Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10468
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título: Narrativas de vida em stop motion – uma experiência de ensino de língua portuguesa em práticas de multiletramento no ensino fundamental (Caderno pedagógico)
Autor(es): Matos, Fabiana Santos de Sousa
Data do documento: 2018
Orientador: Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Resumo: Este Caderno Pedagógico é resultado de um projeto de intervenção, realizado no Colégio CERA, localizado em Salgado - SE, no período de abril a maio de 2018, a partir da aplicação de uma sequência didática (SD) - realizada em 22 aulas (das quais, 09 destinaram-se ao processo que envolve a stop motion e 13 que tiveram como propósito desenvolver as capacidades referentes à produção das narrativas escritas) – que foram aplicadas com o objetivo de desenvolver a capacidade de escrita dos estudantes por meio de produções de narrativas de memória/ de vida, considerando as experiências vivenciadas por membros idosos da comunidade, com posterior adaptação e transformação de algumas dessas produções para curtas-metragens em stop motion. Nessas circunstâncias, este material compartilha as etapas de uma prática metodológica de ensino de língua portuguesa que busca ultrapassar os limites da memorização e dos estudos metalinguísticos, conforme propõe a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), promulgada em 1996, além de almejar promover uma proposta de ensino em que a escola seja um espaço de interação social entre seus membros e a comunidade em que está inserida. Tal trabalho é direcionado a estudantes do 8º ano do ensino fundamental e foi desenvolvido para o programa do Mestrado profissional em Letras, PROFLETRAS, da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão/SE, com o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade da prática docente no Brasil, pois objetiva guiar o estudante em práticas de escrita com significado e função social, possibilitando a sua imersão em uma atividade humana de relevância na sociedade, além de promover o aperfeiçoamento de suas capacidades de escrita no âmbito cultural de um gênero produzido de modo processual. Logo, aqui você encontrará opções para aplicar esta proposta em classe através de atividades e oficinas embasadas em algumas teorias e conceitos voltados para o aprimoramento da escrita. Em síntese, este Caderno tem o intuito de contribuir com práticas docentes que objetivam o aperfeiçoamento das capacidades de narrar dos estudantes, produzindo, ao mesmo tempo, significados sociais por meio do convívio com membros antigos da comunidade local. Pretende-se também, difundir uma ferramenta tecnológica propícia à composição de animações que incentiva não apenas a produção escrita, mas uma produção artística derivada da utilização de multilinguagens. Isso proporcionará práticas de multiletramentos conectadas aos conteúdos curriculares e às situações de vida em sociedade.
Palavras-chave: Multissemioses
Narrativas de memória
Narrativas de vida
Processo de ensino-aprendizagem
Língua portuguesa
Caderno pedagógico
Parte de : Narrativas de vida em stop motion – uma experiência de ensino de língua portuguesa em práticas de multiletramento no ensino fundamental
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10468
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANA_SANTOS_SOUSA_MATOS-Caderno_Pedagogico.pdf4,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Narrativas_de_vida_de_stop_motion.mp476,85 MBMPEGVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.