Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Tatiana Cíntia da-
dc.date.accessioned2019-05-28T19:43:09Z-
dc.date.available2019-05-28T19:43:09Z-
dc.date.issued2014-05-12-
dc.identifier.citationSILVA, Tatiana Cíntia da. O sertão encantado pelo aedo Elomar : metáforas da saudade. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11216-
dc.description.abstractOur work of literary criticism is concerned with the intertextual relation proposed in the work of Elomar from the analytical study of some lyrics of his songs which we consider representative of the dialogue between the troubadour lyric and culture of the northeast. For this comparative study, we have chosen as our corpus these following songs by Elomar Figueira Mello: Campo Branco, Cantiga de Amigo, Cantiga de Boi Encantado, Cantiga de Estradar, Incelença pro Amor Retirante, O Rapto de Joana do Tarugo, O Violêro e Retirada, which will be contemplated from intertextuality, imaginary, identity and memory, both singing backcountry and the medieval trovar. This study, then, will take care of dialogue O Sertão Encantado pelo Aedo Elomar: Metafóras da Saudade, starting from the points of contact and separation between the two lyrical then seizing the representations of an ox enchanted by many cultures and the construction of a cowboy hero and, finally, it thinks about the movement of removal of backlands not only because of the drought, as if the interior has been just a place to struggle to survival and suffering, but also, and mainly, as a place of nostalgia, beauty, memory, myth, family rigors, ethics and religiosity. In this singing, we will highlight the metapoetics character of aedo sertanejo, who has property in his singing and is polyglot in "sertaneza" language. For the highlights, we will consult theorists and researchers from intertextual field, mention Mikhail Bakhtin; about the importance of identity, memory, relationship, literature, society and culture, we will highlight Roger Chartier; for the study of medieval literature, José Saraiva; on the backcountry, Durval Muniz; and we’ve consulted critical studies about Elomar.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectCrítica literáriapor
dc.subjectMúsica e literaturapor
dc.subjectCultura na literaturapor
dc.subjectMemória na literaturapor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectCultura e Memóriapor
dc.subjectSaudadepor
dc.subjectSertãopor
dc.subjectElomar Figueira Melloeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectNostalgiaeng
dc.subjectIntertextualityeng
dc.subjectBackcountrypor
dc.titleO sertão encantado pelo aedo Elomar : metáforas da saudadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Jacqueline-
dc.description.resumoNosso trabalho de crítica literária se ocupa das relações intertextuais propostas na obra de Elomar, a partir do estudo analítico de algumas letras de suas canções que consideramos representativas do diálogo entre a lírica trovadoresca e a cultura do Nordeste. Para tal pesquisa comparativa, elegemos como corpus as seguintes canções de Elomar Figueira Mello: Campo Branco, Cantiga de Amigo, Cantiga de Boi Encantado, Cantiga de Estradar, Incelença pro Amor Retirante, O Rapto de Joana do Tarugo, O Violêro e Retirada, que serão observadas pelo viés da intertextualidade, do imaginário, da identidade e da memória, tanto do cantar sertanejo quanto do trovar medieval. O presente estudo, então, se ocupará do diálogo de O Sertão Encantado pelo Aedo Elomar: Metáforas da Saudade, partindo dos pontos de contato e afastamento entre as duas líricas, em seguida apreendendo as representações de um boi encantado por várias culturas e a construção de um herói vaqueiro e, por fim, pensar o movimento de retirada dos sertanejos não apenas pelos pressupostos advindos da seca, como se o sertão fosse apenas um local de luta pela sobrevivência e lugar de sofrimento, mas também, e principalmente, como um espaço de saudade, beleza, lembrança, mito, rigores familiares, ética e religiosidade. Nesse cantar, evidenciaremos o caráter metapoético do aedo sertanejo, que tem propriedade no que canta e é poliglota na linguagem sertaneza. Para os entornos destacados, trabalharemos com teóricos e pesquisadores do campo intertextual, a mencionar Mikhail Bakhtin; do âmbito da importância da identidade, memória, relação literatura, sociedade e cultura, destacaremos Roger Chartier; para os estudos da literatura medieval, José Saraiva; sobre o sertão, Durval Muniz; e nos valeremos, ainda, de estudos críticos sobre obra de Elomar.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANA_CINTIA_SILVA.pdf3,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.