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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Iderlânia Costa-
dc.date.accessioned2019-05-29T00:33:53Z-
dc.date.available2019-05-29T00:33:53Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11234-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLeitura (Ensino fundamental)por
dc.subjectLeitorespor
dc.subjectReação críticapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectCompreensão leitorapor
dc.subjectInferência socioculturalpor
dc.subjectMódulo didáticopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.titleMódulo didático para a construção de inferências no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.description.resumoSalienta-se que um dos objetivos do ensino de Língua Portuguesa é capacitar o estudante para que seja capaz de empregar a língua de forma adequada as diversas situações de interação social. Diante do exposto, a escola deve criar mecanismos para que os discentes possam utilizar as modalidades oral e escrita da língua de modo significativo nas diferentes esferas de comunicação humana. Nesse contexto, é preciso que o ensino de Língua Portuguesa seja alicerçado no ensino-aprendizagem dos variados gêneros textuais os quais circulam em nossa sociedade, porque amplia a compreensão linguística e discursiva dos estudantes, visto que envolve diversas formas de participação social que eles podem adquirir fazendo uso da linguagem. Nesse sentido, ressalta-se ainda que o professor precisa estimular o discente a fazer o uso da leitura e da escrita, dentro e fora do ambiente de sala de aula demonstrando através de práticas de leitura e escrita de diversos gêneros com temáticas pertencentes ao contexto sociocultural do aluno que a linguagem não é apenas saber usar aos mecanismos linguísticos, mas, à compreensão do co-texto articulada a todo seu conhecimento de mundo. Por meio dessas observações, foi desenvolvido uma pesquisa de intervenção, no qual a experiência inicial foi realizada numa turma de 7° ano do Ensino Fundamental, anos finais, de um colégio estadual, localizado em Muribeca-SE, pois os estudantes dessa turma têm dificuldade em compreender o que leem, ficando muitos vezes apenas no nível da decodificação, ou seja, no nível superficial de leitura. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é contribuir com as práticas docentes que estão direcionadas a construção da habilidade de desenvolver a inferência nos estudantes do ensino fundamental (anos finais). Através de estratégias que favoreçam o desenvolvimento de inferências por estudantes do 7° ano do ensino fundamental e para isso, foi organizado um Módulo Didático que atenda às necessidades de estudantes de diferentes faixas etárias, pois, a turma foco da pesquisa tem uma realidade idade-série entre 12 a 19 anos.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

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