Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11245
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Menezes, Allan Melo | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T13:45:10Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T13:45:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-26 | - |
dc.identifier.citation | Menezes, Allan Melo. Avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências e Biologia : um panorama baseado na análise dos anais do ENEBio. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11245 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Instrumentos avaliativos | por |
dc.subject | Anais | por |
dc.subject | Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) | por |
dc.title | Avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências e Biologia : um panorama baseado na análise dos anais do ENEBio | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pagan, Alice Alexandre | - |
dc.description.resumo | Considerando que a avaliação da aprendizagem é etapa fundamental no processo de ensino aprendizagem de qualquer disciplina, buscando um aprofundamento sobre o assunto no Ensino de Biologia, o objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico do tipo estado da questão sobre pesquisas que focam na avaliação da aprendizagem a partir da análise dos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBio). A metodologia foi subdivididada em três etapas: 1) Mapeamento dos dados, 2) Organização dos dados e 3) Análise dos dados. A primeira etapa consistiu na busca dos artigos com os descritores “avaliação” e “aprendizagem” nos trabalhos publicados nos anais do Enebio I ao VI. Foram levantados o total de 167 trabalhos com os descritores supracitados. Na segunda fase, foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão aos artigos levantados na etapa anterior. Dos 167 trabalhos levantados apenas 24 apresentavam os critérios de inclusão para análise desta pesquisa: tratar especificamente de avaliação da aprendizagem. Na fase seguinte, essas 24 publicações foram analisadas por meio de fichamentos, contendo uma ficha sumário e uma ficha tipo citação formal. De forma geral, foi identificado que os trabalhos selecionados contemplaram majoritariamente os sujeitos provenientes do ensino médio e professores de ciências e biologia com 7 e 8 publicações, respectivamente. Quanto a distribuição dos trabalhos ao longo dos eventos do Enebio, foi verificada a maior frequência no Enebio VI com 12 trabalhos, representando 50% dos trabalhos selecionados. Esta quantidade majoritária foi atribuída a existência do eixo temático “Avaliação e o Ensino de Ciências e Biologia” não observado nos eventos anteriores. As temáticas centrais abordadas nos artigos foram as percepções sobre as avaliações e as técnicas avaliativas correspondendo a 10 e 14 trabalhos, respectivamente. Dessa forma, observou-se que poucos trabalhos publicados no Enebio tratam da avaliação da aprendizagem e, os que contemplavam a temática, estavam baseados principalmente em concepções instrumentais de avaliação centradas na análise do professor sobre o aluno. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Allan_Melo_Menezes.pdf | 894,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.