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dc.contributor.authorMenezes, Allan Melo-
dc.date.accessioned2019-05-29T13:45:10Z-
dc.date.available2019-05-29T13:45:10Z-
dc.date.issued2019-04-26-
dc.identifier.citationMenezes, Allan Melo. Avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências e Biologia : um panorama baseado na análise dos anais do ENEBio. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11245-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectInstrumentos avaliativospor
dc.subjectAnaispor
dc.subjectEncontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)por
dc.titleAvaliação da aprendizagem no ensino de Ciências e Biologia : um panorama baseado na análise dos anais do ENEBiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Pagan, Alice Alexandre-
dc.description.resumoConsiderando que a avaliação da aprendizagem é etapa fundamental no processo de ensino aprendizagem de qualquer disciplina, buscando um aprofundamento sobre o assunto no Ensino de Biologia, o objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico do tipo estado da questão sobre pesquisas que focam na avaliação da aprendizagem a partir da análise dos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBio). A metodologia foi subdivididada em três etapas: 1) Mapeamento dos dados, 2) Organização dos dados e 3) Análise dos dados. A primeira etapa consistiu na busca dos artigos com os descritores “avaliação” e “aprendizagem” nos trabalhos publicados nos anais do Enebio I ao VI. Foram levantados o total de 167 trabalhos com os descritores supracitados. Na segunda fase, foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão aos artigos levantados na etapa anterior. Dos 167 trabalhos levantados apenas 24 apresentavam os critérios de inclusão para análise desta pesquisa: tratar especificamente de avaliação da aprendizagem. Na fase seguinte, essas 24 publicações foram analisadas por meio de fichamentos, contendo uma ficha sumário e uma ficha tipo citação formal. De forma geral, foi identificado que os trabalhos selecionados contemplaram majoritariamente os sujeitos provenientes do ensino médio e professores de ciências e biologia com 7 e 8 publicações, respectivamente. Quanto a distribuição dos trabalhos ao longo dos eventos do Enebio, foi verificada a maior frequência no Enebio VI com 12 trabalhos, representando 50% dos trabalhos selecionados. Esta quantidade majoritária foi atribuída a existência do eixo temático “Avaliação e o Ensino de Ciências e Biologia” não observado nos eventos anteriores. As temáticas centrais abordadas nos artigos foram as percepções sobre as avaliações e as técnicas avaliativas correspondendo a 10 e 14 trabalhos, respectivamente. Dessa forma, observou-se que poucos trabalhos publicados no Enebio tratam da avaliação da aprendizagem e, os que contemplavam a temática, estavam baseados principalmente em concepções instrumentais de avaliação centradas na análise do professor sobre o aluno.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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