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dc.contributor.authorSantos, Everton dos-
dc.date.accessioned2019-05-27T14:26:26Z-
dc.date.available2019-05-27T14:26:26Z-
dc.date.issued2018-10-03-
dc.identifier.citationSantos, Everton dos. Coleções didáticas de invertebrados no ensino de biologia : alternativas metodológicas para o ensino médio. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (Graduação em Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11200-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectInvertebradospor
dc.subjectMetodologia participativapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectAracaju (SE)por
dc.titleColeções didáticas de invertebrados no ensino de biologia : alternativas metodológicas para o ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Aline-
dc.description.resumoTornar uma aula atrativa aos alunos e permitir a formação de uma aprendizagem significativa na vida destes é um desafio encontrado por muitos professores da Educação Básica. Como superações a estes desafios ainda ocorrem fatores como: a falta de estruturas das escolas; falta de valorização profissional dos professores; isso tudo atrelado à prática docente que está diretamente ligada ao sucesso na aprendizagem. Diante disso, esse estudo propõe uma metodologia de ensino voltada à participação ativa dos alunos por meio de aulas práticas em laboratório auxiliada pelo uso de coleções didáticas de invertebrados do ecossistema manguezal. Esse estudo foi realizado em uma escola da rede pública de Aracaju. A escolha do ecossistema manguezal se deu pela sua importância ecológica e econômica na cidade de Aracaju e no estado de Sergipe. Inicialmente foi feita uma visita técnica ao colégio a fim de averiguar a possibilidade de aplicação da intervenção no local. Para tanto, o colégio precisaria conter em sua estrutura física um laboratório de Ciências, pois esse é o espaço apropriado para desenvolver a intervenção com o uso da coleção didática. Após essa visita foi escolhido o público alvo da pesquisa: estudantes da segunda série do Ensino Médio, série em que esse conteúdo é trabalhado no currículo de Biologia. Após a seleção do público alvo que se deu pela distribuição de 20 Termos de consentimento livre e esclarecido foi realizada uma intervenção com 10 alunos, visto que só esses sinalizaram a participação devolvendo os termos assinados pelos responsáveis legais, esta consistiu em uma aula prática auxiliada com o uso de uma coleção didática de invertebrados do manguezal. Após essa intervenção foi aplicada uma entrevista semiestruturada com a professora de Biologia da turma a fim de obter respostas sobre sua formação docente e sobre os desafios e possibilidades do uso de coleções didáticas como recurso didático, na prática pedagógica. Após foi aplicado um questionário de caráter subjetivo à turma participante da pesquisa, esse questionário objetivou identificar a opinião dos alunos a respeito da intervenção e suas sugestões de melhoria. Assim, pudemos verificar a viabilidade e eficiência no uso de coleções didáticas no processo ensino e aprendizagem, como também as principais dificuldades encontradas pelos professores em fazer uso esse recurso e também os anseios dos alunos no que se refere às aulas práticas em laboratório, e propor algumas alternativas para a superação desses desafios.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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