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dc.contributor.authorSantos, Paula Wanessa Araujo-
dc.date.accessioned2019-05-24T14:01:23Z-
dc.date.available2019-05-24T14:01:23Z-
dc.date.issued2019-04-02-
dc.identifier.citationSantos, Paula Wanessa Araujo. Educação ambiental repensando ações antrópicas no ambiente marinho : o caso do manguezal de Aracaju. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11182-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectAmbiente marinhopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectBiologia marinhapor
dc.subjectManguezalpor
dc.subjectAracaju (SE)por
dc.titleEducação ambiental repensando ações antrópicas no ambiente marinho : o caso do manguezal de Aracajupt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira-
dc.description.resumoAtualmente na Educação Básica o ensino tradicional tem prevalecido, em que o professor transmite seu conhecimento sendo o estudante apenas um ouvinte. Com esse método tradicional o estudante e o professor focam aprendizado na memorização de conceitos e termos até o momento em que é avaliado. Diante disso, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) vem com uma metodologia diferenciada que pode ser desenvolvida na sala de aula. A Educação Ambiental (EA) possui um caráter interdisciplinar, mas antes de ter essa característica apareceu no século XX pela preocupação do ser humano com os impactos socioambientais. Além do interesse pela área da EA colocamos em pauta também o ambiente marinho sua importância e conservação. A partir destas reflexões decidimos unir a ABP à Educação Ambiental Marinha (EAM), dando um foco especial ao manguezal, pois é um dos ecossistemas característicos e mais importantes de Aracaju - SE. O presente trabalho teve por objetivo analisar as concepções dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia acerca da Educação Ambiental Marinha, com enfoque no Manguezal, a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas. Para tanto, a pesquisa foi composta das seguintes etapas: aplicou-se um questionário com alunos do sétimo ano matutino da escola em questão; realização de uma palestra através de parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos envolvendo o ambiente marinho e a problemática do descarte inadequado dos resíduos sólidos; em seguida os alunos assistiram a uma reportagem que revelava os problemas vividos pelo Manguezal localizado na capital de Sergipe. Diante de tudo que foi apresentado, os estudantes escreveram um poema acróstico expondo suas opiniões e soluções para melhoria do ambiente marinho. Por fim analisamos e discutimos sobre os conhecimentos prévios dos estudantes e suas contribuições para que haja de fato uma Educação Ambiental Crítica, mas que não fique somente na escola e sim desta para a vida.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::OCEANOGRAFIA::OCEANOGRAFIA BIOLOGICA::INTERACAO ENTRE OS ORGANISMOS MARINHOS E OS PARAMETROS AMBIENTAISpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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