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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10680
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Figueiredo, Raquel Monteiro de Castro Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-14T21:41:49Z | - |
dc.date.available | 2019-03-14T21:41:49Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-10 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Raquel Monteiro de Castro Tavares. Inferência da confiança do aluno no professor : um modelo de predição baseado em critérios cognitivos e afetivos. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10680 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Confiança | por |
dc.subject | Modelo preditivo | por |
dc.subject | Inferência afetiva | por |
dc.subject | Computação afetiva | por |
dc.subject | Comunidade virtual acadêmica | por |
dc.subject | Trust | eng |
dc.subject | Computational model | eng |
dc.subject | Affective inference | eng |
dc.subject | Affective computing | eng |
dc.subject | Virtual academic community | eng |
dc.title | Inferência da confiança do aluno no professor : um modelo de predição baseado em critérios cognitivos e afetivos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Maria Augusta Silveira Netto | - |
dc.description.resumo | Comunidades Virtuais de Aprendizagem (CVA) são espaços caracterizados pela comunicação e cooperação de seus participantes. Podem ser utilizadas como salas de aulas virtuais para o ensino não presencial (Ensino a Distância) ou como ferramentas de apoio ao ensino presencial (interação extra aula). No entanto, sua eficiência depende do comprometimento de seus membros que enriquecem as comunidades virtuais com o compartilhamento de informações, materiais e cooperam com os demais membros. Quando situações de divergências, ausência de informações ou cooperação com outros membros ocorrem podem acarretar na falta de confiança, desinteresse e desmotivação a cooperação. Desse modo, cabe ao professor/tutor, como mediador, estimular e auxiliar os alunos a estabelecerem relações de confiança. A confiança, portanto, apresenta-se como um fator relevante às interações sociais. É um indicativo da motivação e da intenção de cooperação dentro desses espaços virtuais. Modelos computacionais de confiança atribuem a esses ambientes a capacidade de inferir a confiança entre indivíduos e dão ao professor uma visão mais próxima daquela proporcionada em ambientes físicos. O modelo de confiança proposto por esta dissertação utiliza os critérios de propensão à confiança, familiaridade, reputação e risco para a inferência da confiança que o aluno deposita em seu professor. Os resultados obtidos com a aplicação do modelo a ambientes de comunidades virtuais reais forneceram indicações de que a confiança de um aluno em seu professor pode ser inferida considerando os critérios de propensão à confiança, familiaridade, reputação e risco envolvidos em sua interação na comunidade. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Ciência da Computação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Longhi, Magali Teresinha | - |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciência da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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