Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11242
Document Type: Monografia
Title: Registros do futebol na cultura escolar em escolas de Aracaju-SE
Authors: Dória, Antonio Matheus de Araujo
Issue Date: 31-Jan-2019
Advisor: Silva, Renato Izidoro da
Resumo : A presente monografia objetivou compreender como o futebol está presente no dia a dia das crianças e adolescentes dentro do ambiente escolar, mais precisamente na cultura das escolas de Aracaju-SE. Tratou-se de uma pesquisa de viés qualitativo abordada a partir de um estudo de campo. Nosso instrumento de coleta de dados foram: entrevista com os professores de 6 escolas de Aracaju-SE a fim de responder questões que giravam em torno de nosso objeto empírico: o trato com o futebol enquanto componente da Educação Física escolar. Como resultado observamos que o futebol é uma prática corporal bastante trabalhada no âmbito da cultura escolar das escolas pesquisadas. No entanto, é notória a percepção dos professores que o futebol se reduz a uma prática extremamente “corporal” e por sê-lo, acabam abdicando de trabalhar o mesmo sob outras perspectivas.
Keywords: Educação física
Ensino de educação física
Cultura escolar
Futebol
Ensino público
Escolas públicas, Aracaju (SE)
Subject CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial
Citation: Dória, Antonio Matheus de Araujo. Registros do futebol na cultura escolar em escolas de Aracaju-SE. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11242
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonio_Matheus_Araujo_Doria.pdf1,56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.