Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11254
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreire, Thiago Domingos-
dc.date.accessioned2019-05-29T22:53:32Z-
dc.date.available2019-05-29T22:53:32Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11254-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectEnsino de língua portuguesapor
dc.subjectLeitura (Ensino fundamental)por
dc.subjectCompreensão na leiturapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectTira cômicapor
dc.titleTira cômica: construindo caminhos para a leitura inferencialpt_BR
dc.title.alternativeManual do professor : orientações para a leiturapor
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.description.resumoEste Caderno Pedagógico foi elaborado a partir de um estudo sobre a situação real em sala de aula. Por meio de avaliadores externos e uma avaliação diagnóstica da turma, foi possível identificar e escolher um problema de desempenho recorrente do grupo. Por isso, o foco do trabalho está voltado para implementação de estratégias de leitura que auxiliem no desenvolvimento de habilidades inferenciais, mais especificamente duas (2) habilidades. • Inferir o efeito de sentido da pontuação e da polissemia como recurso para estabelecer humor em tiras (Nível 4); •Inferir sentidos de palavras, [...] de expressões, linguagem verbal e não verbal e de pontuação em tirinhas (Nível 5); Esses objetivos foram retirados da Prova Brasil e aparecem aqui acompanhados de estratégias de leitura (conhecimento das características do gênero textual tira cômica; formulação de hipóteses sobre as tiras e confirmação das informações; Reconhecimento da intertextualidade nas tiras). Optou-se por essa forma por justamente facilitar no cumprimento dos objetivos principais, uma vez que ao inserir o trabalho com as estratégias de leitura, a inferência se torna uma consequência. No entanto para se chegar a essa estruturação e pretensão este CP contou com a presença de fundamentação teórica acerca do ensino dos gêneros textuais nas aulas de português (BRASIL, 1998); a compreensão da unidade básica de ensino: os gêneros textuais (MARCUSCHI, 2002); a multimodalidade na era moderna (DIONÍSIO, 2005), (ZACCHI, 2016); o gênero textual tira cômica (RAMOS, 2017); concepção de leitura adotada (SOLÉ, 1998); a compreensão (MARCUSCHI, 2008); ideia de inferência (KOCH, 2008) e entre outras referências.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THIAGO_DOMINGOS_FREIRE-CadernoPedagogico.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.