos da comunidade, com posterior adaptação e transformação de algumas dessas produções para curtas-metragens em stop motion. Nessas circunstâncias, este material compartilha as etapas de uma prática metodológica de ensino de língua portuguesa que busca ultrapassar os limites da memorização e dos estudos metalinguísticos, conforme propõe a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), promulgada em 1996, além de almejar promover uma proposta de ensino em que a escola seja um espaço de interação social entre seus membros e a comunidade em que está inserida. Tal trabalho é direcionado a estudantes do 8º ano do ensino fundamental e foi desenvolvido para o programa do Mestrado profissional em Letras, PROFLETRAS, da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão/SE, com o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade da prática docente no Brasil, pois objetiva guiar o estudante em práticas de escrita com significado e função social, possibilitando a sua imersão em uma atividade humana de relevância na sociedade, além de promover o aperfeiçoamento de suas capacidades de escrita no âmbito cultural de um gênero produzido de modo processual. Logo, aqui você encontrará opções para aplicar esta proposta em classe através de atividades e oficinas embasadas em algumas teorias e conceitos voltados para o aprimoramento da escrita. Em síntese, este Caderno tem o intuito de contribuir com práticas docentes que objetivam o aperfeiçoamento das capacidades de narrar dos estudantes, produzindo, ao mesmo tempo, significados sociais por meio do convívio com membros antigos da comunidade local. Pretende-se também, difundir uma ferramenta tecnológica propícia à composição de animações que incentiva não apenas a produção escrita, mas uma produção artística derivada da utilização de multilinguagens. Isso proporcionará práticas de multiletramentos conectadas aos conteúdos curriculares e às situações de vida em sociedade.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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