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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11234
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Iderlânia Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T00:33:53Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T00:33:53Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11234 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Leitura (Ensino fundamental) | por |
dc.subject | Leitores | por |
dc.subject | Reação crítica | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Compreensão leitora | por |
dc.subject | Inferência sociocultural | por |
dc.subject | Módulo didático | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.title | Módulo didático para a construção de inferências no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.description.resumo | Salienta-se que um dos objetivos do ensino de Língua Portuguesa é capacitar o estudante para que seja capaz de empregar a língua de forma adequada as diversas situações de interação social. Diante do exposto, a escola deve criar mecanismos para que os discentes possam utilizar as modalidades oral e escrita da língua de modo significativo nas diferentes esferas de comunicação humana. Nesse contexto, é preciso que o ensino de Língua Portuguesa seja alicerçado no ensino-aprendizagem dos variados gêneros textuais os quais circulam em nossa sociedade, porque amplia a compreensão linguística e discursiva dos estudantes, visto que envolve diversas formas de participação social que eles podem adquirir fazendo uso da linguagem. Nesse sentido, ressalta-se ainda que o professor precisa estimular o discente a fazer o uso da leitura e da escrita, dentro e fora do ambiente de sala de aula demonstrando através de práticas de leitura e escrita de diversos gêneros com temáticas pertencentes ao contexto sociocultural do aluno que a linguagem não é apenas saber usar aos mecanismos linguísticos, mas, à compreensão do co-texto articulada a todo seu conhecimento de mundo. Por meio dessas observações, foi desenvolvido uma pesquisa de intervenção, no qual a experiência inicial foi realizada numa turma de 7° ano do Ensino Fundamental, anos finais, de um colégio estadual, localizado em Muribeca-SE, pois os estudantes dessa turma têm dificuldade em compreender o que leem, ficando muitos vezes apenas no nível da decodificação, ou seja, no nível superficial de leitura. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é contribuir com as práticas docentes que estão direcionadas a construção da habilidade de desenvolver a inferência nos estudantes do ensino fundamental (anos finais). Através de estratégias que favoreçam o desenvolvimento de inferências por estudantes do 7° ano do ensino fundamental e para isso, foi organizado um Módulo Didático que atenda às necessidades de estudantes de diferentes faixas etárias, pois, a turma foco da pesquisa tem uma realidade idade-série entre 12 a 19 anos. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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IDERLANIA_COSTA_SOUZA-Modulo-Didatico.pdf | 863,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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