Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11124
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Luizy Dominique Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T14:00:45Z | - |
dc.date.available | 2019-05-08T14:00:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-01 | - |
dc.identifier.citation | Gomes, Luizy Dominique Santos. Ouvindo professores sobre o movimento corporal no cotidiano da educação infantil. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11124 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Ensino de educação física | por |
dc.subject | Movimento corporal | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.title | Ouvindo professores sobre o movimento corporal no cotidiano da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Menezes, José Américo Santos | - |
dc.description.resumo | Através da presente pesquisa objetivou-se conhecer o que pensam os professores das escolas do munícipio de São Cristóvão- SE, sobre as implicações do movimento corporal no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Ainda, descrever e analisar as concepções de movimento dos professores que atuam na Educação Infantil. E finalmente, identificar as ações de movimento desenvolvidas pelos professores na rotina da Educação Infantil. Para tanto, foram realizadas discussões sobre a importância do movimento corporal para o desenvolvimento e para a aprendizagem infantil partindo das considerações e conclusões de Henri Wallon a partir da interpretação realizadas por alguns estudiosos. Em seguida, realizamos um breve diálogo entre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil- RCNEI e autores que discutem e pesquisam a relação entre movimento humano e desenvolvimento. No plano metodológico, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho descritivo, em que utilizou-se da entrevista estruturada com as professoras e a observação da rotina institucional como instrumento de produção de dados. A pesquisa contou com a colaboração de 08 (oito) professoras que atuam na Educação Infantil em instituições localizadas no município de São Cristóvão. De forma mais especifica, buscamos verificar a utilização do movimento corporal e a importância dada pelas professoras para essa temática como uma ferramenta pedagógica. Após a etapa de coleta e análise dos dados, construímos as seguintes constatações: as professoras e as instituições realizam suas atividades priorizando o desenvolvimento físico/orgânico do corpo e esse olhar reflete em suas ações, na estrutura e na rotina planejada para as crianças. | pt_BR |
dc.publisher.department | DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luizy_Dominique_Santos_Gomes.pdf | 635,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.