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dc.contributor.authorNeri, Marcio José Fidelis-
dc.date.accessioned2019-04-12T13:42:40Z-
dc.date.available2019-04-12T13:42:40Z-
dc.date.issued2014-06-16-
dc.identifier.citationNERI, Marcio José Fidelis. História da implantação da educação superior a distância na UNIT (2000) e na UFS (2006) : narrativas dos gestores. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10984-
dc.description.abstractEn el escenario de diversas transformaciones sociales y educacionales en este principio de siglo, la Educación a Distancia (EaD) en Brasil y particularmente en el Estado brasileño de Sergipe, pasó a atender a las demandas urgentes de la calificación profesional y tuvo su crecimiento exponencial en la educación superior en la última década. Esta investigación tienen como objetivo principal comprender, desde el punto de vista histórico, el proceso de implantación de EaD en la enseñanza superior en la Universidade Tiradentes (UNIT), institución privada, y en la Universidade Federal de Sergipe (UFS), institución pública, a partir de las narrativas orales de gestores involucrados en dicho proceso y a través de documentos relativos a las instituciones. La realización de este estudio se centra en el abordaje cualitativo, pautándose en la História Oral, a través de las narrativas de los gestores, con apoyo documental, tales como: informes, portarías, fotografías, entre otros para comprensión de las dificultades y las posibilidades en la oferta de los primeros grupos. Los resultados demuestran que ante las dificultades enfrentadas, como falta de compromiso de las municipalidades- responsables por proveer el espacio físico- inadecuación en la estructura física de los polos y resistencia de docentes, fueron barreras en relación a la implementación de la EaD. Los sistemas de EaD fueron implantados, evidenciando posibilidades pedagógicas de crearse condiciones básicas y necesarias para el funcionamiento a contento del sistema EaD en ambas Instituciones de la Educación Superior. Como punto de aproximación, las dos instituciones se basaron en el modelo pedagógico del Centro de Educação a Distância do Rio Janeiro (CEDERJ).spa
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação a distância (EaD)por
dc.subjectSergipepor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe (UFS)por
dc.subjectUniversidade Tiradentes (UNIT)por
dc.subjectNarrativas oraispor
dc.subjectGestorespor
dc.subjectEducación a distanciaspa
dc.subjectNarrativas oralesspa
dc.titleHistória da implantação da educação superior a distância na UNIT (2000) e na UFS (2006) : narrativas dos gestorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sobral, Maria Neide-
dc.description.resumoNo cenário de diversas transformações sociais e educacionais, neste início de século, a Educação a Distância (EaD) no Brasil e particularmente em Sergipe, passou a atender às demandas urgentes da qualificação profissional e teve seu crescimento exponencial na educação superior, nos últimos dez anos. Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender, do ponto de vista histórico, o processo de implantação da EaD na educação superior na Universidade Tiradentes (UNIT), instituição privada e na Universidade Federal de Sergipe (UFS), instituição pública, a partir das narrativas orais de gestores envolvidos nesse processo e, através de documentos relativos às instituições. A realização deste estudo centra- se na abordagem qualitativa, pautando-se na História Oral, através das narrativas dos gestores, além do aporte documental de relatórios, portarias, iconografias, os quais auxiliam na compreensão das dificuldades e das possibilidades, na oferta das primeiras turmas. Os resultados demonstram que diante das dificuldades enfrentadas, como falta de comprometimento das prefeituras- responsáveis pelo fornecimento do espaço físico- inadequação na estrutura física dos polos e resistência de docentes, foram barreiras em relação à implementação da EaD. Os sistemas de EaD foram implantados, evidenciando possibilidades pedagógicas de se criar condições básicas e necessárias para o funcionamento a contento do sistema EaD em ambas as Instituições da Educação Superior. Como ponto de aproximação, as duas instituições basearam-se no modelo pedagógico do Centro de Educação a Distância do Rio Janeiro (CEDERJ).pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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