Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10468
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título: | Narrativas de vida em stop motion – uma experiência de ensino de língua portuguesa em práticas de multiletramento no ensino fundamental (Caderno pedagógico) |
Autor(es): | Matos, Fabiana Santos de Sousa |
Data do documento: | 2018 |
Orientador: | Azevedo, Isabel Cristina Michelan de |
Resumo: | Este Caderno Pedagógico é resultado de um projeto de intervenção, realizado no Colégio CERA, localizado em Salgado - SE, no período de abril a maio de 2018, a partir da aplicação de uma sequência didática (SD) - realizada em 22 aulas (das quais, 09 destinaram-se ao processo que envolve a stop motion e 13 que tiveram como propósito desenvolver as capacidades referentes à produção das narrativas escritas) – que foram aplicadas com o objetivo de desenvolver a capacidade de escrita dos estudantes por meio de produções de narrativas de memória/ de vida, considerando as experiências vivenciadas por membros idosos da comunidade, com posterior adaptação e transformação de algumas dessas produções para curtas-metragens em stop motion. Nessas circunstâncias, este material compartilha as etapas de uma prática metodológica de ensino de língua portuguesa que busca ultrapassar os limites da memorização e dos estudos metalinguísticos, conforme propõe a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), promulgada em 1996, além de almejar promover uma proposta de ensino em que a escola seja um espaço de interação social entre seus membros e a comunidade em que está inserida. Tal trabalho é direcionado a estudantes do 8º ano do ensino fundamental e foi desenvolvido para o programa do Mestrado profissional em Letras, PROFLETRAS, da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão/SE, com o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade da prática docente no Brasil, pois objetiva guiar o estudante em práticas de escrita com significado e função social, possibilitando a sua imersão em uma atividade humana de relevância na sociedade, além de promover o aperfeiçoamento de suas capacidades de escrita no âmbito cultural de um gênero produzido de modo processual. Logo, aqui você encontrará opções para aplicar esta proposta em classe através de atividades e oficinas embasadas em algumas teorias e conceitos voltados para o aprimoramento da escrita. Em síntese, este Caderno tem o intuito de contribuir com práticas docentes que objetivam o aperfeiçoamento das capacidades de narrar dos estudantes, produzindo, ao mesmo tempo, significados sociais por meio do convívio com membros antigos da comunidade local. Pretende-se também, difundir uma ferramenta tecnológica propícia à composição de animações que incentiva não apenas a produção escrita, mas uma produção artística derivada da utilização de multilinguagens. Isso proporcionará práticas de multiletramentos conectadas aos conteúdos curriculares e às situações de vida em sociedade. |
Palavras-chave: | Multissemioses Narrativas de memória Narrativas de vida Processo de ensino-aprendizagem Língua portuguesa Caderno pedagógico |
Parte de : | Narrativas de vida em stop motion – uma experiência de ensino de língua portuguesa em práticas de multiletramento no ensino fundamental |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10468 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FABIANA_SANTOS_SOUSA_MATOS-Caderno_Pedagogico.pdf | 4,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
Narrativas_de_vida_de_stop_motion.mp4 | 76,85 MB | MPEG | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.