Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10471
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 6 - Educação e ensino de ciências exatas e biológicas
Other Titles: 1. A concepção dos professores de matemática a respeito da modelagem matemática do município de Lagarto/SE - Samiellen Maiara da Paixão Santos; Fernanda Silva Monteiro Lima; Riviane Lima de Melo
2. A educação ambiental e o uso de água pelos alunos de ensino médio do colégio estadual Tobias Barreto em Aracaju-SE: possibilidades e perspectivas - Muriel Augusta Santos Morais; Gezyel Barbosa de Aquino; Maria Clara Pinto Cruz
3. A etnomatemática como aporte às práticas de ensino na educação de jovens e adultos - Ernani Martins dos Santos
4. A experimentação no ensino de química e física: concepções de professores e alunos do ensino médio - Joselaine Carvalho Santana; Clédson dos Santos; Luana Cunha de Carvalho
5. A modelagem matemática, o ensino e a aprendizagem: reflexões do processo - José Antônio de Oliveira Júnior; Reynaldo José Mascarenhas Mota
6. A percepção dos formandos em matemática da Universidade Federal de Sergipe acerca do ensino da estatística - Danilo Messias Nascimento e Santos
7. A prática experimental no curso de licenciatura em Química – IFPE –campus Vitória de Santo Antão - Inês Girlane dos Santos Monteiro; Cláudio Henrique Alves Perdigão; Clécio Gomes dos Santos
8. A relação entre o jogo de xadrez e a elaboração de estratégias metacognitivas para a resolução de problemas - Monica Dias do Nascimento; Josinalva Estacio Menezes
9. A teoria atômica de Dalton em um livro didático de química: uma análise histórica e epistemológica - Flávia Cristiane Vieira da Silva; Maria Ângela Vasconcelos de Almeida
10. Abordagem de polímeros biodegradáveis através dos rótulos de alimentos: uma proposta didática para o ensino de química - Maria Clara Pinto Cruz; João Marcos Silva dos Santos; Éverton da Paz Santos
11. Álgebra: concepções e registros de representações presentes nas aulas de matemática do 8º ano do ensino fundamental de Ribeirópolis/SE - Dariela Santos Passos; Rita de Cássia Pistóia Mariani
12. Analisando movimentos epistêmicos em atividades investigativas de química - Adjane da Costa Tourinho e Silva
13. Análise da percepção prévia dos alunos do 6º ano B do colégio estadual Dr. Carlos firpo acerca do ecossistema manguezal - Aldeci dos Santos; Sandra Regina Santos de Almeida
14. Análise da teoria da evolução em livros didáticos de biologia do ensino médio - Grasielle Pereira Sousa; Thaiane de Araújo Oliveira; Milena Cardoso dos Santos
15. Análise de concepções de alunos - Uma visão da energia no contexto da Educação Ambiental; Maurício Aires Vieira
16. Análise do uso de laboratórios de ciências nas aulas de química da educação básica do agreste sergipano - Gladston dos Santos
17. Aprendendo geometria e desenvolvendo o raciocínio lógico num quebra-cabeça - Rodrigo Baldow
18. Arte de resolver problemas - Lialda B. Cavalcanti; Juliete Castelo Branco; Laceni Miranda S. dos Santos
19. As contribuições de Leonardo da Vinci para o ensino da matemática na contemporaneidade - Adriana de Cássia Santos; Laerte Fonseca
20. As dificuldades ressaltadas por professores na implantação de currículos com ênfase CTSA no ensino de ciências da rede pública de Aracaju-SE - Tatiana Santos Andrade; Claudia Souza; Edmilson G. de Lima Neto
21. As reformas pombalinas e as ciências naturais - Ann Letícia Aragão Guarany
22. Aulas práticas de botânica contribuindo para formação do ensino de ciências biológicas - Rita de Cássia Matos dos Santos Araújo; Anacleide Pereira do Nascimento
23. Autonomia intelectual e formação do professor de matemática - Micheline Idalga de Brito Simplicio; Tarcisio Bruno Santos Silva
24. Avaliação: um instrumento dialógico entre formas de ensinar e aprender - Ivaní Karen Ribeiro de Araújo; Ana Carla de Oliveira Santos
25. Cálculo de área: diferenças conceituais na vida e na escola
26. Como conquistar e manter estudantes na educação superior na modalidade a distância - Polliny Militão Carneiro Pacheco; Bernadete Moreira Pessanha Cordeiro; Sandra Mara Bessa Ferreira
27. Como os alunos da educação de jovens e adultos interpretam gráficos de funções polinomiais - Maurício Ademir Saraiva de Matos Filho; Claudia Mendes de Abreu
28. Como são formadas as concepções de modelos dos alunos a partir da visão dos professores de ciências - Anderson de Oliveira Santos
29. Concepções de atividades experimentais e implicações na prática docente de professores de ciências - Renata Priscila da Silva; Monica Lopes Folena Araújo
30. Concepções dos(as) professores(as) da educação básica sobre os estágios supervisionados do curso de licenciatura em química - Djalma Andrade; Patrícia Soares de Lima
31. Concepções espontâneas sobre calor e temperatura de estudantes do 2° ano do ensino médio - Michelle Silveira Vilanova Costa; Valdenúsia Andrade da Cunha
32. Conhecendo alunos nas aulas de ciências: uma experiência no estágio supervisionado - Cristiane Oliveira dos Santos; Edivânia de Assis Silva; Tainan Amorim Santana
33. Contextualização do conhecimento químico: uma alternativa para promover mudanças conceituais - Jadson Luan dos Santos; Anderson de Oliveira Santos; Djalma Andrade
34. Dificuldades de ensino e aprendizagem na disciplina ferramentas computacionais em química - Edmilson G. de Lima Neto; Marlene Rios Melo; Tatiana Santos Andrade
35. Dificuldades dos alunos do 7º ano do ensino fundamental de Itabaiana para o entendimento sobre questões contextualizadas - Gleidiane de Jesus Tavares; Mirleide Andrade Silva
36. Dificuldades enfrentadas pelos alunos do 6º ano com as operações fundamentais - Taise Sousa Santana
37. Divulgação científica: relato de uma exposição em espaço informal - Jadiane Oliveira de Andrade; Celso José Vianna
38. Educação ambiental no contexto educacional: contribuições para uma reflexão - Isabel Santana Santos; Márcio Batista Santos
39. Engenharia didática: o motor para as pesquisas em educação matemática - Laerte Fonseca; Marlene Alves Dias; Adriana de Cássia Santos
40. Ensino de física em espaços informais: uma experiência com lançamento de foguetes de garrafas pet - Benjamim Zucolotto; Cláudia Adriana da Silva
41. Ensino e aprendizagem de álgebra: levantamento bibliográfico de pesquisas brasileiras - Clésia Maria dos Santos Lapa; Dariela Santos Passos
42. Ensino e aprendizagem de física: uma experiência pedagógica com laboratórios de aprendizagem - Ângela Maria Mendes Dias; Cristina Novikoff
43. Ensino e aprendizagem do campo conceitual algébrico: professores resolvendo problemas - Valéria Maria de Lima Borba
44. Estratégia didática para o ensino de ciências: perspectivas em ambientes não-formais de aprendizagem - Ricardo Ferreira das Neves; Analice Paula de Sousa; Vlademir Eucinio da Cunha Macedo
45. Experimentação com ênfase CTSA na formação inicial de professores de química - Marlene Rios Melo; Thaise Marques Reis
46. Fatores condicionantes das práticas de ensino de biologia no ensino médio - Josefa Betânia Vilela Costa; Rosemeire Reis
47. Interação professor aluno em sala de aula: uma visão a partir das tabelas de Flanders - Grayce Kelly Alves Santos; Maria Helena Carvalho da Costa; Celso José Viana-Barbosa
48. Interação professor-aluno em sala de aula: uma visão a partir de uma ferramenta para análise de discurso - Bernúbia Almeida Santos; Maria Helena Carvalho da Costa; Celso José Viana-Barbosa
49. Introdução ao estudo de equilíbrios químicos por meio da execução de uma atividade experimental baseada na teoria eletrolítica de Arrhenius - Tânia Silva Nascimento de Jesus; Lenalda Dias dos Santos; Ângelo Francklin Pitanga
50. Levantamento de publicações sergipanas catalogadas nos encontros de educação matemática: um exame - Deoclecia de Andrade Trindade; Dariela Santos Passos; Marcos Denilson Guimarães
51. Livro didático de química: uma análise da prática de contextualização e seu uso nas escolas públicas estaduais de Arapiraca - Aparecida Maria do Nascimento; Nael Ferreira de Macedo; Maria José Houly Almeida de Oliveira
52. Mapa conceitual: recurso didático para a aprendizagem das vitaminas - Danyelle Andrade Mota; Maria Aldenise Xavier; Tainan Amorim Santana
53. Mapas conceituais como instrumento avaliativo da aprendizagem - Darlisson de Alexandria Santos; Fabiana Alves Bezerra Canuto
54. Mapeamento das pesquisas sobre o ensino de matemática nos impressos sergipanos - Raquel Rosário Matos; Débora Guimarães Cruz Santos
55. Maquetes: uma experiência em educação ambiental – Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Junco, Capela/SE - Jaltaira Montalvão Etinger de Araujo
56. Matemática, cidadania e cotidiano: o relato de uma experiência - Marcelo Leon Caffé de Oliveira
57. Modelos didáticos para o ensino de ciências e biologia: aparelho reprodutor feminino da fecundação a nidação - Cléverton de Oliveira Mendonça; Marlon Wendell Oliveira dos Santos
58. Multiculturalismo no ensino de ciências: conhecimentos tradicionais acerca da agricultura e suas contribuições para o ensino - aprendizagem de ciências - Iane Melo Bitencourt; Magali Oliveira Afonso; Grasielle Pereira Sousa
59. Nas trilhas da interação CTSA e do Letramento Científico: opções e concepções de licenciandos em Ciências Biológicas - Rafael Matias de Moura
60. Notas sobre a produção de um documentário em torno do meio ambiente com educandos - Tássia Alexandre Teixeira; Lívia de Rezende Cardoso
61. O currículo oficial, as professoras e os livros didáticos de matemática: estratégias contra a desprofissionalização das professoras dos anos iniciais do ensino fundamental - Débora Guimarães Cruz Santos; Welington Ferreira Santos; Maria Batista Lima
62. O ensino da disciplina metodologia científica através de mapas conceituais e do diagrama do conhecimento - Pedro Henrique de Barros Falcão
63. O ensino de ciências nas séries iniciais: relação entre teoria e prática - Mônica Andrade Modesto; Camilla Gentil de Santana; Alana Danielly Vasconcelos
64. O ensino de matemática e as práticas docentes: uma reflexão a partir das experiências do PIBID IFTO Campus Palmas - Carla Francisca de Sousa Vieira; Jair José Maldaner
65. O erro em atividades de aritmética no ensino médio - Adriana Mascarenhas Mattos Bulos; Eliane Santana de Souza
66. O GEOGEBRA como recurso didático no ensino da geometria analítica - Wellington Alves de Araújo; Antônio Marcos Feitosa Gomes
67. O ‘LD’ e a formação continuada dos professores de Matemática - Clovis Gomes da Silva Junior
68. O lúdico e a matemática na educação infantil: reflexões construtivistas a partir de um estudo de caso - Murilo Leonardo da Cunha; Lucineide Gomes da silva
69. O prescrito nos PCN’S e o escrito na coleção “a conquista da matemática” em relação as tecnologias - Ivana Silva Santos Lima; Nayara Jane Souza Moreira
70. O professor que ensina matemática & o aluno que aprende matemática: marcas de um discurso - Maria Cristina Melo Nascimento
71. O uso de fotonovelas na interpretação da evolução conceitual dos estudantes sobre as propriedades coligativas - Wendel Menezes Ferreira
72. O uso de jogos matemáticos na formação do professor: ações no espaço/ tempo do aprender - Carloney Alves de Oliveira
73. O uso de metodologias de ensino pelos professores de matemática - Andréa Fonseca Santos; Teresa Cristina Etcheverria
74. Observação do comportamento de alunos da 1ª série do ensino médio nas aulas de química em três escolas distintas - Gladston do Santos; Fernanda Santos Lima
75. Os jogos na aprendizagem matemática - Advanusia Santos Silva; Anamim Santos Silva Garcia; Adelina Cintia Santos Silva
76. Os métodos de ensino dos professores de física referente à 1ª série do ensino médio - Viviane Ferreira Santos; Maria José dos Santos Sacramento; Lielma Nathiane Silva Souza
77. Os resquícios da concepção bancária de educação no ensino da matemática: um relato a partir das experiências do PIBID IFTO Campus Palmas - Jair José Maldaner; Isabella Alves Fernandes
78. Pesquisa em ensino de ciências na atualidade: um breve estado da arte de 1990 a 2010 - João Rogério Menezes de Santana; Edenilse Batista Lima
79. Plantas medicinais: uma abordagem de CTSA no estudo das funções orgânicas - Maria Cristina Santana de Melo; Bruna Cristina de França Silva; Èrika Souza Vieira
80. Prática avaliativa de professores de ciências em escolas públicas: um cenário de provas, notas e exame - Carlos André Leite Santos; Lívia de Rezende Cardoso
81. Projetos de ensino: possibilidades para ensinar e aprender em ciências e biologia - Marsílvio Gonçalves Pereira; Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha; Alessandro Tomaz Barbosa
82. Química no cotidiano: relato de experiência no estágio supervisionado de ensino de ciências - Sindiany Suelen Caduda dos Santos; Leonardo Ferreira de Almeida
83. Radiação solar e seus efeitos na pele humana: concepções dos alunos numa escola pública de Aracaju - Marcos Antonio Correia Silva; Luciana de Santana Lôbo Silva
84. Relação com o saber e o ensino noturno: estabelecendo ideias através de pesquisas - José Robson Silva Santana; Arlindo Batista de Santana Filho; Andreia Silva Santana
85. Relações institucionais: a noção de seno e cosseno na educação básica - Marlene Alves Dias; Laerte Fonseca; Tânia Maria Mendonça Campos
86. Resultados do nivelamento escolar no Pibid/Matemática: uma experiência inovadora e um recurso de aprendizagem para a educação básica - Eliane Santana de Souza; Maria de Lourdes Haywanon Santos Araujo
87. Seleção do livro didático de química por professores do agreste sergipano. Qual a influência da formação? - João Paulo Mendonça Lima; Weverton Santos de Jesus
88. Sentido de aprender matemática no ensino médio - Riviane Lima de Melo; Fernanda Silva Monteiro Lima; Maria Cristina Melo Nascimento
89. Tendências atuais da pesquisa em ensino em biologia: uma análise preliminar de periódicos nacionais - Adeline Brito Sales; Mariana Resende de Oliveira; Myrna Friederichs Landim
90. Um estudo bibliográfico sobre a utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação - Rosilaine Gomes de Santana; Celso José Viana Barbosa
91. Uma análise científica da água - José Carlos Menezes; Cristyano Ayres Machado; Robério Oliveira Nascimento
92. Uma análise da concepção ambiental e práticas de educação ambiental entre alunos de ensino fundamental na rede pública de João Pessoa – PB - Marsílvio Gonçalves Pereira; Antônio Carlos de Pontes Júnior; Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha; Alessandro Tomaz Barbosa
93. Uma contribuição para a pesquisa em educação matemática: investigação das principais tendências temáticas e teórico-metodológicas em trabalhos publicados na Capes, Anped, Bolema e Zetetiké - Érica de Oliveira Jarske; José Antônio de Oliveira Júnior; Welington Ferreira Santos
94. Uma experiência de pesquisa e extensão na formação de professores de ciências biológicas - Rubens Pessoa de Barros; Daiana Wilma da Silva Lós; Jhonatan David Santos das Neves
95. Utilização da dinâmica de grupo nas aulas de biologia da 1ª série do ensino médio no Colégio Estadual Profº Aricio Fortes - Luzia Cristina de Melo Santos
96. Utilização de vídeos como organizadores prévios: uma experiência do PIBID/Física no município de Itabaiana - Tatiana Maria dos Santos Dias; Ylla Grasielle Santos Alves; Edna Menezes Santos
97. Utilização do jogo didático no ensino de ciências: uma proposta para favorecer a aprendizagem - Isabela Santos Correia; Maria Inêz de Oliveira Araujo
98. Visão de educação não formal a partir da revista investigações em ensino de ciências (1996-2010) - Paula Fernanda de Carvalho Dantas; Juvenal Carolino da Silva Filho
Issue Date: Sep-2011
Keywords: Educação
Ensino de matemática
Ensino de ciências
Ciências exatas
Ciências biológicas
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 5., 2011, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2011. Disponível em: <http://educonse.com.br/2011/>. Acesso em: 31 out. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10471
Appears in Collections:Anais 2011 - V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
13.pdfAnálise da percepção prévia dos alunos do 6º ano B do colégio estadual Dr. Carlos firpo acerca do ecossistema manguezal1,33 MBAdobe PDFView/Open
15.pdfAnálise de concepções de alunos - uma visão da energia no contexto da Educação Ambiental493,25 kBAdobe PDFView/Open
16.pdfAnálise do uso de laboratórios de ciências nas aulas de química da educação básica do agreste sergipano541,33 kBAdobe PDFView/Open
18.pdfArte de resolver problemas282,82 kBAdobe PDFView/Open
20.pdfAs dificuldades ressaltadas por professores na implantação de currículos com ênfase CTSA no ensino de ciências da rede pública de Aracaju-SE313,61 kBAdobe PDFView/Open
26.pdfComo conquistar e manter estudantes na educação superior na modalidade a distância347,63 kBAdobe PDFView/Open
29.pdfConcepções de atividades experimentais e implicações na prática docente de professores de ciências258,81 kBAdobe PDFView/Open
30.pdfConcepções dos(as) professores(as) da educação básica sobre os estágios supervisionados do curso de licenciatura em química258,39 kBAdobe PDFView/Open
38.pdfEducação ambiental no contexto educacional: contribuições para uma reflexão242,88 kBAdobe PDFView/Open
40.pdfEnsino de física em espaços informais: uma experiência com lançamento de foguetes de garrafas pet492,49 kBAdobe PDFView/Open
41.pdfEnsino e aprendizagem de álgebra: levantamento bibliográfico de pesquisas brasileiras258,51 kBAdobe PDFView/Open
48.pdfInteração professor-aluno em sala de aula: uma visão a partir de uma ferramenta para análise de discurso318,72 kBAdobe PDFView/Open
74.pdfObservação do comportamento de alunos da 1ª série do ensino médio nas aulas de química em três escolas distintas288,17 kBAdobe PDFView/Open
75.pdfOs jogos na aprendizagem matemática235,65 kBAdobe PDFView/Open
84.pdfRelação com o saber e o ensino noturno: estabelecendo ideias através de pesquisas279,24 kBAdobe PDFView/Open
91.pdfUma análise científica da água791,38 kBAdobe PDFView/Open
94.pdfUma experiência de pesquisa e extensão na formação de professores de ciências biológicas485,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.