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Tipo de Documento: Artigo
Título: A educação formal e informal do oratório festivo “São João Bosco” para meninas abandonadas
Título(s) alternativo(s): Formal education and informal of the oratório festivo “São João Bosco” for abandoned girls
Autor(es): Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de
Bonifácio, Nadja Santos
Data do documento: Jun-2011
Abstract: presente estudo traçou considerações sobre a infância pobre em Sergipe, partindo de representações da formação educativa oferecida no Oratório Festivo “São João Bosco”, uma das instituições de ensino católico para atendimento a menores abandonadas no Estado. A instituição objetivava recolher, instruir e educar meninas pobres e órfãs,proporcionando, inicialmente o ensino de valores morais e religiosos e,consequentemente, além da educação religiosa, escolarização elementar, complementadas com aulas de trabalho manuais, de civilidade e etiqueta, visando auxiliar na educação mental e corporal das alunas através de um modelo de ensino pautado no Sistema Preventivo de Dom Bosco. Para tal proposta, utilizamos como fundamento teórico--metodológico os preceitos da História Cultural e como categorias de análise os conceitos de civilização de Norbert Elias; apropriação de Roger Chartier; habitus e campo religioso de Pierre Bourdieu que permitiram trabalhar o conteúdo das diversas fontes coletadas em jornais,anais da instituição, cartas-programas, fontes orais, dentre outras. Buscamos estruturar o estudo expondo inicialmente considerações sobre a prática informal com a prática do Oratório Festivo e a modalidade formal representada pelo internato. Procuramos ainda abordar as in-tenções da Igreja visando à educação do indivíduo e suas investidas para tal objetivo e, por fim, tecer considerações sobre a formação das alunas do Oratório Festivo “São João Bosco” que estavam ligadas tanto aos objetivos da proposta da Igreja quanto das especificações governamentais do período que desejam um homem disciplinado e sereno, capacitado para viver numa sociedade civil e religiosa. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This study outlined considerations poor childhood in Sergipe extends representations of educational training offered in the Oratório Festivo “São JoãoBosco”, a Catholic teaching institution for abandoned children in the State. The institution aimed to gather, instruct and educate poor girls and orphans, providing, initially teaching moral and religious values, and consequently, in addition to religious education, elementary education, complemented with lessons of work manuals, of civility and etiquette, to assist in mental and bodily education of students through a teaching model based on Preventive System of Don Bosco. For such proposal, we as theoretical-methodological precepts of Cultural history and categories of analysis the concepts of civilization of Norbert Elias; ownership of Roger Chartier; habitus and religious field of Pierre Bourdieu that allowed work the collected content from various sources in newspapers, proceedings of the institution, letters-programs, oral sources, among others. We structure the study exposing initially informal practice considerations with the practice of Oratório Festivo and the formal mode represented by boarding. We still talk about the intentions of the Church for the education of the individual and their invested for this purpose and finally make considerations for training of students of the Oratório Festivo “São JoãoBosco” who were linked both to the objectives of the proposal of the Church and Government specifications of wanting a disciplined and serene man, able to live in a civil and religious society.
Palavras-chave: Pobreza na infância
Educação feminina
Educação confessional
História da educação
ISSN: 2317-6091
Instituição/Editora: Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Citação: BONIFÁCIO, N. S.; FREITAS, A. G. B. A educação formal e informal do oratório festivo “São João Bosco” para meninas abandonadas. Revista de Ciências da Educação, Americana, v. 8, n. 24, p. 611-646, 1. sem. 2011. Disponível em: <http://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/49>. Acesso em: 20 ago. 2014
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1060
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