Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11246
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Simões, Luana de Souza Coutinho | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T13:49:03Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T13:49:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-08 | - |
dc.identifier.citation | Simões, Luana de Souza Coutinho. "Perfil dos animais" : jogo didático de Zoologia como ferramenta facilitadora no ensino e aprendizagem de Biologia na rede particular de Sergipe. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11246 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Ensino de zoologia | por |
dc.subject | Recursos facilitadores | por |
dc.subject | Metodologias de ensino | por |
dc.subject | Jogos didáticos | por |
dc.subject | Atividades lúdicas | por |
dc.subject | Escolas particulares, Sergipe (SE) | por |
dc.subject | Sergipe (SE) | por |
dc.title | "Perfil dos animais" : jogo didático de Zoologia como ferramenta facilitadora no ensino e aprendizagem de Biologia na rede particular de Sergipe | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hirose, Gustavo Luis | - |
dc.description.resumo | Para fugir do modelo tradicional de ensino, a metodologia ativa foi criada trazendo recursos educacionais alternativas como por exemplo os jogos didaticos, que tornam o aluno protagonista no processo do ensino e aprendizagem, abordando conteudos diversos de uma forma mais "leve", criando um ambiente motivador e ludico. Com isso, o presente trabalho buscou elaborar e avaliar como ferramenta facilitadora do ensino e aprendizagem um jogo didatico voltado para zoologia geral, chamado "Perfil dos Animais" para alunos do 3o ano do ensino medio. O jogo foi elaborado com base nas literaturas referentes a zoologia abordadas no ensino medio e no ensino superior, sendo assim, confeccionado posteriormente. O jogo foi aplicado para alunos do 3o ano de um colegio da rede particular em Aracaju, Sergipe. Para a avaliacao da ferramenta pedagogica, foram aplicados questionarios anteriormente e posteriormente a execucao do jogo didatico, envolvendo questoes objetivas sobre zoologia geral a fim de ter uma comparacao entre as respostas dos mesmos. Foi notado o aumento do indice de acertos nas respostas no questionario final, apos a aplicacao do jogo didatico "Perfil dos Animais" contribuindo assim no processo de ensino e aprendizagem, e também cumprindo com seu o papel, de auxiliar na revisao dos conteudos de zoologia que foram abordados anteriormente em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luana_Souza_Coutinho_Simoes.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.