Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11254
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freire, Thiago Domingos | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T22:53:32Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T22:53:32Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11254 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | por |
dc.subject | Leitura (Ensino fundamental) | por |
dc.subject | Compreensão na leitura | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Tira cômica | por |
dc.title | Tira cômica: construindo caminhos para a leitura inferencial | pt_BR |
dc.title.alternative | Manual do professor : orientações para a leitura | por |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Caderno Pedagógico foi elaborado a partir de um estudo sobre a situação real em sala de aula. Por meio de avaliadores externos e uma avaliação diagnóstica da turma, foi possível identificar e escolher um problema de desempenho recorrente do grupo. Por isso, o foco do trabalho está voltado para implementação de estratégias de leitura que auxiliem no desenvolvimento de habilidades inferenciais, mais especificamente duas (2) habilidades. • Inferir o efeito de sentido da pontuação e da polissemia como recurso para estabelecer humor em tiras (Nível 4); •Inferir sentidos de palavras, [...] de expressões, linguagem verbal e não verbal e de pontuação em tirinhas (Nível 5); Esses objetivos foram retirados da Prova Brasil e aparecem aqui acompanhados de estratégias de leitura (conhecimento das características do gênero textual tira cômica; formulação de hipóteses sobre as tiras e confirmação das informações; Reconhecimento da intertextualidade nas tiras). Optou-se por essa forma por justamente facilitar no cumprimento dos objetivos principais, uma vez que ao inserir o trabalho com as estratégias de leitura, a inferência se torna uma consequência. No entanto para se chegar a essa estruturação e pretensão este CP contou com a presença de fundamentação teórica acerca do ensino dos gêneros textuais nas aulas de português (BRASIL, 1998); a compreensão da unidade básica de ensino: os gêneros textuais (MARCUSCHI, 2002); a multimodalidade na era moderna (DIONÍSIO, 2005), (ZACCHI, 2016); o gênero textual tira cômica (RAMOS, 2017); concepção de leitura adotada (SOLÉ, 1998); a compreensão (MARCUSCHI, 2008); ideia de inferência (KOCH, 2008) e entre outras referências. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
THIAGO_DOMINGOS_FREIRE-CadernoPedagogico.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.