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dc.contributor.authorFigueiredo, Raquel Monteiro de Castro Tavares-
dc.date.accessioned2019-03-14T21:41:49Z-
dc.date.available2019-03-14T21:41:49Z-
dc.date.issued2018-08-10-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Raquel Monteiro de Castro Tavares. Inferência da confiança do aluno no professor : um modelo de predição baseado em critérios cognitivos e afetivos. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10680-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectConfiançapor
dc.subjectModelo preditivopor
dc.subjectInferência afetivapor
dc.subjectComputação afetivapor
dc.subjectComunidade virtual acadêmicapor
dc.subjectTrusteng
dc.subjectComputational modeleng
dc.subjectAffective inferenceeng
dc.subjectAffective computingeng
dc.subjectVirtual academic communityeng
dc.titleInferência da confiança do aluno no professor : um modelo de predição baseado em critérios cognitivos e afetivospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Maria Augusta Silveira Netto-
dc.description.resumoComunidades Virtuais de Aprendizagem (CVA) são espaços caracterizados pela comunicação e cooperação de seus participantes. Podem ser utilizadas como salas de aulas virtuais para o ensino não presencial (Ensino a Distância) ou como ferramentas de apoio ao ensino presencial (interação extra aula). No entanto, sua eficiência depende do comprometimento de seus membros que enriquecem as comunidades virtuais com o compartilhamento de informações, materiais e cooperam com os demais membros. Quando situações de divergências, ausência de informações ou cooperação com outros membros ocorrem podem acarretar na falta de confiança, desinteresse e desmotivação a cooperação. Desse modo, cabe ao professor/tutor, como mediador, estimular e auxiliar os alunos a estabelecerem relações de confiança. A confiança, portanto, apresenta-se como um fator relevante às interações sociais. É um indicativo da motivação e da intenção de cooperação dentro desses espaços virtuais. Modelos computacionais de confiança atribuem a esses ambientes a capacidade de inferir a confiança entre indivíduos e dão ao professor uma visão mais próxima daquela proporcionada em ambientes físicos. O modelo de confiança proposto por esta dissertação utiliza os critérios de propensão à confiança, familiaridade, reputação e risco para a inferência da confiança que o aluno deposita em seu professor. Os resultados obtidos com a aplicação do modelo a ambientes de comunidades virtuais reais forneceram indicações de que a confiança de um aluno em seu professor pode ser inferida considerando os critérios de propensão à confiança, familiaridade, reputação e risco envolvidos em sua interação na comunidade.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Longhi, Magali Teresinha-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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