Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1063
Document Type: Artigo
Title: Pernambuco, Sergipe, São Paulo: Os caminhos do Colégio Inglês na educação feminina
Authors: Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de
Nascimento, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do
Nascimento, Jorge Carvalho do
Issue Date: Dec-2002
Abstract: A preocupação central deste estudo é analisar os registros localizados sobre o Colégio Inglês, um estabelecimento de ensino feminino particular, com internato e externato, que iniciou suas atividades letivas em Laranjeiras, no ano de 1887, com um currículo escolar diferenciado. Os anúncios e as festas de encerramento do ano letivo, divulgadas na imprensa de Laranjeiras e de Aracaju, revelam como a instituição se constituía em um importante espaço de sociabilidade das jovens, assim como os saberes e as práticas desenvolvidos no seu interior indicam o processo de aprendizagem da cultura ideal. Como pólo mercantil e sociocultural de Sergipe, Laranjeiras, no final do século XIX, também era referência no campo educacional, pois possuía aulas públicas e particulares, primárias e secundárias, escolas laicas, de confissão religiosa católica e protestante. O Colégio Inglês se destacava nesse cenário, pela sua origem e pela atuação na educação das filhas das famílias da elite local e pela sua breve passagem em Sergipe. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This study’s central preoccupation is to analyse the local registers about The English School, a private female teaching establishment, with boarding-school and day-school. Its activities begun in Laranjeiras in 1887 with a different curriculum. The announcements and commemoration in the end of school year that were published at Laranjeiras’ and Aracaju’s press revealed the young girls important sociability space. In the same way the knowledge and the practices developed there indicated the learning process of the ideal culture. As Sergipe’s commercial, social and cultural pole, in the end of 19th century, Laranjeiras was also a reference in educational field because it had public and private, elementary and secondary classes, laical schools and catholic and protestant schools. The English School appears for its performance in the education of the local rich family’s daughters and for its short stay in Sergipe.
Keywords: Educação feminina
Cultura escolar
História da educação
Colégio Inglês
Pernambuco
São Paulo
Sergipe
ISSN: 2317-109X
Publisher / Institution : Universidade São Francisco
Citation: FREITAS, A. G. B. NASCIMENTO, E. F. V. C.; NASCIMENTO, J. C. Pernambuco, Sergipe, São Paulo: os caminhos do Colégio Inglês na educação feminina. Revista Horizontes, Bragança Paulista, n. 20, p. 1-8, jan./dez. 2002. Disponível em: <http://webp.usf.edu.br/edusf/publicacoes/RevistaHorizontes/Volume_07/uploadAddress/horizontes-4%5B6309%5D.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2014.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1063
Appears in Collections:DED - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PernambucoSergipeSãoPaulo.pdf147,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.