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dc.contributor.authorAlmeida Júnior, Orlando Sandes de-
dc.date.accessioned2019-02-19T12:06:38Z-
dc.date.available2019-02-19T12:06:38Z-
dc.date.issued2018-06-04-
dc.identifier.citationAlmeida Júnior, Orlando Sandes de. Políticas Públicas de educação : uma análise sob a ótica do professor da rede pública estadual de educação no município de Nossa Senhora do Socorro-SE. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10514-
dc.description.abstractThe general objective of this research was to identify which factors are considered important in relation to the constructs: resources, public management of education and educational evaluation, for the system of elaboration of public policies of education from the point of view of the teacher of basic education of the state in the Nossa Senhora do Socorro – SE city. For that, a quantitative descriptive study was carried out, using the Exploratory Factor Analysis- EFA, with the application of a structured questionnaire with 60 variables related to resource constructs, public management of education and educational evaluation, as well as seven variables to identify the profile of the interviewed. The questionnaire was applied with 124 faculty members from 4 schools located in the Nossa Senhora do Socorro city, in the metropolitan region of Aracaju-SE. As result, it were identified based on teachers' view of the resource construct: Factor 1 (grants), Factor 2 (support) and Factor 3 (security). In relation to the public education management construct, the factors identified were Factor 1 (actions), Factor 2 (managers) and Factor 3 (participation of other entities). Finally, the factors identified in the educational evaluation construct were Factor 1 (ideas and pedagogical conceptions), Factor 2 (tests) and Factor 3 (students' social conditions). Therefore, it is concluded that the identification of these factors can contribute to a better delineation in the elaboration of educational public policies. Thus, the identification of these factors leads to thinking about new perspectives on the subject that demand specific skills, as well as knowledge of the processes and the organizational and social environments.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino de administraçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectGestão públicapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPublic Policyeng
dc.subjectPublic administrationeng
dc.titlePolíticas Públicas de educação : uma análise sob a ótica do professor da rede pública estadual de educação no município de Nossa Senhora do Socorro-SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Rosângela Sarmento-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi identificar que fatores são considerados importantes, em relação aos construtos: recursos, gestão pública da educação e avaliação educacional, para o sistema de elaboração de políticas públicas de educação sob a ótica do professor de educação básica da rede estadual de ensino no município de Nossa Senhora do Socorro - SE. Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo quantitativo, utilizando a Análise Fatorial Exploratória-AFE, com a aplicação de questionário estruturado com 60 variáveis relativas aos construtos recursos, gestão pública de educação e avaliação educacional, bem como sete variáveis para identificar o perfil dos entrevistados. O questionário foi aplicado com 124 professores efetivos de 4 escolas situadas no município de Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju-SE. Como resultado, foram identificados com base na visão dos professores do construto recursos: Fator 1 (verbas), Fator 2 (apoio) e Fator 3 (segurança). Em relação ao construto gestão pública de educação os fatores identificados foram: Fator 1 (ações), Fator 2 (gestores) e Fator 3 (participação de outras entidades). Por fim, os fatores identificados do construto avaliação educacional foram: Fator 1 (ideias e concepções pedagógicas), Fator 2 (provas) e Fator 3 (condições sociais dos alunos). Portanto, conclui-se que a identificação desses fatores pode contribuir para um melhor delineamento na elaboração de políticas públicas educacionais. Assim, a identificação destes fatores leva a pensar em novas perspectivas sobre o assunto que demandem competências específicas, além de conhecimento dos processos e dos ambientes organizacional e social.pt_BR
dc.publisher.departmentDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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