Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11122
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Estudo descritivo do processo de implantação da Base Nacional Comum Curricular e sua relação com a formação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino de Aracaju |
Autor(es): | Moura, Hudson Leonardo Cordeiro de |
Data do documento: | 1-Abr-2019 |
Orientador: | Santos, Luiz Anselmo Menezes |
Resumo: | O presente trabalho procurou descrever acerca da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, identificando o nível de participação e de conhecimento dos professores de Educação Física da rede pública de ensino do Município de Aracaju-SE, reconhecendo, inclusive, de que maneira uma normativa como essa se relaciona com a Formação Continuada desses profissionais. Para a elaboração da referida pesquisa, foram utilizados o levantamento bibliográfico, a pesquisa quali-quantitativa e a coleta de dados realizada a partir do preenchimento de um questionário estruturado contemplando questões relacionadas à atuação profissional, à formação continuada dos professores investigados e à aproximação e à tomada de decisões referentes à BNCC. O estudo foi finalizado a partir da análise e da interpretação dos dados obtidos na coleta, que posteriormente embasaram a elaboração de relatórios conclusivos. Diante das respostas apresentadas, pôde-se concluir que apesar de os professores possuírem conhecimentos acerca do documento normativo e predominantemente não se mostrarem contrários a ele, houve pouca participação e envolvimento em sua construção e implementação, fato esse que está fortemente ligado à Formação Continuada dos mesmos. |
Abstract: | The present article aims to describe the implantation the common national curriculum base (BNCC. port) of the Elementary school, identifying the level of commitment and knowledge of the teachers of physical education from the public education system from the Aracaju City, Sergipe state, analysing how this normative is related to the continuing formation of these professionals. survey bibliography, qualitative-quantitative research and data collection were used in order to elaborate the mentioned work, structuring a quiz which contained questions related to the profissional performance, the continuing profissional formation of the teachers approached and decisions related to the common national curriculum base. The study was finalized with the analysis and interpretation obtained from the quiz, wich gave base to the conclusions of the relatories. With the answers given, it could be concluded that, despite the teachers have the knowledge about the normative system and not opposing to it, they showed few interest in the implementation, exposing that this issue is strongly connected to their continuing formation. |
Palavras-chave: | Educação física Ensino de educação física Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Formação de professores Aracaju (SE) Common National Curriculum Base Teacher training Physical education |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Moura, Hudson Leonardo Cordeiro de. Estudo descritivo do processo de implantação da Base Nacional Comum Curricular e sua relação com a formação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino de Aracaju. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, 2019 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11122 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hudson_Leonardo_Cordeiro_Moura.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.