Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Maria Luciene de-
dc.date.accessioned2019-05-28T22:41:57Z-
dc.date.available2019-05-28T22:41:57Z-
dc.date.issued2019-02-18-
dc.identifier.citationMOURA, Maria Luciene de. Narrativas mitológicas e formação de leitores. 2019. 189 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11231-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLeitura (Ensino Fundamental)por
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectMitologia na literaturapor
dc.subjectEnsino de literaturapor
dc.subjectLetramentopor
dc.titleNarrativas mitológicas e formação de leitorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bruno, Alberto Roiphe-
dc.description.resumoDiante do desafio proposto à escola e aos professores de língua portuguesa de formar leitores proficientes nas leituras escolares e de mundo é que o presente trabalho, ancorado na literatura e na concepção de letramento literário (Cosson, 2016), propõe uma pesquisa de caráter intervencionista aplicada em uma turma de 7º ano do Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, localizado na cidade de Nossa Senhora do Socorro (SE). A intervenção pedagógica teve por objetivo central promover a ampliação da competência leitora dos alunos, ao desenvolver a habilidade interpretativa, por meio da análise da linguagem literária das narrativas míticas, com foco na figurativização (FIORIN, 1998). Além disso, objetivou-se também contribuir para a promoção do letramento literário dos estudantes, despertando o gosto pela leitura, para além da decodificação dos textos, a fim de apreender e refletir sobre as temáticas e as características subjacentes às narrativas mitológicas. Para a execução de tal proposta, lançamos mão da leitura literária e organizamos uma sequência didática em que se privilegiou o ensino e desenvolvimento de estratégias de leitura, atrelando conhecimento composicional, linguístico, literário e mítico ao lúdico, na medida em que se atribuíam os sentidos aos textos. Todas as atividades propostas se desenvolveram, tendo o texto mítico como unidade básica do ensino, por isso foram selecionadas e exploradas, em diferentes etapas, as narrativas ―Eco e Narciso‖ e ―Cupido e Psiquê‖, da obra Histórias Greco-Romanas (2013), de Ana Maria Machado e ―Teseu, o Ateniense‖, do livro Contos e Lendas da Mitologia Grega, de Claude Pouzadoux (2001), por acreditarmos que a leitura de textos literários, por meio do gênero mito, e em conformidade com a concepção do letramento literário, pode contribuir para a aquisição e consolidação de saberes essenciais à formação plena do sujeito leitor. Em razão disso, nossa proposta de trabalho está fundamentada essencialmente nas teorias de Solé (1998), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017), Geraldi (2012), Cosson (2016), Candido (1998) e Terra (2014), entre outros, no que se refere à leitura, literatura e letramento literário; e nas teorias de Campbell (2016), Eliade (1973), Lewis (2009), Rocha (2012), Ruthven (2010), Fiorin (1998), Proença Filho (2007) etc., no que diz respeito ao mito e à linguagem literária. Com a execução da proposta pedagógica, obtivemos como resultados o aprofundamento de conhecimentos mítico-literários e a ampliação da competência leitora e discursiva dos alunos, na medida em que liam, construíam e compartilhavam os sentidos das narrativas exploradas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_LUCIENE_MOURA.pdf7,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.